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Mercado de esportes eletrônicos se profissionaliza e cresce a passos largos no Brasil

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Grandes marcas, como Vivo, apostam forte no segmento. Mercado local possui 11,4 milhões de espectadores; quase metade da audiência na AL

Maior feira de games da América Latina, a 10ª edição da Brasil Game Show (BGS) reuniu na capital paulista, entre os dias 11 e 15 de outubro, um público de aproximadamente 330 mil pessoas – 10% a mais que em 2016. A presença dos expositores também cresceu: agora foram 240, cerca de 20% a mais que no ano passado. Os números destacam não apenas a expansão do segmento de games no Brasil – mesmo em tempos de recessão econômica, mas representam a consolidação no país do mercado de esportes eletrônicos (eSports).

“Se tornaram negócio de gente grande no Brasil. De jogadores de peso. Os esportes eletrônicos vêm atraindo investimentos arrojados ao longo dos anos e se fortalecendo como um dos maiores propulsores da economia digital no país. Um bom indicativo é a aposta que grandes empresas e marcas de segmentos variados estão fazendo em ações voltadas a consumidores desse mercado”, pontua Beto Vides (foto), CEO da eBrainz, primeira agência brasileira especializada em marketing esportivo para eSports.

Segundo Vides, os esportes eletrônicos viraram “brincadeira de adulto” há algum tempo. “Se tornou negócio sério, é acompanhado por milhões de pessoas e movimenta bilhões ao redor do mundo. Só o Brasil tem 11,4 milhões de espectadores de eSports. O país representa quase a metade da audiência na América Latina, que é de 23,7 milhões pessoas. Somos o terceiro maior mercado de esportes eletrônicos no mundo. Perdemos apenas para os Estados Unidos e para a China, de acordo com dados divulgados pela Newzoo”, destaca Beto Vides, se referindo à consultoria norte-americana.

Durante a Brasil Game Show 2017, a Agência eBrainz desenvolveu uma série de ações promocionais para a Vivo (foto), uma das patrocinadoras da Brasil Game Cup, competição de eSports disputada dentro da BGS 2017.“Coordenamos a gestão de patrocínios e implementamos uma série ativações. A Vivo aproveitou a edição deste ano da BGS para reforçar o posicionamento como marca de referência no mercado de jogos online”, explica Beto Vides.

Ao longo da feira, a operadora de telefonia apresentou a própria estratégia para o segmento. Foram três novidades: o lançamento do app Vivo Games4U, um serviço digital de cobertura das últimas informações do universo de esportes eletrônicos; a estreia da segunda temporada da websérie “Game Changers”, que narra a história de jogadores brasileiros que estão transformando o mercado; e ainda o anúncio do patrocínio à equipe de eSports Vivo Keyd (foto) pelo período de dois anos.

“O movimento de uma gigante como a Vivo, dentro do segmento de eSports, é muito bem calculado e elucidativo. A estratégia é clara: se aproximar cada vez mais do público gamer e atender as demandas próprias dos consumidores desse segmento, que costumam ter um ticket médio bastante elevado: existe que ganha para jogar e há aqueles que pagam para assistir. Neste ano, o mercado de eSports terá uma base de 385 milhões de espectadores únicos ao redor do mundo, faturando US$ 696 milhões. A expectativa é que esse número suba para US$ 1,5 bilhão até 2020, segundo projeções da Newzoo”, pontua Vides.

“A ideia de que os games são algo restrito, para jogadores “hardcore”, perdeu completamente o sentido. Os jogos estão cada vez mais inseridos no dia a dia das pessoas e já são parte importante para diversão e também para o engajamento. O mercado vem enxergando esse potencial, que é gigante. Os maiores players, claro, já traçando as suas jogadas”, finaliza Beto Vides .

eBrainz – Primeira agência do mercado brasileiro especializada em marketing esportivo para eSports, a eBrainz cria experiências únicas voltadas a apaixonados por esportes eletrônicos. Nascida em 2016, desenvolve projetos arrojados que conectam atletas, clubes e investidores em relações sustentáveis. Os três principais pilares são: comercialização de patrocínio e espaços, planejamento de campanhas e ativações, além de consultoria em eSports.

A partir dos valores de marca, a eBrainz insere os embaixadores mais aderentes do cenário eSportivo brasileiro (equipes, atletas e eventos) em ações criadas tailor-made. Também desenvolve estratégias que conectam marcas e empresas de diversos segmentos ao mercado de esportes eletrônicos, impactando no momento mais propício consumidores de targets variados, sobretudo das novas gerações. Através de abordagens específicas, a agência ainda avalia e desenvolve projetos customizados com o propósito de elevar a geração de receitas: http://agenciaebrainz.com.br

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Duo&Co incorpora mais uma agência ao grupo e projeta faturamento de R$ 50 milhões com marketing digital em 2024

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Grupo Duo&Co, uma das principais holdings de negócios em comunicação e marketing digital do Brasil, anuncia a incorporação da Conexorama ao seu portfólio de empresas. Agência multipremiada de Florianópolis (SC), a marca é referência nacional em inbound marketing e conta como a sexta aquisição que o grupo Duo&Co faz dentro de um ano. Em 2023, a holding faturou R$ 30 milhões. Para 2024, a empresa projeta uma receita de R$50 milhões, além da aquisição de mais 3 empresas pelo Brasil.

A aquisição da fatia majoritária da Conexorama foi feita por aproximadamente R$ 2,4 milhões em valores projetados de investimentos. Estima-se que 20 clientes da agência catarinense serão integrados à carteira do conglomerado, elevando o número total de clientes da holding para mais de 250. A ampliação dos serviços fortalecerá ainda mais as relações existentes e oferecerá novas oportunidades aos clientes já atendidos pelas duas empresas.

De acordo com João Brognoli, CEO e fundador do Grupo Duo&Co, o negócio ocorre em um excelente momento, visto que a área de inbound é uma das frentes prioritárias para a empresa em 2024. “A intenção da Duo é clara: ser uma das maiores holdings de marketing digital da América Latina. Com isso, a aquisição de uma agência especializada em inbound marketing é um passo importante para a consolidação do nosso espaço no mercado. Adicionar esse know-how ao portfólio fortalece o trabalho de forma significativa”, afirma.

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Road assume comunicação estratégica das redes sociais da SLS Brasil

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Road, referência em estratégia digital, anuncia seu mais recente cliente, a Street League Skateboarding (SLS) – a maior liga de skate de rua do mundo. A parceria tem como objetivo fortalecer o posicionamento da SLS em suas redes sociais como referência em sua trajetória única, como proprietária da principal liga mundial da categoria e o quanto isso reforça o desenvolvimento do esporte aqui no Brasil.

Pelo segundo ano consecutivo, a 213 Sports, que assim como a Road também é uma das verticais da V3A – Agência de Live Marketing e Eventos – é a responsável pela promoção e desenvolvimento de novos negócios da liga no Brasil.

A Street League Skateboarding encontrou na Road uma parceira estratégica e inovadora para impulsionar a visibilidade da liga nas redes sociais e ajudar na performance da competição no país. A agência traz consigo uma vasta experiência em estratégias digitais eficazes, utilizando abordagens arrojadas para engajar públicos e ampliar a presença on-line de marcas.

“Estamos trabalhando para tornar a Road uma das principais agências de marketing do Brasil, construindo narrativas envolventes que transformem marcas em histórias memoráveis ao mesmo tempo que assumimos um compromisso contínuo com o sucesso de nossos clientes, seja na execução ou na comunicação como um todo. É de uma enorme responsabilidade assumir as redes de uma marca como a SLS no Brasil, para dar visibilidade à própria liga e ao Super Crown World Championship no momento em que os atletas brasileiros estão se consagrando como grandes nomes do esporte. É tempo de celebração e nós estamos aqui para explorar novas maneiras de compartilhar a empolgação e a cultura única, conectando os entusiastas de todo o país de forma mais profunda com a comunidade de skatistas”, afirma Daniel Levy, cofundador e diretor da Road.

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