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VidMob mira evolução da criatividade com novo tipo de dados

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Empresa de tecnologia americana chega ao Brasil com plataforma proprietária de Inteligência Criativa

VidMob, plataforma de tecnologia criativa pioneira que fornece criação de vídeos, análise de dados e otimização criativa de ponta-a-ponta, acaba de lançar suas operações na América Latina, sediadas em São Paulo.

Ao trabalhar com um novo tipo de dados, a empresa tornou-se a primeira no mundo a fazer com que as marcas possam mensurar e otimizar a criatividade.

A notícia é boa para os departamentos de marketing, que vêm lidando com um cenário de compra de espaços publicitários online cada vez mais competitivo. A consultoria eMarketer aponta que 50% dos orçamentos de marketing no mundo já são dedicados ao marketing digital e, em 2023, esse número deve atingir 60%.

Além disso, um estudo da Dynamic Logic identificou que cerca de 70% do sucesso dos anúncios é devido à qualidade criativa das peças, e os 30% restantes se dividem entre o nível de personalização, o tamanho do anúncio e o posicionamento nas páginas.

Isso significa que o design, o texto e outras qualidades sensoriais das peças publicitárias são os grandes responsáveis por capturar a atenção do público e gerar reconhecimento positivo para as marcas. Mas como mensurar a criatividade?

A solução da VidMob

Alex Collmer, o fundador e CEO da VidMob, percebeu o potencial de apoiar a evolução da criatividade baseada em dados e decidiu se debruçar sobre o desafio de forma a entender quais elementos deveriam ser analisados para que os profissionais de marketing entendessem por que alguns anúncios geram cliques, compras ou tráfego, entre outras métricas de desempenho, e outros não.

Com isso, a empresa criou uma plataforma proprietária que entrega levantamentos detalhados da performance de vídeos publicitários digitais, identificando a resposta do público a mais de 30 elementos visuais, textuais e de sentimento a cada frame, por meio do cruzamento com dados de engajamento.

Por ser parceira oficial das principais plataformas sociais e digitais do mercado – dentre elas Facebook, Google, YouTube, Instagram, Snapchat, Twitter, Pinterest e LinkedIn – a VidMob consegue captar dados diretamente na fonte para realizar suas análises.

Assim, a VidMob auxilia marcas a otimizarem suas campanhas para essas plataformas. O trabalho pode ser feito em cima de peças criativas estáticas, como fotos do produto e anúncios para revistas ou sites, ou vídeos mais longos, voltados para a televisão, por exemplo.

A plataforma conecta profissionais criativos, como designers, editores de vídeo e artistas 3D de cerca de 78 países, a marcas que vão desde gigantes como Adidas, Netflix, Audi, Spotify e Amazon até empresas de pequeno porte. Ambas as partes têm acesso ao estudo realizado pela VidMob e se baseiam nele para apoiar a criação de peças otimizadas.

“Nós queremos impulsionar a evolução da criatividade humana, não limitá-la,” afirma Collmer. “O uso de dados serve para ajudar criadores a entender, em detalhes, a performance de suas criações – não para delimitar de forma autoritária o que pode ou não ser feito”, completa.

Foi assim que a VidMob criou seu primeiro case brasileiro em parceria com a Zx Ventures, unidade global de inovação da AB Inbev. O trabalho envolveu um estudo retroativo de 1 ano da performance daColorado nas redes sociais para embasar o trabalho de awareness realizado para a Brasil com S, linha exclusiva de cervejas artesanais da marca. O resultado foi um aumento de 81% na taxa de cliques e um acréscimo de 69% na taxa de visualização da campanha.

Miguel Caeiro, head das operações latino-americanas da VidMob, vê a entrada da empresa na região com entusiasmo: “A resposta do mercado tem sido excelente. Os departamentos de marketing percebem o enorme potencial dessa nova fonte de dados, que resolve uma questão sempre presente no setor – a capacidade de entender exatamente por que certas campanhas vão bem e outras nem tanto”.

“Já chegamos ao Brasil com um case junto a uma das maiores empresas do país, assim como já estamos integrados localmente com todas as plataformas sociais. Essas parcerias são essenciais para o avanço do propósito da VidMob – que é desenvolver a criatividade ao redor do mundo educando o mercado a respeito das melhores práticas do ambiente digital mobile, com base em dados poderosos, na busca de melhor desempenho para as marcas”, complementa Camilo Barros, head de parcerias da startup.

Além de apostar na geração de emprego ao democratizar oportunidades em um mercado em constante expansão e priorizar a equidade em sua plataforma, que já conta com 53% de profissionais criativas do gênero feminino, a empresa criou o projeto VidMob Gives. Por meio dele, a startup aloca uma parte de cada dólar que recebe para custear a mesma otimização de anúncios que entrega para empresas privadas para organizações sem fins lucrativos, de forma a ampliar o alcance de suas mensagens.

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NBA House 2024 entra para o calendário de eventos estratégicos de São Paulo

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A NBA House 2024, experiência imersiva de basquete da NBA, foi incluída no calendário de eventos estratégicos da cidade de São Paulo.

“A inclusão do evento no calendário é um reconhecimento da importância do esporte para a cidade. Queremos gerar cada vez mais um legado positivo para São Paulo com atrações diversificadas e reconhecidas internacionalmente como a NBA House”, afirmou Gustavo Pires, presidente da SPTuris e coordenador da Comissão Intersecretarial do Calendário de Eventos Estratégicos da cidade.

“Retornar a São Paulo com nossa maior NBA House até agora em junho mostra o quanto a cidade abraça o basquete, a cultura e os eventos de entretenimento. Estamos entusiasmados com o fato de a NBA House ser reconhecida pela cidade como um evento oficial e mal podemos esperar para dar as boas-vindas aos fãs e às famílias nessa experiência imersiva de basquete, onde eles poderão celebrar seu amor pelo jogo”,  disse o head da NBA Brasil, Rodrigo Vicentini.

A National Basketball Association (NBA) realizará sua maior NBA House no Brasil no Parque Estadual Villa-Lobos, em São Paulo, de quinta-feira, 6 de junho a domingo, 23 de junho, em conjunto com as Finais da NBA de 2024. A atração contará com diversas atividades onde fãs de todas as idades poderão se reunir para comemorar as finais, incluindo festas de exibição em todas as noites de jogos das finais, apresentações ao vivo, competições de basquete e jogos com a chance de ganhar prêmios oficiais da NBA, encontros com celebridades e convidados especiais e uma nova área ao ar livre com meia quadra, praça de alimentação e telas de LED exibindo os jogos das finais dos EUA.

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Consultoria de inovação 16 01 adquire participação na D20 Culture, marcando expansão estratégica

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A consultoria de inovação Hub 16 01, fundada pelos publicitários Eduardo Paraske e Leonardo Brazão, está em processo de expansão e acaba de anunciar o investimento em participação na D20 Culture, uma produtora e desenvolvedora de propriedades intelectuais centradas na cultura geek, especialmente RPG (Role Playing Games) e jogos de tabuleiro. O objetivo é criar projetos inovadores que se integrem organicamente à cultura pop e ao entretenimento, para ampliar as fronteiras desse universo e trazer novas experiências e narrativas.

Além disso, a parceria promete explorar maneiras diferentes de engajamento com o público, aproveitando as tendências emergentes no mundo geek e na cultura pop, combinando o conhecimento especializado em inovação e criatividades da 16 01 com a referência e paixão da D20 Culture pela cultura nerd. O movimento também abre novas oportunidades para a expansão dos negócios do Hub 16 01 no campo do RPG, que já é trabalhado atualmente em projetos como o “O Portal”, o primeiro reality show RPG do Brasil.

Este formato inovador de reality show reúne um elenco diversificado, que inclui artistas, atletas, cantores e humoristas, todos eles mergulhando pela primeira vez no universo do RPG de mesa. A primeira temporada encontra-se atualmente em fase de produção. E a afinidade pela prática do Role-Playing Game (RPG) foi o elo que uniu a consultoria de inovação Hub 1601 à D20 Culture. ‘’Ao unirmos nossas forças, não apenas expandimos nossa capacidade de atuação neste universo, mas também redefinimos os limites do que é possível neste ramo ao oferecer nosso know-how em inovação. É o encontro de duas forças criativas, nós como negócios e inovação e a D20 como criadora de conteúdo’’ explica Edu Paraske, sócio da consultoria de inovação Hub 16 01.

Para Léo Brazão, a vertical é extraordinariamente poderosa e está experimentando um crescimento significativo no país. Os jogos de mesa e RPG estão ganhando destaque, especialmente com a chegada de novas franquias ao Brasil, como o RPG da Avatar. “Trata-se de uma febre em ascensão, com uma comunidade altamente engajada. Nossa parceria tem a intenção de não só possibilitar a democratização do mundo geek, mas também trazer consigo conteúdo e diversão de extrema relevância”, explica.

Fundada por Peterson Rodrigues, a D20 Culture surgiu com a missão de não apenas criar conteúdos de qualidade, mas também de inovar e explorar novas formas de entretenimento. Com Ricardo Wendel como sócio, a empresa reúne uma equipe diversificada, capaz de explorar os desafios e oportunidades do mercado. “A entrada recente de Fábio Porchat como sócio representou um marco importante em nossa caminhada, ao trazer consigo sua expertise no mundo do entretenimento. Agora é a vez de Léo Brazão e Edu Paraske se juntarem a nós com o repertório de marcas, criatividade e inovação”, diz o cofundador e CEO da D20 Culture, Peterson Rodrigues.

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