Universo Live
Webedia e Rock in Rio unem forças e lançam Reverb, uma plataforma de conteúdo que inspira as pessoas a partir da música
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Portal entra no ar no segundo semestre deste ano e trará universo da música como fonte de inspiração para o público e para o mercado
O Rock in Rio, maior festival de música e entretenimento do mundo, e a Webedia, multinacional de mídia digital (que controla, entre outros, os verticais Hypeness, Purebreak, AdoroCinema, TudoGostoso, Purepeople e IGN), se unem para lançar o Reverb, primeira plataforma focada em conteúdo inspiracional a partir da música. O portal faz uma “dobradinha” entre a força de mercado mundial do Rock in Rio (que somente em 2017, alcançou 143 milhões de pessoas em conversas espontâneas nas redes sociais, além de impactar via streaming 1 bilhão de pessoas em todo o mundo durante suas edições do Brasil) e a expertise em produção e gestão de conteúdos online da Webedia, que oferece conteúdos sempre com um propósito, e desta vez será a música. No ano passado, 7,4 bilhões de pessoas acessaram seus portais, em um total de 30 bilhões de pageviews.
O nome vem do verbo reverberar, que além do sentido de repercutir (o som), também pode significar irradiar – casando perfeitamente com o propósito da iniciativa de levar boas ideias e conteúdos cada vez mais longe. Para tanto, a meta é que o Reverb se torne referência em termos de produção e curadoria de conteúdo inspiracional utilizando a música como alicerce. “Seremos uma fonte de conteúdo confiável. Inspirados pela música, iremos contar histórias de pessoas que acreditam em seus sonhos buscando conteúdos inspiradores, criativos e inovadores que reverberem sempre de forma positiva na vida das pessoas, explica Rafael Rosa, quem vai liderar esse novo empreendimento que terá seu início incubado na Webedia.
Um time editorial com especialistas no universo da música e entretenimento dará o direcionamento do conteúdo do Reverb sob a orientação de Rafael Rosa (co-criador do site Hypeness, que passou a integrar o grupo francês em 2017, e diretor geral do Reverb). Ainda sob a responsabilidade da Webedia está a gestão comercial do produto. O Rock in Rio, junto a sua equipe liderada por Paula Martini, head de conteúdo estratégico do festival, terá uma forte participação na pulverização e distribuição do conteúdo pelas diversas plataformas do evento. Também fica com a organização do festival a facilitação do acesso aos artistas. Aproveitando o volume de marcas com as quais o Rock in Rio conversa tanto no Brasil quanto no mundo, seu board auxiliará ainda a impulsionar a comercialização junto aos clientes do próprio evento, que já soma 18 edições realizadas — entre Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos.
O projeto conta ainda com a parceria da Artplan, agência do Rock in Rio, que acompanhará o trabalho e atuará no alinhamento estratégico dos conteúdos Reverb com as redes do festival. “A presença da Artplan, junto ao Rock in Rio e Webedia, está diretamente ligada ao nosso posicionamento de HUB – de coordenar todas as disciplinas que sejam necessárias para a entrega completa da comunicação do cliente, em qualquer ponto de contato necessário”, ressalta Rodolfo Medina, presidente da agência.
A Webedia já vinha estudando o lançamento de um produto com foco na música, completando assim seu portfólio. “Faltava algo para dar aos projetos um potencial tão grande quanto os dos nossos outros verticais. Tínhamos conhecimento de que o Rock in Rio estudava há algum tempo a produção de projeto ambicioso de conteúdo digital. Juntamos os ingredientes e estamos trazendo para o mercado a plataforma que estava faltando neste segmento. A força da marca Rock in Rio junto ao público e aos anunciantes completa de maneira perfeita nossa expertise em conteúdo digital”, conta Cyrille Reboul, CEO da Webedia Brasil.
“O Reverb é uma plataforma independente de conteúdo. A parceria com o Rock in Rio é focada nos valores sobre a música e entretenimento que a marca traz graças aos seus mais de 30 anos de história e uma atuação que teve início no Brasil e hoje está espalhada pelo mundo. A ideia é que o projeto seja o mais plural possível, sem barreiras ou limitações. Onde a música estiver, o Reverb vai estar”, resume Luis Justo, CEO do Rock in Rio.
Haverá também cobertura de eventos e outras ações, sempre buscando traduzir aquela experiência de acordo com os pilares do projeto. O portal contará ainda com um canal especial de co-criação de conteúdos produzidos e divulgados nos sites Hypeness e Purebreak, redirecionando a audiência para o Reverb. Além de ser referência em termos de qualidade de conteúdo sobre o tema, a plataforma também pretende se tornar a principal opção para marcas que queiram se comunicar de maneira nativa, usando a força das histórias geradas pela música.
Reverb e seu modelo de negócios
O Reverb começa com conteúdo 100% aberto, como nos outros verticais da Webedia. A meta é alcançar entre 15 e 20 milhões de brasileiros por mês (somando todas as plataformas nas quais o conteúdo estará presente) já no primeiro ano.
O projeto foi pensado com um modelo original de franquias de conteúdo, que serão oferecidas para patrocínio de médio e longo prazo, antes do lançamento, a anunciantes estratégicos. Outras empresas terão a oportunidade de trabalhar projetos mais pontuais, no formato de campanhas. Além dos formatos de patrocínio já existentes, será possível criar canais e conteúdos exclusivos de acordo com a campanha do cliente ou da agência.
Conteúdo multiplataforma – O projeto Reverb nasce multiplataforma. Além do site, estará presente de maneira nativa em todas as redes sociais, com conteúdos exclusivos para cada plataforma. Baseado em curadoria e produção de conteúdo original, contará inicialmente com cinco editorias:
· Inspiração: histórias incríveis relacionadas à música visando levar mais inspiração para a vida do público em geral;
· Criatividade: música é arte, e dentro da arte não falta criatividade;
· Tecnologia: um olhar sobre o que está disponível hoje e a evolução da música a partir das novidades tecnológicas;
· Entretenimento: Trará a música em sua forma mais leve e divertida;
· Especiais: conteúdos originais, publicados de forma seriada, em diversas plataformas[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Universo Live
AMPRO apresenta nova diretoria para o biênio 2024/2025
AMPRO, Associação de Marketing Promocional, anuncia sua nova diretoria nacional para o biênio 2024/2025. Pelos próximos dois anos estarão à frente da associação: Heloísa Santana, como presidente executiva; ao lado de Alexa Carvalho, vice-presidente regional; Felipe Malta, vice-presidente nacional; Ricardo Beato, vice-presidente administrativo, financeiro e jurídico e Celio Ashcar Jr., que permanece como presidente do Conselho Deliberativo.
Heloísa Santana afirmou que a escolha dos nomes para esse ano foi estratégica. “Pensamos em criar um grupo que se complementasse em conhecimentos, por isso, os novos representantes vêm de áreas distintas”, disse ela.
Certificada com o selo Women on Board, que tem por objetivo reconhecer, valorizar e promover ambientes corporativos em que as mulheres fazem parte do conselho de administração, a AMPRO reforça seu posicionamento de representatividade e inclusão, com destaque às mulheres em posições de liderança. Atualmente, a estrutura organizacional da AMPRO – Conselho, Diretoria Nacional, Diretoria Setorial e Colaboradores, o quadro é composto 52% por mulheres e 48% por homens. Salientando que a diversidade é um ativo estratégico e fundamental para as empresas que desejam assumir um papel de liderança em eficiência, criatividade e práticas em ESG.
Já para Celio Ashcar Jr., presidente do Conselho Deliberativo da AMPRO, a gestão continuará trabalhando pela união do mercado. “A nova gestão continuará sendo protagonista da construção de um mercado mais justo e sustentável através do diálogo e principalmente do esforço e união de todos.”
A entidade aproveitou ainda para comunicar mudanças em seus comitês, que agora se tornaram diretorias setoriais, divididos entre frentes de conhecimento e mercadológico; ESG, relações institucionais; relações humanas; marketing de incentivo e trade marketing.
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UBRAFE participa de Audiência Pública sobre impactos da possível revogação do PERSE
Na manhã do último dia 15 de abril, a Câmara Municipal de São Paulo foi palco de uma importante manifestação sobre o futuro do setor na cidade. Sob a presidência do vereador Rodrigo Goulart, a audiência pública da Comissão de Política Urbana ouviu os representantes dos segmentos econômicos que compõem a cadeia do turismo e eventos sobre os impactos da possível revogação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).
O evento contou com a participação da UBRAFE e de especialistas, empresários, representantes do setor e autoridades locais, que demonstraram os impactos da possível revogação do PERSE e solicitaram o apoio da Edilidade para a busca de solução de consenso que garanta a manutenção do programa.
“É difícil para o setor de eventos estarmos aqui, para defender a permanência do Perse. Num país onde até o passado é incerto, precisamos defender dia após dia a permanência de um programa emergencial criado para auxiliar a sobrevivência das empresas pós-pandemia. Porém, temos que enaltecer ao poder legislativo que permanece entendendo o sentido da criação do Perse e nos apoiando em iniciativas, como essa audiência pública realizada na Câmara Municipal de São Paulo, casa das leis do município que sedia grande número de feiras e eventos de negócios. Como diz o vereador Rodrigo Goulart, que presidiu esta audiência, o trabalho continua!”, destaca Paulo Ventura, presidente da UBRAFE.
O PERSE tem desempenhado um papel essencial na manutenção das atividades do setor durante um período desafiador, e ainda determinante para muitos que estão em processo de recuperação. Embora haja vozes em Brasília sugerindo que os setores já se recuperaram, a realidade em São Paulo e em muitas outras partes do país é diferente. Diversos hotéis, restaurantes, empresas e profissionais do ramo ainda estão em processo de reabilitação e dependem do apoio contínuo do programa para se restabelecerem completamente.
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