VICE Brasil apresenta vídeos 360º na conferência internacional Besides the Screen

Avatar

Evento realizado por pesquisadores com o intuito de discutir e investigar diversas formas de cinema, arte e tecnologia conta com palestras internacionais inéditas, performances, projeções e mostra de vídeos; VICE colabora com vídeos 360º de conteúdos sócio-políticos

 

A VICE Brasil, que integra o grupo mundial de mídia no mercado brasileiro há oito anos, marcou participação na conferência internacional Besides the Screen, evento realizado por uma rede mundial de pesquisadores interessados na investigação experimental e transdisciplinar de diversas formas de cinema, arte e tecnologia. A conferência ocorreu nas cidades de São Paulo e Vitória. A programação conta com uma mostra de vídeos 360º, dos quais cinco, de conteúdo sócio-político, foram produzidos pela VICE.

A VICE apresenta em São Paulo, no SESC Belenzinho e em Vitória, na Universidade Federal do Espírito Santo os vídeos “Por Dentro da Torcida do Palmeiras”, que acompanha a torcida de time de futebol dentro e fora estádio; “Por Dentro da Vila Mimosa”, que mostra o bairro carioca reconhecido como uma das mais famosas áreas de prostituição do país; “Por Dentro do Ato Fora Temer”, com um dos atos “Fora Temer”, ocorrido em São Paulo em 2016; “Por Dentro da Festa de Santa Bárbara”, com um dos movimentos culturais mais fortes da Bahia; e “Por Dentro da Batalha de Santa Cruz”, que mostra uma das batalhas de rima mais importantes do hip hop paulista.

Outros documentários da mostra são “Rio de Lama” e “Fogo na Floresta”, de Tadeu Jungle; e o norte-americano “Catacombs II”, um trabalho experimental de Claire Hentschker.

Com o tema Desdobrando Imagens: Realidade Virtual, Cinema Volumétrico e Controle de Espaços, a 7ª edição da conferência busca abranger o modo como a realidade virtual renova o meio cinematográfico e cria novas formas de controle territorial e cognitivo.

A programação conta ainda com apresentações de pesquisadores dos Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Eslovênia, Nova Zelândia e de vários estados do Brasil. Um dos palestrantes em destaque é Michael Naimark, artista que vem pela primeira vez ao país falar sobre seu trabalho e sobre o estado da arte da realidade virtual; e Joanna Zylinska, professora titular de Goldsmiths, Universidade de Londres, que trará ao evento contribuições sobre as formas de fotografia não-humana utilizadas para a construção de espaços cotidianos, do Google Earth aos sistemas de reconhecimento facial empregados nas redes sociais.

Performances, projeções e trabalhos de arte também serão apresentados durante o evento. Entre eles o Zero Days VR (Scatter, 2017), documentário em realidade virtual sobre o ciberataque perpetrado contra as usinas nucleares iranianas.

In the news
Carregar Mais