Rio de Janeiro recebe o principal evento de Turismo de Negócios do Brasil

Avatar

O ESFE-RJ (Encontro do Setor de Feiras e Eventos Rio de Janeiro) reunirá 90% do PIB da área de feiras e eventos corporativos para discutir os novos rumos do segmento da cidade carioca, após a realização dos jogos Olímpicos. Ao todo serão mais de 500 líderes empresariais

No dia30/08, um dos principais cartões postais do mundo, recebe o ESFE-RJ (Encontro do Setor de Feiras e Eventos Rio de Janeiro) que contará com a participação de 90% do PIB, do setor de feiras e eventos corporativos, para discutir os novos rumos do segmento. Promovido pelo Grupo Radar, em parceria com o Rio Convention & Visitors Bureau, o ESFE-RJ tem como foco reativar a cidade carioca como destino para novos eventos, mostrando que ela esta preparada para receber bem este perfil de público, cada vez mais exigente. O ESFE-RJ será realizado no Hotel Royal Tulip São Conrado.

Pela primeira vez no Rio de Janeiro, o evento contará com a participação de 500 líderes empresariais. No caso, executivos e formadores de opinião que inclui: promotores de feiras, dirigentes de pavilhões de exposições, centros de convenções, companhias aéreas, redes hoteleiras, prestadores de serviços, agências de eventos, marketing e live marketing, hosted buyers, gestores de compras, facilities e de viagens de incentivo, além de autoridades da cidade do Rio de Janeiro.

“Para nós, é um privilégio receber o ESFE que já está estabelecido em São Paulo, com 11 edições na capital paulista. O Rio de Janeiro tem forte vocação para a realização de eventos e está é a nossa estratégia para o futuro da cidade, com o término dos jogos olímpicos. Este é o momento para pensarmos e formularmos na sustentabilidade do nosso mercado”, afirma Michael Nagy, diretor comercial do Rio Convention & Visitors Bureau.

De acordo com Octavio Neto, CEO do Grupo Radar e idealizador do evento, “a vocação turística que a cidade tem é inegável, tornando-a conhecida mundialmente como a Cidade Maravilhosa. Porém, além de ser destino para o turismo de lazer, o Rio de Janeiro também marca presença como polo de eventos e turismo de negócios”. E está é a proposta do ESFE-RJ promover novos projetos e, consequentemente, movimentar o mercado de trabalho. Afinal, trata-se de um segmento promissor e apesar do cenário econômico, o setor tem conseguido gerar uma média de 7,5 milhões postos de trabalho diretos, indiretos e terceirizados, segundo dados do Ministério do Turismo.

 

Mercado aquecido

Ranking internacional

Nos últimos 10 anos o número de eventos internacionais no país cresceu 400%, passando de 62 para 315 por ano. Atualmente, são 54 cidades brasileiras, sendo que há uma década eram apenas 22, ou seja, um aumento de 154%. Com esta expansão o Brasil já é considerado um dos dez maiores organizadores de eventos internacionais do mundo, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA).

Economia aquecida

Com crescimento médio de 14% ao ano, ainda de acordo com Ministério do Turismo, o mercado de eventos movimenta uma média de R$ 209,2 bilhões, ou seja, 4,32% do PIB. E segundo o The Global Business Travel Associaton (GBTA), o Brasil é o oitavo maior mercado de viagens corporativas no mundo, com possibilidades reais de crescimento. Destacando que o turista de M.I.C.E. (sigla em inglês para Encontros, Incentivos, Conferências e Feiras) gasta uma média de US$ 329,39 por dia, quatro vezes mais que o turista de lazer.
Programação: O ESFE-RJ trará dois painéis de debate, em formato de mesa redonda, com foco nos assuntos relacionados aos desafios, tendências e oportunidades do setor.

09h00 às 09h30 – Credenciamento e Welcome Coffee.
09h30 às 11h30 – Painel FEIRAS com debate.
Abdala Jamil Abdala (Francal Feiras)

Armando Arruda Pereira (UBRAFE)

Carlos Adan (Kronberg)

Fatima Facuri (Open Brasil Eventos/ ABEOC-RJ)

Fernando Horta (CC Sulamérica)

Jean-François Quentin (UBM Brazil)

Juan Pablo de Vera (Reed Exhibitions)

Marco Basso (Informa Group)

Milena Palumbo (Gl Events/Riocentro)

Romano Pansera (Promovisão)

Varinia de Moraes Cantaux (Red Star Events Brasil)

Victor Montenegro (IBP/Rio Oil & Gas)

11h30 às 13h00 – Coquetel Network na área de relacionamento.
13h00 às 14h30 – Almoço.
15h00 às 17h00 – Painel M.I.C.E.
Alexandre Sampaio (CNC – FBHA)

André Marini (RioEventos)

Celio Ashcar Jr. (AMPRO/AktuellMix)

Celso Santi (Programasom)

Edmar Bull (ABAV Nacional)

Kito Mansano (Rock Comunicação)

Magda Nassar (Braztoa)

Marco Ferraz (CLIA-ABREMAR)

Michael Nagy (Rio CVB)

Nilo Sergio Felix (Secretaria de Turismo do Estado do RJ)

Toni Sando (UNEDESTINOS)
17h00 às 18h00 – Coquetel de encerramento.

Além dos debates, o ESFE-RJ irá homenagear alguns profissionais e lideranças do setor público e privado do Rio de Janeiro.
Carlos Arthur Nuzman – COB
Eduardo Paes – Prefeitura do Rio de Janeiro
Sintia Gomes – Sheraton Grand Rio Hotel & Resort
Mario Carvalho – TAP
Alexandre Sampaio – CNC/FBHA
Michael Nagy – Rio Convention & Visitors Bureau
Fernando Horta – Centro de Convenções SulAmérica
Washington Barros Jr. – BBC Chartering
Bernardo Medrado – Hill-Rom International
Érica Saião Caputo – BR Distribuidora
Fátima Facuri – OPEN BRASIL Eventos / ABEOC-RJ
Ricardo Amaral – Empresário
Roy Taylor – Mercado & Eventos
Milena Palumbo – Riocentro – Exhibition & Convention Center (GL events)

Serviço:
Encontro do Setor de Feiras e Eventos (ESFE-RJ)
Quando: 30 de agosto 2016
Onde: Royal Tulip São Conrado
Endereço: Av. Aquarela do Brasil, 75 – São Conrado, Rio de Janeiro.

In the news
Carregar Mais