Stenio Souza – Dia do cliente: dicas de ações eficientes para turbinar os resultados de vendas

Avatar

*por Stenio Souza

No dia 15 de setembro, por mais que a maioria dos consumidores não tenha conhecimento, é comemorado o dia do cliente. Estrategicamente colocada entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças, a data foi criada com a intenção de movimentar o comércio e o varejo a fim de aquecer as vendas antes de uma data sazonal importante. 

Neste ano, diferente dos anteriores, o evento ganhou o apoio do governo, que convocou o mercado a estender as ofertas entre os dias 6 e 15 de setembro. O objetivo da chamada de Semana do Brasil é movimentar a economia com a expectativa de transformá-la em algo como a “Black Friday da Independência” — em homenagem ao feriado do dia 7.

Confira dicas de ações podem ser eficientes para atrair os consumidores e ajudar a turbinar os resultados de vendas não apenas durante esse período, mas também em todas as outras sazonalidades:

  1. Ações promocionais

Promoção é algo que faz brilhar os olhos de qualquer consumidor e no Dia do Cliente é uma ótima forma de atrair a atenção do público. Oferecer desconto em um determinado produto ou agregar a venda de um determinado item a outro complementar, como, por exemplo, “ganhe um infusor de chá na compra de uma caneca”, são ótimos exemplos de ações eficientes que incrementam o valor da compra e podem deixar os consumidores contentes.

  1. Degustação

Oferecer degustação de um produto é também uma ótima opção para atrair os clientes. Porém, há de se tomar alguns cuidados para que você não se torne apenas mais uma degustação no meio de tantas disponíveis. É importantíssimo treinar sua equipe para que eles acolham o shopper e entendam suas necessidades, possibilitando que realmente vivenciem a experiência de degustar seu produto, impactando positivamente a percepção que eles possuem da marca e despertando o desejo de ter aquele determinado produto para si.

  1. Proporcionar experiência 

Por último vem a chave para o sucesso das ações oferecidas nos pontos de venda. Hoje em dia, mais do que apenas comprar, o consumidor procura cada vez mais viver uma experiência de compra onde ele se identifique com a marca e se sinta especial. Com isso, é importante que as ações que forem planejadas para a data estejam extremamente alinhadas com a mensagem que a empresa quer passar para o consumidor final. Oferecer benefícios de compra ou momentos, por exemplo, de uma maneira em que o promotor tenha uma abordagem diferente com cada pessoa, tornando aquele momento especial e diferente dos demais que ele já viveu, é a melhor maneira de trazer o indivíduo para mais perto da marca, fazendo com que ele se identifique e almeje esse produto ou serviço em específico, ao invés do concorrente.

*Stenio Souza é CEO da iTrade Smollan, empresa internacional de soluções para o varejo que combina soluções de vendas e execução, ativação, informação e tecnologia e treinamento e desenvolvimento para gerar mais valor e inteligência para as marcas no ponto de venda com o objetivo de elevar os resultados e criar conexões e experiências mais enriquecedoras para os consumidores.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

In the news
Carregar Mais