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Setor gráfico se reinventa com o digital e indústria 4.0

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Empresas que atuam no segmento investem cada vez mais em novas tecnologias, equipamentos e materiais

O mercado gráfico vem sofrendo diversas transformações nos últimos anos e não é só pela questão financeira, mas também pela forma com que o público vem consumindo determinados conteúdos. Como consequência novas oportunidades e desafios estão surgindo.

A estimativa é de que o mercado gráfico movimente por ano algo em torno de R$45 bilhões, sendo formado, em sua maioria, por pequenas e microempresas que, mesmo atravessando a crise financeira dos últimos anos, conseguiram manter a lucratividade.

E para que essas empresas possam crescer nos próximos anos são necessárias algumas mudanças para se adaptarem a essa nova realidade. Os principais fatores estão ligados a inovação, tecnologias e equipamentos para impressão em grandes formatos voltados para comunicação visual.

A 28ª edição da Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, que será realizada entre os dias 25 e 28 de julho, reúne as principais novidades e inovações para o empresário gráfico não só se atualizar, mas também conhecer outros segmentos e possibilidades para diversificar e expandir seu negócio. Marcas como Roland, HP, Canon, Epson, InfoParaná, Global Química & Moda, entre outras, estarão presentes no evento.

“Temos que nos adaptar ao mercado que está em constante transformação. Cada vez mais as gráficas estão oferecendo outros serviços, diversificando, buscando alternativas de impressão e diferentes materiais. Por isso estamos buscando cada vez mais levar aos nossos associados cursos de formação e profissionalização para que eles possam acompanhar essa transformação”, declara Eduardo Franco, Diretor do Grupo Empresarial de Comunicação Visual da Abigraf (Associação Brasileira da Industria Gráfica).

Outro fator que reflete na mudança desse segmento é a chegada da Industria 4.0 onde as máquinas estão cada vez mais informatizadas e com maior capacidade de velocidade e personalização. “Nos últimos oito anos nosso segmento vem mudando de forma bastante acelerada. O digital vem tomando conta do convencional e esse é um caminho sem volta por isso é muito importante a participação em feiras do segmento para ter acesso as novidades do mercado”, afirma Roberto Moreira, presidente da Andigraf (Associação Nacional das Industrias Gráficas e da Comunicação).

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Ação de Kibon na orla do Rio tem Preta Gil de surpresa

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No fim da tarde de domingo (8), a cantora Preta Gil surpreendeu o público e se juntou à galera no calçadão da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, para participar de uma ativação de Kibon, que visava celebrar o amor dos consumidores pela marca em uma experiência para lá de especial, com arte, música e muito sorvete.

Simpática, Preta chegou ao local animada e logo entrou no clima de descontração com o público presente que pediu e fez com que ela acabasse aceitando realizar uma rápida apresentação musical com a banda do Alalaô Kiosk.

“Viver essa experiência com as pessoas aqui na orla do Rio, com gosto de sorvete e vista pro mar, traz uma energia inspiradora e que refresca a alma. O Rio de Janeiro é minha cidade, meu templo, e estou muito feliz em participar desse momento com Kibon, que faz parte da minha história e de todos os brasileiros”, destaca Preta Gil.

Com o fundo do pôr do sol mais famoso do Rio, na Pedra do Arpoador, a presença de Preta deu o toque final à ativação de Kibon, que tinha como foco trazer um momento especial de lazer ao público e para unir os apaixonados pelos sorvetes da marca com desejo de registrar esse amor na pele. A experiência tem o objetivo de fortalecer o vínculo da marca com os consumidores, levando sua essência onde eles já estão, em um ambiente propício para saborear Kibon: cenário paradisíaco, em um fim de semana e com acesso gratuito a todos.

Com pontos de ação e entretenimento nos quiosques Alalaô e Ginga nas orlas de Ipanema e Leme, respectivamente, foram feitas tatuagens temporárias de duração entre um e três dias, com desenhos criados pelas artistas Ziza e Talita Persi e, em troca, o público ganhava produtos clássicos do portfólio de Kibon.

“Todo mundo tem uma lembrança deliciosa saboreando um sorvete Kibon, tanto que foi comprovado que o sorvete está associado à felicidade. São momentos refrescantes e inesquecíveis e que Kibon quer registrar na pele, literalmente. Criamos essa experiência refrescante, em parceria com nossa equipe global e na cidade onde Kibon nasceu, para registrar na pele o quanto nossa marca faz parte desses momentos deliciosos”, explica Camila Conti, head de marketing de sorvetes na Unilever.

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Holding Clube reforça parceria com Colcci e assina eventos exclusivos com Gisele Bündchen no Brasil

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A Holding Clube, grupo de empresas especializadas em marketing de experiências, é a responsável pela produção e execução dos eventos promovidos pela Colcci no Rio de Janeiro e que recebem a übermodel Gisele Bündchen. A modelo, que desembarcou no Brasil apenas para essa agenda de compromissos, será a atração principal da convenção que apresenta as novidades da Colcci no mercado, e também aproveita a passagem pela cidade maravilhosa para lançar com exclusividade e também a convite da marca, seu livro de receitas, o Nutrir.

A programação no Rio terá início com a convenção da Colcci, que acontece no Copacabana Palace. A marca de moda brasileira preparou uma programação completa para apresentar suas grandes novidades e apostas para a Primavera de 2025. Após a apresentação da nova etiqueta da marca, a Colcci Jeans, os convidados curtiram um DJ set inspirado nas maiores discotecas do mundo, comandado exclusivamente por DJ Zé Pedro e pela übermodel, que também é a estrela da campanha de Primavera Verão 2025 da marca.

A Holding Clube, por meio da expertise da Banco_, foi a responsável por toda a produção e execução da convenção inédita, fortalecendo sua parceria com a marca. E além do olhar criativo para desenvolver uma experiência que celebrasse a moda nacional em grande estilo, a agência também conectou o evento a grandes marcas do mercado. Entre os parceiros estão a Freixenet, líder mundial na produção de espumantes importados que promoveu brindes especiais entre os convidados, e a TRESemmé, que potencializou a beleza do desfile com a linha Brilho Lamelar, proporcionando um efeito glossy hair aos fios.

“Desde 2020, a relação entre as empresas vem se fortalecendo, e a execução desse projeto é reflexo de uma parceria duradoura que teve início durante o Carnaval, com o Camarote Nº1, e se estende ao longo do ano”, conta Ju Ferraz, sócia, diretora de negócios e RP da Holding Clube. “É uma alegria estar a frente desse preview, que acontece em um dos locais mais icônicos do Rio, o Copacabana Palace, e recebe ainda a maior modelo do mundo”, completa a executiva.

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