Vilões da Black Friday são revelados

Avatar

Há menos de três meses da melhor data do comércio eletrônico no Brasil,cinco grandes empresas dão dicas para aproveitar as 24h de vendas.

A Black Friday é esperada com ansiedade tanto por comerciantes como por consumidores, concentrando em apenas 24h mais de 4% do faturamento de todo o ano: cerca de 16 vezes o movimento de um dia comum, segundo Alessandra Giner, CEO do Pagar.me. Para este ano, a projeção é de um crescimento de 15% a 17%, com relação ao ano passado, segundo o Google.

Alessandra Giner, CEO do Pagar.me, aponta que a relevância da Black Friday vem acompanhada de fatores que devem receber o dobro de atenção. “Certamente é um evento que gera números expressivos para todos os envolvidos em e-commerces. Tornou-se a data mais importante do ano e, sendo assim, merece atenção e cuidados nos detalhes para que sejam feitas boas transações”, comenta.

A campanha criada pelo Pagar.me, com outras quatro empresas parceiras, inclui um hotsite (www.sosblackfriday.com.br) com dicas práticas para comerciantes e um e-Book gratuito. O material reúne também informações completas e dados relevantes para que lojistas brasileiros se preparem e não percam nenhuma venda. Os astros desta publicação são quatro simpáticos monstros, que apesar de muito perigosos podem ser domados: Apagão, Sumiço, Divergente e Confúcia.

Para o Site fora do ar, foi dado o nome de Apagão. Sua descrição aponta o surgimento deste vilão em sites com baixa capacidade de processamento. Com o número de acessos crescendo, eles ficam mais lentos e desprotegidos. Este vilão aproveita a falta de atenção, além de travamentos para se hospedar ali. Depois passa a devorar suas informações até derrubá-los e migrar para outro site desprotegido para sobreviver.

Problema sério para o e-commerce é a Lentidão no checkout. Sumiço é um monstro que foi criado após o desaparecimento de produtos em estoque. Este vilão se alimenta dos itens existentes no carrinho de compras e faz com que a oferta continue no site, mesmo após ter devorado o produto. Ele tem um objetivo: provocar a desistência da compra e espantar clientes!

A divergência de valores cobrados é outro problema comum apontado pelos especialistas. Foi criado um vilão chamado Divergente, que é apresentado como uma incógnita. Não se conhece sua origem, já que a história nunca é contada de forma igual. Divergente engana os clientes com valores diferentes causando muitos problemas, especialmente na Black Friday.

O quarto vilão apontado pelos especialistas se refere à Complexidade na Compra. Este monstro é, na verdade, uma monstrinha: Confúcia. Após surgir de diversos erros de comunicação, ela vem confundindo as pessoas para que as mesmas sintam o que ela sentiu durante toda sua vida. As dificuldades no passo a passo da compra são atribuídas a ela.

O e-Book SOS Black Friday ajuda os comerciantes a identificarem estes vilões e aponta caminhos para que eles sejam combatidos. A publicação ainda inclui números relacionados com a data, projeções de mercado e as reclamações mais frequentes.

A Black Friday será dia 24 de novembro e deve atrair consumidores de todos os tipos de produtos e serviços. O e-Book SOS Black Friday 2017 foi desenvolvido pelo Pagar.me em parceria com a Stone, MundiPagg, Equals e Rock Content.

In the news
Carregar Mais