Pesquisa revela marcas mais lembradas como as patrocinadoras da Copa do Mundo 2018

Avatar

Pesquisa Hello ouviu mais de 1.400 pessoas a respeito do evento, que vai mobilizar a atenção de pelo menos 9 em cada 10 entrevistados

Coca-Cola é a mais lembrada entre as marcas patrocinadoras da Copa do Mundo 2018

Pelo menos 2/3 dos brasileiros irão assistir aos jogos da seleção na Copa do Mundo. É o que revela a mais nova pesquisa de opinião realizada pela Hello ainda no início do mês de maio, a praticamente um mês do início do evento. Mais de 90% dos entrevistados demonstraram interesse pelo evento, que vai contar com o acompanhamento assíduo de pelo menos 35% do público brasileiro. Entre os homens, chega a 42% aqueles que dizem que acompanharão todos os jogos, enquanto entre as mulheres a proporção chega a 28%.

Marcas patrocinadoras

Por conta da grande audiência em todo o mundo, o evento recebe patrocínios e parceiras importantes de marcas globais como Budweiser, McDonalds, Adidas, Coca-Cola, Hyundai e Visa. No Brasil, outras marcas também investem em patrocínios da seleção, de clubes de futebol, de campeonatos e também de transmissões esportivas, e acabam conseguindo grande destaque na cabeça do consumidor como marcas ligadas ao futebol. Por isso, a pesquisa procurou entender quais marcas o público espontaneamente reconhecia como patrocinadora oficial da Copa.

“A pesquisa deixa claro que o público brasileiro já superou o vexame da última Copa e pretende assistir e apoiar a seleção durante seus jogos. Sobre patrocínio, percebemos os brasileiros reconhecem boa parte dos patrocinadores oficiais, mas ainda existe uma alta parcela que não sabe diferenciar patrocínio do evento ao patrocínio da seleção brasileira e dos próprios jogadores verde-amarelo.” – aponta Davi Bertoncello – CEO da Hello.

Marcas patrocinadoras ou parceiras da seleção brasileira como Vivo, Itaú, Nike e Guaraná Antarctica aparecem bem posicionadas junto a os patrocinadores oficiais da Copa. Outras marcas tiveram de 4% a 1% das menções espontâneas dos entrevistados da pesquisa.

Com 4% apareceram Ambev, Claro e Samsung. Com 3% ficaram a Brahma, Caixa, Heineken, Antarctica, Banco Brasil e Skol. Com 2%, Mastercard, Sony e Gilette. E fechando a lista apareceram Fifa, Petrobras, Tim, Santander, Puma, Emirates, Gol, Sadia, Johnson, Renault, Oi, Rolex, Nissan, Nestlé, Tam e Ford com 1% de menções.

A pesquisa ainda procurou entender quais setores do mercado o público brasileiro entende que representam melhor a Copa do Mundo. As marcas esportivas, os bancos e as companhias aéreas foram os principais destaques.

Comparativo 2014

Em 2014, ano em que o mundial de futebol foi realizado no Brasil, a pesquisa realizada pela Hello junto a cerca de 1000 pessoas em mais de 70 cidades brasileiras e nas cinco regiões do País, a Coca-Cola também liderava no quesito lembrança de marca entre patrocinadores oficiais, com 32% no geral. Entre as dez marcas mais lembradas, apenas três eram realmente parceiras oficiais do evento: Coca-Cola, Itaú e Adidas.

Na segunda posição em lembrança espontânea, um claro exemplo de confusão do consumidor associado ao poder de imagem de marca. A Nike, que sequer figurava entre os patrocinadores oficiais do evento, teve 18% de lembrança total. Em 3º lugar no geral um empate técnico entre 4 dos maiores bancos do país – Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil e Itaú. A curiosidade é que, destes, apenas o último (Itaú) era de fato, patrocinador oficial da Copa no Brasil.

Sobre a Pesquisa:

A Hello entrevistou 1.410 pessoas entre 03 e 08 de maio em sua própria plataforma. Foram ouvidos cidadãos maiores de 16 anos, moradores de capitais, cidades médias e pequenas, de todas as escolaridades e integrantes das classes A, B e C.

A margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

In the news
Carregar Mais