XYZ Live e Subprefeitura da Zona Sul do Rio de Janeiro entregam legado na Lagoa Rodrigo de Freitas

Avatar

Reforma do núcleo Lagoa Rodrigo de Freitas da Colônia de Pescadores Z13 foi entregue como contrapartida da instalação temporária do Ipanema View Studios, que abrigará no Arpoador, estúdios de emissoras suíça e austríaca durante os Jogos 2016

O núcleo Lagoa Rodrigo de Freitas da Colônia de Pescadores Z13, no Rio de Janeiro, passou por uma ampla reforma que foi finalizada com uma festa de reinauguração do espaço dia 29 de junho, e uma missa em homenagem a São Pedro, padroeiro da Colônia. A ação é uma contrapartida da instalação do projeto Ipanema View Studios, idealizado pela XYZ Live, em parceria com a empresa austríaca Hochsitz, que abrigará no Arpoador durante os Jogos 2016 os estúdios das emissoras SRG SSR, maior TV e rádio da Suíça, e da ORF, principal TV da ustria. A festa de reinauguração da colônia de pescadores foi oferecida pela Subprefeitura da zona Sul do Rio de Janeiro e pela própria Colônia.
Fundada em 1923, a Colônia de Pescadores Z13 reúne mais de mil profissionais de pesca da Urca até o Pontal do Recreio, dividida em alguns núcleos. Vítimas da rápida urbanização da cidade, os pescadores do local estiveram muitas vezes sob risco de remoção. Porém com muita resiliência, eles conseguiram se manter por lá e garantir a pesca na lagoa, mesmo em condições precárias. Na década de 1990, foi iniciado um movimento para garantir o lugar dos pescadores e o direito de pescar no lago. Atualmente a colônia faz parte do projeto de urbanização do lagoa.
Além da reforma completa dos ranchos e instalação de piers flutuantes supervisionada pela Subprefeitura, a CEDAE proporcionou a conexão de água e esgoto da Colônia à rede pública.
“Vivemos uma rápida transformação urbana e cultural, por isso é importante reconhecer essa comunidade e proteger este patrimônio do Rio de Janeiro. Estamos muito felizes em poder ter feito parte desse projeto viabilizado pela Empresa Olímpica Municipal e a Prefeitura do Rio em parceria com as emissoras estrangeiras”, comenta Alexandre Magalhães, diretor de Novos Negócios da XYZ Live.
In the news
Carregar Mais