Oficina de Alegria divulga sua agenda oficial para o Carnaval de Rua de São Paulo em 2019

Os blocos Bangalafumenga, Sargento Pimenta, Os Capoeira e Fogo & Paixão, além do infantil Bloquinho, confirmam suas datas para a folia na capital paulista

A Oficina de Alegria, uma das principais produtoras e precursoras na retomada do carnaval de rua paulistano, desde 2011, divulga sua agenda completa de desfiles em 2019, incluindo datas no pré e pós carnaval da cidade. Participam da programação da Oficina de Alegria os blocos Bangalafumenga, Sargento Pimenta, Os Capoeira, Fogo & Paixão e, o infantil Bloquinho.

Quem abre a agenda de desfiles em São Paulo, tradicionalmente no pré-carnaval (23/02, sábado), é a já conhecida dobradinha Bangalafumenga e Sargento Pimenta, que acontece pelo quinto ano seguido.

Assim como em 2018, os blocos irão se apresentar na região da Nova Faria Lima, no trecho entre as Avenidas Juscelino Kubischek e Hélio Pelegrino. Os Pimentas se concentram às 11h e saem ao meio-dia. Na apresentação, músicas dos Beatles em ritmos brasileiros, junto a sua bateria composta por 80 batuqueiros cariocas, sob regência do mestre Felipe Reznik.

Com arranjos sofisticados, mas que respeitam a personalidade original das canções, o repertório do Sargento Pimenta inclui a ciranda “Yellow Submarine”, o xote “Penny Lane”, o ijexá “Twist And Shout”, o samba reggae “Help!”, o funk “A Hard Day’s Night”, o batidão “Ticket To Ride”,

Já o Banga, inicia a concentração às 14h e parte para o desfile às 15h. Para esse ano, o Bangalafumenga, na sua parceria de 8 anos com a Oficina de Alegria, prepara um desfile repleto de novidades, o cortejo festivo tem como tema “Mãe D’água” e, trará para o público diversos elementos cênicos carnavalescos, como alas, alegorias e outras surpresas, além da participação especial da cantora Maria Rita, ao lado do vocalista e fundador do Banga, Rodrigo Maranhão.

A bateria paulistana do Banga, com cerca de 240 batuqueiros formados na Oficina de Percussão, sob a regência do Mestre Negão da Serrinha (Carlos Santana), segura o ritmo da folia, se revezando entre as turmas de iniciantes e veteranos.

No repertório do Bangalafumenga, outro diferencial: composições próprias de seus membros se unem a consagrados sucessos da música brasileira em diversas épocas, com arranjos especiais em ritmos como Ijexá, Maracatu, Jongo, Ciranda, Makulele e, claro, muito Samba. Entre os destaques: Anunciação (Alceu Valença), Praiera e Maracatu Atômico (Nação Zumbi), Frevo Mulher (Zé Ramalho), Deusa do Amor e Reconvexo (Caetano Veloso), Lucro (Baiana System), Maracatu Embolado (Rodrigo Maranhão), Eu quero é Carnaval (Hamilton Fofão), Fio Maravilha (Jorge Ben) , Sonífera Ilha (Titãs), Último Romance (Los Hermanos).

No dia seguinte, 24/02 (domingo), às 12h o bloco Os Capoeira, com seus 140 batuqueiros, volta a ocupar a Praça da República, tradicional ponto de capoeiristas em São Paulo. Após estrear no carnaval de rua em 2018, comandados pelos percussionistas Mestre Dalua e Felipe Roseno, Os Capoeira preparam um desfile em homenagem a Moa do Katendê, com a participação especial de Fabiana Cozza nos vocais, além das atrizes Mel Lisboa na bateria e Marisa Orth (porta-estandarte). Entre as músicas, estão sucessos de Caetano Veloso, Luiz Gonzaga, Cesária Évora e João Donato, entre outros.

Em 09/03 (sábado), já no pós carnaval de São Paulo, a Oficina de Alegria trás para a cidade outro bloco tradicional do carnaval carioca, o Fogo & Paixão, comandado pelo músico Matheus Von Kruguer, o “bloco brega”, como é carinhosamente chamado, se apresenta com versões para clássicos de Wando, Sidney Magal, Reginaldo Rossi, Roupa Nova, Luis Caldas, entre outros. O desfile acontece na Rua dos Pinheiros, ao meio-dia.

Infantil

Uma das atrações mais conhecidas da Oficina de Alegria, o Bloquinho é opção para toda a família curtir o carnaval ao lado das crianças. E em 2019, serão três apresentações, duas no Carnakids do Shopping Eldorado, em 02 e 03 de março (sábado e domingo); Já o grande e famoso desfile do Bloquinho acontece no dia 10 de março, domingo, na Praça Rosa Alves da Silva, na Vila Mariana.

Com direção musical de Silvanny Rodriguez e Adriana Biancolini, o Bloquinho é formado por: Paulinha Sanches (voz); Marcelo Kurchal (guitarra); Rodrigo Digão (baixo); Gustavo Sousa (trompete); Edy (trombone); Thaís Andrade (teclado); Wellington Sancho, Rodrigo Aleixo (percussão) e André Kurchal (bateria).

Apresenta em seu repertório, composições como Carimbador Maluco (Raul Seixas); Banho de Cheiro (Elba Ramalho); Fico Assim Sem Você (Claudinho e Buchecha); Sítio do Pica Pau Amarelo (Gilberto Gil), entre outras.

Sobre a Oficina de Alegria:

Site: http://www.oficinadealegria.com.br/

Facebook: @oficinadealegria

Instagram: @oficinadealegria

A Oficina de Alegria, fundada em junho de 2011, é uma rede de empreendedores formada pelos sócios Alan Edelstein, Flavia Doria, César Pacci e Fernando Pegoretti. Os quatro fundadores deixaram suas carreiras para se dedicarem ao desenvolvimento de projetos que, têm como missão, criar momentos de conexões por meio da alegria, seja para o público ou empresas.

Através de valores como cidadania e respeito ao meio ambiente, a Oficina de Alegria resgata o espírito do carnaval, festas nas ruas, praças das cidades, peças de teatro e eventos corporativos, com espírito de coletividade, simplicidade, liberdade e, claro, muita alegria.

Com uma logística cuidadosa e profissional, a Oficina de Alegria organiza anualmente eventos temáticos como desfiles de Carnaval e ensaios abertos, festas juninas, como os realizados para os blocos de rua: Bangalafumenga, Sargento Pimenta, Fogo & Paixão, ocorridos no Grand Metrópole, Carioca Club, Avenida Paulo VI, Praça Victor Civita, Avenida Tiradentes, Memorial da América Latina e Avenida Faria Lima, sempre priorizando o conforto e segurança dos participantes.

Além disso, pensando no público infantil e suas famílias, a Oficina de Alegria criou a banda Bloquinho e desenvolveu o espetáculo infantil Bento Batuca, premiado como o melhor espetáculo musical infantil de 2018, de acordo com a Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA).

DIA BLOCO LOCAL HORÁRIO
23/FEV Sargento Pimenta Avenidas Juscelino Kubischek e Hélio Pelegrino Concentração: 11h Desfile: 12h
23/FEV Bangalafumenga Avenidas Juscelino Kubischek e Hélio Pelegrino Concentração: 14h Desfile: 15h
24/FEV Os Capoeira Praça da República A partir das 12h
02/MAR E 03/MAR Bloquinho Shopping Eldorado A Confirmar
09/MAR Fogo & Paixão Rua dos Pinheiros Concentração: 12h. Desfile: 13h30
10/MAR Bloquinho Praça Rosa Alves da Silva A Confirmar

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

In the news
Carregar Mais