Shopping Center Norte incentiva doação de leite materno em iniciativa inédita no País

Avatar

Em parceria com a Fadas do Leite, projeto pioneiro em shoppings brasileiros tem como objetivo beneficiar os recém-nascidos prematuros e estimular a amamentação prolongada

A partir deste mês de maio o Center Norte terá um espaço adaptado para a coleta de leite materno. Em parceria com o Fadas do Leite, idealizadora do projeto, o empreendimento visa incentivar a doação e a reflexão sobre a importância do leite materno, que traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento dos bebês, em especial aos recém-nascidos prematuros que se encontram em UTIs neonatais. O Center Norte é o primeiro shopping a aderir ao projeto Fadas do Leite no Brasil e a expectativa da organização é aumentar em 30% o número de doadoras, uma vez que temos cerca de 2 mil partos por mês na região da Zona Norte, segundo dados da Prefeitura.

Para receber as mães, a Sala de Amamentação, localizada no fraldário do centro de compras, contará com poltronas confortáveis, ponto de água para a higienização das mãos, freezer com termômetro para o armazenamento do leite e um micro-ondas para esterilizar as bombas de leite, além, claro, de uma equipe devidamente treinada para orientar as doadoras desde o momento da retirada do leite até a forma correta de armazenamento nos potes.

“Estamos muito contentes em receber o projeto Fadas do Leite em nosso empreendimento. Acreditamos que ações como essa fortalecem o nosso compromisso em contribuir com um Brasil mais humano, além de incentivar a doação de leite materno, tão importante para o desenvolvimento saudável dos bebês”, diz Carla Sabato, gerente do Shopping Center Norte.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil consegue suprir apenas 60% da demanda de leite materno para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados nas UTIs neonatais, apesar de ser líder mundial em número de Bancos de Leite Humano. A razão é que há uma escassez de doadoras. “Isso acontece porque a mãe que amamenta não sabe que caminhos percorrer para doar. Eu mesma tive muito leite, quis doar, mas me perdi no processo”, afirma Taís Viana, uma das fundadoras do projeto Fadas do Leite.

O Fadas do Leite busca aproximar as mães dos principais bancos de leite, por meio dos shopping centers. A ideia é facilitar e promover a doação de leite materno, reduzindo as taxas de mortalidade, e defender a continuidade do aleitamento materno prolongado, que é fundamental para o bom desenvolvimento dos bebês.

In the news
Carregar Mais