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2018 será o ponto de partida para uma nova realidade do setor de feiras e eventos

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Empresários e especialistas acreditam que segmento Ã© um dos principais pilares para recuperação econômica

A 13º edição do ESFE (Encontro do Setor de Feiras e Eventos) reuniu, em São Paulo, especialistas e empresários, que acreditam numa nova realidade para o mercado de feiras e eventos. Mesmo com o atual cenário do país e os cortes de gastos, o setor nunca parou, justamente pela eficiência e a certeza de uma retomada econômica.

Entre os pontos discutidos no primeiro painel, do ESFE, está o reflexo do calendário de feiras e eventos na geração de novos negócios. Já que estamos abordando um mercado promissor que alimenta uma grande cadeia econômica, tendo o setor de turismo de negócios extremamente atrelado a este desenvolvimento. O fato é que não são apenas os participantes dos eventos que são beneficiados, mas a cidade como um todo. Um dia de feira gera um aumento no uso de transportes coletivos e na prestação de serviços como, por exemplo, na rede hoteleira e restaurantes. O que desencadeia na geração de novos empregos, beneficiando vários setores.

E este pensamento foi compartilhado entre os participantes do debate Pensar Global, Agir Local. Entre eles: Nick Dugdale-Moore – gerente de Desenvolvimento de Negócios da UFI, Arthur Repsold – CEO da GL events Brasil, Juan Pablo de Vera – presidente do Conselho de Administração da UBRAFE e VP Sênior América Latina da Reed Exhibitions, Paulo Ventura – diretor Superintendente do Expo Center Norte, Fernando Horta – diretor Geral da CCN – Convention Center Network, Marco Basso – presidente da Informa Exhibitions Brazil e Paulo Octavio Pereira de Almeida – VP Executivo da Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Já o segundo painel, “M.I.C.E. – na Mosca”, contou com participação de Toni Sando – presidente Executivo do Visite São Paulo|UNEDESTINOS, Santiago González – diretor Regional para América Latina e Caribe da ICCA, Milagros Ochoa – diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil, Celio Ashcar Jr. – sócio-diretor da AktuellMix e Chairman da AMPRO, Fabio Rossi – diretor Executivo da Flytour Eventos, Rodrigo Cordeiro – diretor de Organização de Congressos da MCI Brasil, e Ricardo Riello – gerente Jurídico da Federação Nacional de Hotéis e Restaurantes. Neste debate, os especialistas reforçaram a importância da união dos organizadores de eventos. E afirmaram a necessidade do setor entender o seu valor e aprender a conduzir as propostas e concorrências desleais. Ou seja, é preciso saber falar não para os clientes que exploram e impõem como vão conduzir o serviço prestado. Além disso, os membros deste painel enfatizaram que o organizador é quem deve conduzir suas condições de trabalho. Outro assunto de destaque foi o poder do Live Marketing e a importância de alinhar a digitalização a favor das campanhas de incentivo.

Outra consideração dos especialistas sobre a relevância do mercado de eventos, considerado uma importante ferramenta de comunicação para a geração e promoção de novas experiências para as pessoas. Isto porque o setor de feiras, juntamente, com o Live Marketing está em ascensão e propiciando relacionamentos, fidelização e ativações de marcas. Ou seja, é por meio do face to face que os negócios são realizados.

Mais que realizar um evento, o ESFE tem como premissa compartilhar conteúdo e gerar novos negócios, entre as marcas participantes. E uma das ações que gerou bastante interação foram os Showscases, que, este ano, contou com a apresentação de profissionais renomados do setor de Live Marketing, feiras e eventos como: Celso Santi – diretor da Programassom, Amadeu Ferreira – diretor da Engeve, Daiane Lima – diretora da Facilitydoc, Getúlio Tamada – diretor da Hotma, Cris Ayrosa – fundadora da Ayrosa & CO., Gisele Abrahão – CEO GVA, Diana Pomar – diretora do Conselho de Promoção Turística do México no Brasil, Igor Tobias – diretor de eventos corporativos da MCI Brasil e Roberto de Ãvila Miranda, diretor da URM (Universidade Roberto Miranda). Com mais de 4h de duração, os especialistas abordaram temas peculiares como processos, planejamento, tendências, tecnologia, mão de obra especializada, além de assuntos abordados em prol do mercado de M.I.C.E (sigla em inglês para Encontros, Incentivos, Conferências e Exibições).

Com curadoria do especialista Oracio Kuradomi, diretor presidente da Empresários Brasil – especializada em reunir marcas para geração de networking e novos negócios, a Rodada de Negócios teve um grande destaque no evento. Com mais de 40 participantes, entre buyers, gestores de compras de promotores de feiras e eventos, agências de Live Marketing e clientes finais, a ação foi uma oportunidade para conhecer e gerar novas parcerias entre as marcas atuantes no setor.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados e a interação entre os players do mercado, durante o ESFE. E uma das inovações, desta edição, foi o palco principal com uma estrutura de 360°. Sem dúvidas algo inédito, que permitiu uma aproximação maior com público, durante os painéis de debate e o cerimonial de homenagem”, declara Otavio Neto – CEO do Grupo Radar & TV e idealizador do ESFE.

De acordo com o executivo, 2018 será um ano ainda mais promissor para o setor. “O Brasil é um país consolidado com eventos com mais de cinco décadas de vida, sem falar do amplo e diversificado calendário”, finaliza.

Nesta edição, o evento tem Cota Platina do Expo Center Norte e da Levy. Já a CNC, GL Events, Hotma, Programasom e Tech House são os patrocinadores Prata. Na relação de Apoiadores estão: BEM Bacana, Caruso Lounge, EverBlock, Francal Feiras, Reed Exhibitions Alcantara Machado, Sofitel Guarujá Jequitimar e Vult Cosmética. Além delas, o ESFE está com o Apoio Institucional da ABEOC/ SP, ABRACE, AMPRO, México, UFI (The Global Association of the Exhibition Industry) e Visite São Paulo. E os Fornecedores Oficiais são: a Aresta Visual, Engeve, Facilitydoc, Inylbra, Just Eventos, G.A.M.E. Ambulâncias, Plug Locação, Prime, Promoled, Rubens Decorações, Shift e Tau Joy. Parceiros de Mídia: CARAS, IstoÉ Dinheiro, Rádio Bandeirantes, Rádio Band News e M&E.

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LGL Case assina evento de 30 anos da Audi

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Comandada por Luiz Gustavo Costa, a LGL CASE foi a agência que assinou esse projeto realizado no rooftop do Parque Mirante do Allianz Parque, em São Paulo. Participar e vencer a concorrência e assim poder realizar esse grandioso evento fez com que a agência também entrasse para as páginas dessa memorável história.

Foi um dia todo de atividades. Pela manhã aconteceu o “Dealer Meeting” para 75 convidados. À tarde, o “Encontro dos Colaboradores” reuniu 180 pessoas. E à noite aconteceu o encerramento com uma grandiosa festa. A celebração dos 30 anos da Audi no Brasil reuniu 350 convidados.

Durante o evento, a Audi do Brasil celebrou a sua história de 30 anos no país com uma série de ações que homenageiam o passado, desafiam o presente e antecipam o futuro da mobilidade premium. Essa mensagem foi transmitida durante a ativação por meio de três palcos – passado, presente e futuro – contemplando ações e produtos que representam cada momento da marca.

Todos puderam ver de perto o primeiro carro Audi que pertenceu ao piloto Ayrton Senna, além de seu capacete original e lançamentos marcantes como o novo Q6 E-Tron e uma série especial do RS6 Avant.

O ápice do evento foi a revelação, pela primeira vez no Brasil, do protótipo do carro de Fórmula 1 da Audi que está programado para estrear na temporada de 2026 da competição.

O head de comunicação e marketing da Audi no Brasil, Gerold Pillekamp, ficou com a certeza que surpreendeu positivamente o público. “Nossos colaboradores, concessionários, parceiros, influenciadores, imprensa e clientes estiveram presentes nesse momento tão especial para a marca, quando revelamos de forma inédita o RS 6 Legacy, um veículo exclusivo e criado para o mercado brasileiro em homenagem aos 30 anos da marca.”

Os desafios desse projeto começaram na montagem. Foi uma produção com mais de 100 profissionais, 9 carros içados com guindaste acima de 45 metros e uma logística e estrutura de mega eventos.

Gustavo comemora a confiança depositada pelo cliente em sua equipe. “Quando foi colocado no papel a ideia de trazer o passado, o presente e o futuro da marca para o evento de 30 anos, sabíamos que teríamos pela frente uma oportunidade de traduzir ideias fantásticas em ação, de modo a gerar um desafio emocionante.”

Para a realização desse projeto, a agência contou com a parceria de importantes fornecedores como Arthur Caliman, Tania Bulhões, Dengo, Bacio Di Latte, Perrier Jouet, Negroni N45 e Ambev.

Inovadora e conectada, a LGL Case é uma agência de marketing de experiência e eventos com visão 360°, que a cada ano cresce mais pela expertise de promover experiências únicas. A criatividade e a irreverência são características que chamam a atenção do mercado, em especial, de marcas internacionais, que confiam 100% suas ações nas mãos dos profissionais da agência.

Há 7 anos no mercado, a LGL Case realizou centenas de eventos, ações de cross marketing para mais de 400 mil pessoas vivenciando as experiências de marcas criadas pela empresa, na assinatura de eventos, desde a estrutura até a gestão, incluindo cenografia, montagem, ativações, staff e multimídia; ações promocionais, segmentadas e interativas, com desenvolvimento de brindes, ativações em blitz, merchandising e PDV; feiras e estandes, com elaboração de projetos em 3D, montagem, criação de identidade visual, cenografia, estrutura e produção. Além de cross marketing, que conecta e ativa marcas, gerando oportunidade de leads e novos negócios.

A agência também atua em comunicação e marketing, desenvolvendo projetos e comunicação visual como BTL, PDV, peças publicitárias e samplings; estratégias por meio de consultoria customizada e planejamento de ações, considerando foco, metas e budget do cliente; produção editorial, com consultoria personalizada para conteúdo de publicações e editorias on e off-line: website, redes sociais, revistas e informativos. E ações de marketing digital para mídias sociais, lives e sites, que inclui diagnóstico da marca, criação e gestão de conteúdo, planejamento de campanhas, mineração de público alvo, ferramentas de gestão, SEO e mobile APP.

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UBRAFE anuncia primeira edição do Experience Expo

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Realizado pela UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios), e com curadoria de conteúdo da MCI Brasil, o Experience Expo será o evento anual referência para todos os profissionais e marcas envolvidas em criação, planejamento e gestão de atividades relacionadas ao Live Marketing e toda a sua cadeia de valor, como, promotores de eventos, venues/recintos, destinos e fornecedores especializados. “Hoje não temos um evento presencial que seja referência absoluta para organizadores de eventos se atualizarem, fazerem networking e conhecerem as novidades. O Experience Expo vem para trazer grandes contribuições e mais visibilidade a este setor. Agora nesta época, pós pandemia, os eventos e as experiências estão mais valorizados do que nunca”, comemora Paulo Ventura, Presidente da UBRAFE.

O Experience Expo se propõe a ser o evento unificado do setor de eventos presenciais e híbridos e, neste sentido, não é uma iniciativa isolada da UBRAFE, mas, também conta com o apoio de outras associações setoriais do setor de eventos como a AMPRO, ABRACE, MPI, Unidestinos, entre outras que estão ainda em conversações.  Unindo em uma mesma data os profissionais e marcas envolvidas com a cadeia de valor dos eventos esportivos, culturais, entretenimento e foco em negócios o evento promoverá durante dois dias atividades, momentos e oportunidades de negócios, networking e atualização, demonstrando cases nacionais e internacionais de eventos de sucesso e as principais tendências do setor, para comprovar que as experiências quando bem planejadas e implementadas movem o mundo dos negócios no Brasil.

A feira de negócios ocorrerá nos dois dias de evento, em uma área de 5 mil m² de exposição e, com credenciamento gratuito, terá 80 espaços para marcas expositoras e patrocinadoras.  Quem se cadastrar para visitar o evento poderá participar de diversas palestras gratuitas no palco EEx e Master Classes que irão acontecer no auditório Celso Furtado, com capacidade para 600 pessoas. O congresso temático também acontecerá durante os dois dias de evento, com mais de 20 horas de conteúdo em paralelo, 2 auditórios exclusivos, 6 sessões colaborativas (Hands On), 16 palestras com foco B2B e B2C e apresentação de cases de eventos, além de temas sobre gestão e estratégia no setor de eventos. 450 pessoas poderão participar do congresso adquirindo um ingresso válido para os dois dias no valor de R$ 500,00 por participante.

Com a proposta de ser referência em boas práticas ESG, o Experience Expo ocupará uma área total de 18 mil m² do Distrito Anhembi, e na montagem dos stands e áreas de conteúdo e convivência utilizará materiais que serão 95% recicláveis e reutilizáveis. Os stands contarão com métricas e orientações de sustentabilidade, segundo as iniciativas da UFI (União Feiras Internacionais), Manual de Boas Práticas ESG “Compromisso Campo dos Sonhos” da UBRAFE, e emissões de CO2 mitigadas pelo Selo Carbono B. A proposta é explicar e acelerar como os eventos presenciais podem e devem ser sustentáveis e inclusivos antes de 2050.

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