Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Presença digital das empresas afeta lucratividade

Publicado

em

ESPM Media Lab chega a uma metodologia capaz de mostrar a presença digital da empresa frente aos seus concorrentes e ao lucro.

O ESPM Media Lab, em seu núcleo de pesquisa sobre Digital Analytics, coordenado pelo professor Dr. Cláudio Oliveira, lança o ESPMid, que concentra o Índice de Maturidade Digital (IMD) e o Índice de Presença Digital (IPD), com o objetivo de oferecer às empresas e as agências de comunicação, propaganda e marketing uma visão precisa sobre como está a presença digital da marca, frente aos investimentos realizados, sua concorrência e a lucratividade da companhia.

Para demonstrar um caso aplicado a esta metodologia utilizada para medir o IPD, Oliveira realizou um estudo com a indústria bancária. Neste estudo são analisadas sete variáveis, que mostraram aderência ao lucro dos bancos com a matemática do IPD, levando em consideração a correlação das variáveis com o lucro de cada instituição e a performance delas em cada variável. O estudo aponta que o número de curtidas na página de Facebook e a média de acessos à página do site institucional foram os índices com maior correlação entre seu desenvolvimento e o lucro dos bancos analisados. O Itáu aparece em primeiro lugar com 7,04 e, o Bradesco em segundo com 6,45, seguido da Caixa Econômica Federal om 4,89 e do Banco do Brasil com 3,56.

Embora o investimento do Itaú seja menor que o do Bradesco, o banco teve performance melhor nas variáveis curtidas de Facebook e visitas a páginas do site. “Sabemos que é cada vez mais importante aos acionistas entenderem como está a presença digital da empresa, pois este é um indicativo importante de como está a competitividade da marca. Nosso objetivo ao criar estes índices foi de mostrar como eles ajudam os executivos a tomar decisões”, ressalta Oliveira.

Além do IPD, Oliveira desenvolveu um painel de controle que mostra aos executivos, por meio de uma nota de 0 a 10, como está o desempenho, por exemplo, de uma campanha por celular, sua taxa de conversão, o custo por aquisição, dentre outros.

“Sabemos que um dos maiores problemas para os profissionais envolvidos com a área digital é o relacionamento com as outras áreas da empresa envolvidas nas ações, justamente porque não havia indicadores de mensuração que fossem fáceis de serem digeridos por profissionais que não são de tecnologia. Apresentamos estas métricas a profissionais de empresas e de agência e todos afirmaram que o IPD e o IMD ajudarão no diálogo com os clientes e os executivos que precisam decidir sobre os investimentos em ações no digital”, esclarece Oliveira.

 

Diagnóstico       

O ESPM Media Lab lançou na página de Digital Analytics um acesso gratuito para as empresas realizarem um diagnóstico sobre sua presença digital. Elas poderão realizar esta avaliação pela página: http://pesquisasmedialab.espm.br/digital-analytics/ Neste link também estão mais detalhes sobre estas pesquisas que levaram ao desenvolvimentos do IPD e do IMD.

 

Continue lendo

Universo Live

AMPRO comemora momento positivo para o mercado de live marketing

Publicado

em

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (23/04) o Projeto de Lei 1026 de 2024 que reformula os incentivos do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

“A AMPRO sempre esteve e estará atuante com o tema, principalmente desde a publicação da medida provisória 1202/2023, onde o setor foi surpreendido com as mudanças estruturais da lei. Seguimos com esta pauta, que preserva os negócios dos associados, ao lado de demais entidades, fundamentais para a conquista deste resultado”, afirma Heloísa Santana, presidente executiva da entidade.

O texto aprovado, define teto de R$ 15 bilhões para o Perse, de abril de 2024 a dezembro de 2026, reduzindo de 44 para 30 os tipos de serviços beneficiados atualmente (CNAEs). A proposta agora vai ao Senado.

Ao contrário do texto original, o aprovado permite que empresas tributadas pelo lucro real ou pelo lucro arbitrado, possam contar com todos os benefícios do Perse em 2024. Mas, em 2025 e em 2026, eles ficarão restritos à redução de PIS e Cofins.

Acompanhe as iniciativas da AMPRO sobre PERSE: https://ampro.com.br/perse/

Continue lendo

Universo Live

AMPRO apresenta nova diretoria para o biênio 2024/2025

Publicado

em

 AMPRO, Associação de Marketing Promocional, anuncia sua nova diretoria nacional para o biênio 2024/2025. Pelos próximos dois anos estarão à frente da associação: Heloísa Santana, como presidente executiva; ao lado de Alexa Carvalho, vice-presidente regional; Felipe Malta,  vice-presidente nacional;  Ricardo Beato, vice-presidente administrativo, financeiro e jurídico e Celio Ashcar Jr., que permanece como presidente do Conselho Deliberativo.

Heloísa Santana afirmou que a escolha dos nomes para esse ano foi estratégica. “Pensamos em criar um grupo que se complementasse em conhecimentos, por isso, os novos representantes vêm de áreas distintas”, disse ela.

Certificada com o selo Women on Board, que tem por objetivo reconhecer, valorizar e promover ambientes corporativos em que as mulheres fazem parte do conselho de administração, a AMPRO reforça seu posicionamento de representatividade e inclusão, com destaque  às mulheres em posições de liderança. Atualmente, a estrutura organizacional da AMPRO – Conselho, Diretoria Nacional, Diretoria Setorial e Colaboradores, o quadro é composto 52% por mulheres e 48% por homens. Salientando que a diversidade é um ativo estratégico e fundamental para as empresas que desejam assumir um papel de liderança em eficiência, criatividade e práticas em ESG.

Já para Celio Ashcar Jr., presidente do Conselho Deliberativo da AMPRO, a gestão continuará trabalhando pela união do mercado. “A nova gestão continuará sendo protagonista da construção de um mercado mais justo e sustentável através do diálogo e principalmente do esforço e união de todos.”

A entidade aproveitou ainda para comunicar mudanças em seus comitês, que agora se tornaram diretorias setoriais, divididos entre frentes de conhecimento e mercadológico; ESG, relações institucionais; relações humanas; marketing de incentivo e trade marketing.

Continue lendo