Parcerias entre marcas ajudam a aumentar resultados de empresas

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Especialista da área explica o que é e como usar adequadamente a estratégia de co-branding

Se você tem uma empresa é importante estar atendo às tendências de mercado, em como sua marca está se relacionando com os clientes e quais mensagens você deseja passar. Nesse sentido, você sabe o que é e como usar uma estratégia de co-branding em sua empresa? Segundo Lucas Saad, diretor da consultoria curitibana saad branding+design e especialista da área, co-branding é uma associação entre duas ou mais marcas para promoção de uma ação, produto ou serviço, que ofereça valor agregado ao consumidor.

Essa associação leva a diferenciação das marcas em relação à concorrência, além de conseguir atingir mercados diferentes. “O co-branding pode ser utilizado em situações nas quais empresas encontram-se atuando em um mercado saturado, com as mesmas ofertas pense nas commodities ou no fast-fashion. A união de forças entre marcas complementares cria um diferencial competitivo dentro deste cenário”, explica Saad.

O objetivo desse tipo de estratégia é atingir novos mercados e isso funciona particularmente bem quando se trata de um mercado no qual a marca nunca atuou e não possui nenhum tipo de experiência. Neste caso, a proximidade com uma marca já estabelecida é a melhor solução. “É necessário que haja alinhamento entre os valores, filosofia, visão de negócios e ideologia das marcas envolvidas para que não haja choque de culturas”, detalha o especialista.

Segundo Saad, algumas precauções devem ser tomadas para que estas parcerias sejam bem sucedidas. Em primeiro lugar, é importante que as marcas tenham afinidade e que a relação tenha uma natureza “ganha-ganha“, ou seja, o co-branding será benéfico para todas as partes envolvidas. Uma regra simples para a escolha é avaliar se o resultado da parceria será maior do que o valor das marcas atuando sozinhas. Além disso, verificar se as marcas estão em um mesmo nível de importância e reconhecimento no mercado também é importante. Caso contrário, a marca mais forte poderá emprestar mais atributos de imagem positivos do que receberá.

“Para finalizar, é crucial que as empresas interessadas em implementar estratégias como essa nunca esqueçam seu propósito, calculando a cooperação de forma a gerar benefícios reais aos seus consumidores. Antes de se decidir por uma estratégia de co-branding, pense: o que o meu consumidor vai ganhar com isso? E parta daí”, completa Saad.

Para conhecer mais sobre o trabalho da saad branding+design, acesse o site www.saad-studio.com

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