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Youpper faz seu lançamento oficial no mercado com livro, roadshow e estudo inédito

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Empresa de Consumer & Media Insights é especializada na descoberta e análise de práticas ou hábitos comportamentais que podem ser revertidos em práticas de consumo

 

A Youpper Consumer & Media Insights, consultoria transdisciplinar de comunicação que atua desde julho do ano passado em caráter de soft opening, lança oficialmente a sua operação no mercado brasileiro com uma série de novidades. A empresa dá início em maio a um roadshow que vai passar por diversas cidades do País, em que trata o tema de como conectar marcas e pessoas na cartografia das redes. Lança também o livro “Construindo Laços Fortes de Consumo”, que correlaciona as teorias das redes ao marketing digital, discutindo como marcas devem atuar para comunicar-se com seus targets de maneira eficiente, além de apresentar uma pesquisa inédita no Brasil sobre mães e mídias sociais.

Criada por Diego Oliveira, que atuou durante 15 anos na Ipsos, e Marcelo Santos, especialista em semiótica, a Youpper é expert na descoberta e análise de práticas ou hábitos comportamentais que podem ser revertidos em práticas de consumo, melhorando a performance de um produto ou serviço para seus consumidores ou clientes, proporcionando, com isso, um significativo aumento de vendas para as marcas.

A Youpper trabalha em três frentes. Uma delas engloba pesquisa e planejamento como inteligência de mercado, desenhando propostas quantitativas e qualitativas com o desenvolvimento de metodologias proprietárias embasadas em estudos acadêmicos e mercadológicos. Esses estudos proporcionam análises complexas que geram informações estratégicas para planejamentos de marketing e de mídia, com entregas personalizadas. O braço de produção de conteúdo e experiências elabora propostas específicas ou integradas para e-commerce, marketing (para varejo, live ou digital), além de idealizar, produzir e/ou executar eventos. Por fim, também fornece suporte técnico e intelectual para a aceleração de ideias, como a criação de aplicativos, robôs etc.

“Nos meses em que operamos em soft opening, focamos nossas energias em desenvolver metodologias e testar hipóteses. Hoje temos nossa sistemática e ferramentas Youpper para realizar estudos que evidenciem o entendimento do comportamento do consumidor em suas múltiplas ambivalências e trânsitos online e offline, que caracterizam a jornada de consumo contemporânea”, afirma Diego. Nesse período a Youpper entregou estudos ligados ao perfil do consumidor em ambiente digital, estudos envolvendo temas como esportes, mulheres, social TV, vínculo e envolvimento com marcas de mídia, reposicionamento de marcas de veículos do trade, além de trabalhos voltados para a área de e-commerce, envolvendo a presença de influenciadores.

“Nós cuidamos de sua marca junto com nossos clientes, entendendo seus consumidores”, completa Marcelo. Os sócios contam que cada projeto que desenvolvem é único, exclusivo. “Escolhemos atender poucos clientes e realizar as melhores entregas do mercado”, finaliza.

Livro, Roadshow e pesquisa inédita
Com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano, o livro “Construindo Laços Fortes de Consumo”, de autoria de Diego Oliveira, Marcelo Santos e outros profissionais do mercado, correlaciona as teorias das redes ao marketing digital, discutindo como marcas devem atuar para comunicar-se com seus targets de maneira eficiente.
“Há uma explicação sobre a ruptura engendrada pela WEB 2.0, que convoca as marcas a se personificarem e dialogarem com o consumidor em plataformas como Facebook e Twitter, sobretudo após o Facebook instituir o Open Graph, responsável por reindexar a rede a partir dos laços sociais construídos/valorados pela qualidade e quantidade de conexões entre os muitos atores humanos (como consumidores, influenciadores, marcas etc) e algoritmos, assim como ‘internet das coisas’ ”, explica Diego.

A obra conclui que as marcas precisam aprender a construir laços fortes on e offline, e que isso só é alcançado através da assunção de uma postura horizontalizada de contato com o consumidor nas redes, postura atrelada a laços fortes que usualmente são dialógicos, distantes das interações reativas (como curtir algo na rede ou compartilhar um link).

A Youpper desenvolveu pesquisa inédita no mercado brasileiro envolvendo mães e social media, que entre outras conclusões apontou que o universo maternal contemporâneo revela a proporção da influência das mães no nível de produtos consumidos pelas novas gerações, não restringindo em produtos para filhos e do lar. Elas também são forte influenciadoras nos produtos considerados “masculinos”. A pesquisa ainda evidenciou que as mães modernas, além de altamente influentes nos seus núcleos familiares, são igualmente alcançadas por uma nova geração de mães: as mães blogueiras e youtubers. Os resultados completos desse estudo serão apresentados nos próximos dias, inicialmente à equipe do microblog, mas, posteriormente, para todo o mercado brasileiro.

Já o roadshow, dirigido aos profissionais de agências, anunciantes, entidades e veículos de diversos mercados, começará por São Paulo e passará por algumas das principais cidades brasileiras. Nessa jornada, será apresentado um estudo sobre pontos de contato com um debate envolvendo alguns nomes do mercado.

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Ampro divulga estudo sobre os impactos do PERSE

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A Ampro, Associação de Marketing Promocional, publica os resultados da pesquisa que realizou com associados e não-associados sobre os impactos do PERSE, Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, entre os dias de 28/2 a 6/3.

Esta é mais uma das ações, que a associação realizou em prol da manutenção do PERSE e objetiva comprovar, com números, o quanto o benefício ajudou e vem ajudando os setores de entretenimento, eventos, hotelaria e turismo.

Os dados comprovam a importância do benefício fiscal, já que ainda é utilizado por mais de 97% dos respondentes. E, reitera o peso que as restrições advindas da pandemia de COVID-19 tiveram no setor de eventos, já que para mais de 85% dos participantes esse período representou uma redução no volume de infra-estrutura e gastos operacionais, para 58% resultou em redução de faturamento e, para 70% fez com que o número de demissões aumentasse.

Somado a isso, 88% dos respondentes afirmaram que o PERSE foi importante para que seu negócio não fechasse as portas, e para 85% a redução de custo gerada pelo benefício foi muito determinante para a definição de estratégia de seu negócio. Além disso, apenas 20% dos respondentes afirmaram não ter que demitir caso o benefício fiscal fosse revogado, em oposição aos 70% que afirmaram que o término prematuro do programa geraria prejuízos para suas empresas.

“Não é novidade que o setor que agrega empresas de live marketing  tenha sido profundamente impactado pela pandemia, e ainda esteja em processo de recuperação. Era essencial estarmos munidos de dados para evidenciar o impacto gerado no segmento de live marketing, a fim de permitir que o mercado compreendesse plenamente as consequências da ausência do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE)”, afirma Heloísa Santana, Presidente da Ampro.

A entidade ainda realizará, no dia 27 de março, um webinar exclusivo para seus associados, com o objetivo de informar sobre o andamento das negociações em torno do tema do PERSE.

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Sem Parar promove ação com cronômetro ambulante

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2024 mal tinha começado e muita gente já brincava nas redes sociais com as poucas oportunidades de feriados nacionais para dar aquela esticada no descanso. E como esta sexta-feira (29) será o penúltimo feriado nacional prolongado do ano, o Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos, vai colocar um caminhão personalizado com um cronômetro percorrendo as principais ruas e avenidas de São Paulo e Rio de Janeiro para lembrar as pessoas que ainda dá tempo de se programar para curtir uma viagem no feriado.

Com a frase “Não é o último chocolate do pacote, mas é o penúltimo. Nesse feriado, vá sem parar” estampada e um relógio em contagem regressiva para a Páscoa, a ação da marca irá percorrer mais de 300 quilômetros nas duas capitais, passando por pontos como avenidas Paulista e Faria Lima, em São Paulo, e avenidas Vieira Solto e Atlântica, no Rio de Janeiro.

Complementando a estratégia com conteúdo gerado por usuários (UGC), a ação também irá presentear com vouchers de R$ 30 clientes que registrarem o caminhão, em foto ou vídeo, e postarem em suas redes sociais marcando o perfil do Sem Parar no Instagram (@sempararoficial).

“Feriado prolongado lembra viagem e viagem é um tema muito proprietário da marca Sem Parar, já que a gente ajuda as pessoas a curtirem a vida sem se preocupar com as filas. Fazia todo o sentido entrar nessa trend das redes que faz piada com os poucos feriados do ano e ajudar na contagem regressiva de quem já está ansioso para o recesso de Páscoa”, explica Catharina Donato, gerente de marketing do Sem Parar. “Nossa intenção com essa estratégia foi conectar mobilidade e viagem de forma descontraída, em um cenário que extrapola o digital e propõe uma interação mais ativa entre os clientes e o Sem Parar”, completa.

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