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SAP Brasil e Amazon Web Services se juntam à agência Africa para aperfeiçoar o “Algoritmo da Vida”

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Ferramenta criada pela agência é capaz de identificar perfis de pessoas com problemas emocionais a partir dos textos produzidos, cuja linguagem sinaliza existência de um quadro de depressão
Participação da SAP Brasil e Amazon Web Services irá contribuir para desenvolver ainda mais o algoritmo e permitir que o projeto ganhe escala

Foi anunciada durante o evento SAP NOW, uma nova parceria entre a Africa, SAP Brasil e Amazon Web Services (AWS). Visando aprimorar e ampliar a escala do “Algoritmo da Vida”, projeto criado pela agência para prevenir suicídio por meio de análises de postagens públicas no Twitter, as empresas líderes no setor de tecnologia se unem ao projeto para aprimorar a ferramenta, aumentar a sua eficácia e potencializar seu alcance.

A parceria com a SAP permitirá que a solução e o banco de dados sejam replicados em um ambiente SAP HANA Cloud para refinamento do algoritmo por especialistas da SAP, como melhorias da base de dados e aplicação de inteligência preditiva (SAP Analytics Cloud), capaz de identificar mudanças de comportamento nos perfis monitorados e sinalizar quando uma ação imediata é necessária. Juntas, a SAP e a AWS disponibilizam um time de analistas de dados e engenheiros de solução que trabalharão na melhoria contínua do “Algoritmo da Vida”.

Luciana Coen, diretora de CSR e Comunicação na SAP Brasil, acredita que iniciativas como essa possuem forte impacto para identificar vulnerabilidades emocionais e ajudar para que as pessoas tenham acesso a serviços de apoio. “A tecnologia tem a capacidade de escalar a solução de problemas, podendo atingir mais pessoas. O Algoritmo da Vida é um projeto que abraçamos e que acreditamos que fará a diferença na vida de muitas pessoas”, diz. 

Toda a plataforma do Algoritmo da Vida rodará no ambiente de nuvem da Amazon Web Services, que também escalará profissionais do seu time de arquitetos de soluções para trabalhar no desenvolvimento da aplicação. A solução original desenvolvida pela Africa e Bizsys passará pela análise do programa Well-Architected, em busca de excelência operacional, segurança, confiabilidade, melhor desempenho e otimização de custos. 

“Somos uma companhia que tem obsessão pelos clientes e colocar toda nossa história de inovação em nuvem a serviço do bem-estar das pessoas, estejam elas onde estiverem, é uma forma de dar um sentido maior ao nosso primeiro princípio de liderança”, comenta Cleber Morais, diretor geral da AWS no Brasil. 

Para a Africa, além do conhecimento técnico disponibilizado pela SAP e AWS, a parceria agrega uma visão analítica, baseada em dados, que vai permitir ter o controle total da ferramenta, bem como um diagnóstico em tempo real do quadro de perfis monitorados e que, inclusive, podem ser disponibilizados para dar suporte às ações que engajem a sociedade em projetos de esclarecimento e combate à depressão, bem como dar subsídios para ações de saúde pública.

“O Algoritmo da Vida nasceu a partir de uma ideia da agência que agora alcança uma nova escala. Esse sempre foi um dos nossos objetivos, desde o início do projeto. Então é gratificante tirar do papel essa nova parceria e ver as áreas de comunicação e tecnologia unindo forças para gerar cada vez mais impacto positivo”, comenta Sergio Gordilho, copresidente e CCO da Africa. 

Como o Algoritmo da Vida funciona?

No mundo, mais de 1 milhão de pessoas tiram a própria vida a cada ano. Ou seja, uma morte a cada 40 segundos. O cenário nacional não é diferente. Todos os dias, 32 brasileiros se suicidam. Em 2018, foram 11 mil vidas. Segundo o Ministério da Saúde, os números também revelam que o suicídio aumentou 20% nos últimos cinco anos entre jovens de 15 a 19 anos. Essa já é a quarta causa mais frequente de morte entre jovens no país. 

Estudos de especialistas em saúde mental* indicam que pessoas com depressão usam recorrentemente um determinado grupo de palavras, como uma espécie de ‘gramática da depressão’ para indicar, mesmo em estágios iniciais, a ocorrência da doença. Naturalmente, esses sinais também se fazem presentes no comportamento nas redes sociais. 

Baseado nesses dados, foi criado o Algoritmo da Vida, um algoritmo capaz de identificar uma enorme variedade de palavras, expressões e frases que podem indicar sintomas de depressão nas postagens públicas dos usuários no Twitter. Após essa primeira fase de identificação da sequência de palavras e expressões, é realizada uma checagem cuidadosa por uma equipe treinada, para considerar contexto, ironias e recorrência de termos e periodicidade. 

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AMPRO apresenta nova diretoria para o biênio 2024/2025

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 AMPRO, Associação de Marketing Promocional, anuncia sua nova diretoria nacional para o biênio 2024/2025. Pelos próximos dois anos estarão à frente da associação: Heloísa Santana, como presidente executiva; ao lado de Alexa Carvalho, vice-presidente regional; Felipe Malta,  vice-presidente nacional;  Ricardo Beato, vice-presidente administrativo, financeiro e jurídico e Celio Ashcar Jr., que permanece como presidente do Conselho Deliberativo.

Heloísa Santana afirmou que a escolha dos nomes para esse ano foi estratégica. “Pensamos em criar um grupo que se complementasse em conhecimentos, por isso, os novos representantes vêm de áreas distintas”, disse ela.

Certificada com o selo Women on Board, que tem por objetivo reconhecer, valorizar e promover ambientes corporativos em que as mulheres fazem parte do conselho de administração, a AMPRO reforça seu posicionamento de representatividade e inclusão, com destaque  às mulheres em posições de liderança. Atualmente, a estrutura organizacional da AMPRO – Conselho, Diretoria Nacional, Diretoria Setorial e Colaboradores, o quadro é composto 52% por mulheres e 48% por homens. Salientando que a diversidade é um ativo estratégico e fundamental para as empresas que desejam assumir um papel de liderança em eficiência, criatividade e práticas em ESG.

Já para Celio Ashcar Jr., presidente do Conselho Deliberativo da AMPRO, a gestão continuará trabalhando pela união do mercado. “A nova gestão continuará sendo protagonista da construção de um mercado mais justo e sustentável através do diálogo e principalmente do esforço e união de todos.”

A entidade aproveitou ainda para comunicar mudanças em seus comitês, que agora se tornaram diretorias setoriais, divididos entre frentes de conhecimento e mercadológico; ESG, relações institucionais; relações humanas; marketing de incentivo e trade marketing.

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UBRAFE participa de Audiência Pública sobre impactos da possível revogação do PERSE

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Na manhã do último dia 15 de abril, a Câmara Municipal de São Paulo foi palco de uma importante manifestação sobre o futuro do setor na cidade. Sob a presidência do vereador Rodrigo Goulart, a audiência pública da Comissão de Política Urbana ouviu os representantes dos segmentos econômicos que compõem a cadeia do turismo e eventos sobre os impactos da possível revogação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

O evento contou com a participação da UBRAFE e de especialistas, empresários, representantes do setor e autoridades locais, que demonstraram os impactos da possível revogação do PERSE e solicitaram o apoio da Edilidade para a busca de solução de consenso que garanta a manutenção do programa.

“É difícil para o setor de eventos estarmos aqui, para defender a permanência do Perse. Num país onde até o passado é incerto, precisamos defender dia após dia a permanência de um programa emergencial criado para auxiliar a sobrevivência das empresas pós-pandemia. Porém, temos que enaltecer ao poder legislativo que permanece entendendo o sentido da criação do Perse e nos apoiando em iniciativas, como essa audiência pública realizada na Câmara Municipal de São Paulo, casa das leis do município que sedia grande número de feiras e eventos de negócios. Como diz o vereador Rodrigo Goulart, que presidiu esta audiência, o trabalho continua!”, destaca Paulo Ventura, presidente da UBRAFE.

O PERSE tem desempenhado um papel essencial na manutenção das atividades do setor durante um período desafiador, e ainda determinante para muitos que estão em processo de recuperação. Embora haja vozes em Brasília sugerindo que os setores já se recuperaram, a realidade em São Paulo e em muitas outras partes do país é diferente. Diversos hotéis, restaurantes, empresas e profissionais do ramo ainda estão em processo de reabilitação e dependem do apoio contínuo do programa para se restabelecerem completamente.

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