Zeeng desenvolve plataforma de inteligência de dados para as áreas de marketing e comunicação

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A Zeeng, startup criada em Porto Alegre, desenvolveu uma plataforma de Big Data Analytics para que os gestores de marketing possam analisar o comportamento da marca e seus concorrentes com base em evidências de dados e, assim, tomarem decisões mais assertivas.

Consolidada em uma só plataforma, a solução desenvolvida pela Zeeng utiliza algoritmos relacionados com inteligência artificial para capturar informações e analisar o comportamento das marcas no ambiente digital em diferentes vertentes: web analytics, monitoramento de notícias e comportamento das marcas em seus canais sociais oficiais. As informações podem ser acessadas em tempo real e são organizadas em dashboards, com interface simples e intuitiva.

Eduardo Prange, CEO da Zeeng, explica que a plataforma é diferente porque não faz simplesmente a captura de dados sobre as marcas. “Os dados são matéria prima para nós tratarmos e transformá-los em informações acionáveis pelos nossos clientes. Nossa solução gera as informações e mostra como está o posicionamento das marca na web, na imprensa e nas redes sociais, permitindo avaliar se os comportamentos nos diferentes canais estão de acordo com as estratégias traçadas pelo marketing, além de poder avaliar o posicionamento dos concorrentes”, comenta.

Com base no canal da marca é possível acompanhar cada ação e entender a movimentação do mercado, avaliar o que gera maior interação com o público como tipo de peça, dia e horário de publicação, comentários, etc. A mineração dos dados mostra evidências do que está funcionando melhor ou não na comunicação da empresa, em tempo real.

Segundo Prange, existe uma grande oportunidade para as empresas usarem a inteligência de dados como um diferencial competitivo no mercado. “Criamos a Zeeng com a ideia de transcender o olhar e desenvolver uma solução completa, para que as tomadas de decisões sejam baseadas em evidências. Através dos indicadores é possível medir impacto de cada ação e agir rapidamente para corrigir a rota e evitar qualquer impacto negativo para a marca, obter dados para gerenciar uma crise e até combater fake news”, explica.

A solução é comercializada na modalidade SaaS (Software como Serviço). O cliente escolhe um dos planos (Standard, Premium ou Enterprise), de acordo com o número de marcas a serem analisadas, e realiza o pagamento mensal.

Atualmente a Zeeng conta com cerca de 30 clientes, que somam mais de 300 usuários e mais de 1600 marcas catalogadas. Até o final do ano a expectativa da empresa é ter 100 clientes e mais de 4 mil marcas cadastradas.

A Zeeng (www.zeeng.com.br) é uma das startups que receberam investimento da Aceleradora WOW, uma das primeiras aceleradoras de startups do Brasil e que conta com o apoio de investidores que proporcionam para as empresas aceleradas um amplo network e experiência em diversos setores da economia.

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