Nestlé investe mais de R$ 400 milhões em inovação e renovação de portfólio ainda mais saudável

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A Nestlé iniciou uma jornada global de renovações e inovações de portfólio, que se intensificou na última década, para atender a novos perfis e oferecer soluções que levem saúde, nutrição e bem-estar ao consumidor. No Brasil, nos últimos cinco anos, investiu mais de R$ 400 milhões em pesquisas e lançamentos de produto s mais saudáveis, além da renovação de itens que já fazem parte do mix da companhia. Foram vinte projetos em 2018 e outros 25 estão planejados para 2019.

Em 2018, os produtos Nestlé entregaram à população brasileira mais de 6 mil toneladas de vegetais, mais de 3,5 mil toneladas de nuts e sementes, e mais de 12 mil toneladas de cereais e grãos, um crescimento de 20% na comparação com 2016. Em outra frente, a companhia intensificou a jornada de redução de ingredientes como açúcar, sódio e gorduras. Desde 2014, foram reduzidas mais de 14 mil toneladas de açúcares, mais de 5 mil toneladas de gorduras saturadas e mais de 300 toneladas de sódio.

“A Nestlé busca sempre entender e se antecipar às mudanças e evoluções que impactam o comportamento e o estilo de vida das pessoas”, destaca o vice-presidente de Marketing e Comunicação da Nestlé, Frank Pflaumer.

De acordo com o executivo, a empresa vem aumentando o número de inovações e renovações de produtos com foco em nutrição, saúde e bem-estar, com o lançamento de alimentos e bebidas mais nutritivos, simplificando listas de ingredientes, removendo corantes artificiais e adicionando micronutrientes deficitários na população local. A companhia está empenhada em continuar a jornada de redução de ingredientes sensíveis à saúde das pessoas, como gordura saturada, açúcar e sódio, e aumentar ingredientes positivos, como cereais integrais, fibras, proteína, além de oferecer as vitaminas e minerais mais deficientes na população brasileira.

Inovações no portfólio brasileiro

Um exemplo prático da jornada de evolução da Nestlé rumo a produtos ainda mais saudáveis foi o lançamento, no final de 2018, de NESCAU Max Cereal, primeiro achocolatado de uma grande marca no Brasil sem açúcar e sem adoçante, naturalmente adoçado por extrato de cereais. O lançamento é resultado de três anos de pesquisa e desenvolvimento, com um investimento da ordem de R$ 26 milhões, a partir de estudos feitos pela própria Nestlé Brasil. NESCAU Max Cereal faz parte de uma grande trajetória de inovações da marca. Em 2015, foi lançado NESCAU 3.0, um achocolatado com 33% menos açúcar e a adição de fibras, o que preserva o gostinho bom que o achocolatado sempre teve.

Em agosto de 2018, a Nestlé anunciou também a retirada total de estabilizantes de seus leites UHT Ninho e Molico, tornando-os os primeiros clean label produzidos em larga escala no Brasil – o que só foi possível após uma extensa jornada de melhoria da cadeia de leites.

A empresa assumiu, ainda, um papel importante no apoio ao desenvolvimento de novas frentes no País, como é o caso do segmento de orgânicos, com o lançamento da Aveia Orgânica Nestlé, em fevereiro de 2018, e de seu primeiro chocolate orgânico, lançado em março de 2019, o Talento Terruá – edição limitada de Talento em?quatro sabores, Açúcar de coco, Açaí, Maracujá e Cupuaçu, elaborados com?cacau orgânico e 100% originário da mata atlântica, sem glúten e sem lactose. Também estão no radar o lançamento das papinhas orgânicas e leite orgânico no primeiro semestre de 2019.

Porcionamento

A Nestlé traz em suas embalagens informações claras e objetivas sobre o consumo de porções adequadas a cada tipo de produto “Sabemos que a percepção equivocada sobre o tamanho das porções está diretamente relacionada ao aumento da ingestão calórica, e é nessa frente educativa que temos atuado”, destaca Pflaumer. Estudos apontam que quando estamos à frente de porções maiores, geralmente consumimos 30% mais do que deveríamos.

O consumidor já vê nas gôndolas a evolução dessas inovações. Em 2017, por exemplo, foram lançados os biscoitos Nesfit doces em porções individuais, para estimular um consumo mais consciente. Os tabletes de chocolate Nestlé e Garoto, por sua vez, possuem um formato (molde) específico que facilita a identificação de uma porção em quadradinhos, somado à comunicação da embalagem que traz uma régua indicativa da porção individual adequada. O biscoito Passatempo também usa um recurso na embalagem, como uma régua, que mostra o tamanho da porção recomendada e a Nestlé disponibiliza os chocolates das marcas preferidas do consumidor brasileiro, como Talento, Classic, Crunch, em embalagens individuais.

Grandes números

  • A Nestlé tem renovado globalmente mais de 8 mil produtos por ano, em razão de considerações nutricionais ou de saúde, também nos últimos cinco anos.
  • Somente em 2018, foram lançados mais de 1.300 novos produtos abordando necessidades nutricionais específicas de bebês, crianças, mulheres grávidas ou novas mães.
  • 29 milhões de crianças alcançadas pelos programas Nestlé para crianças mais saudáveis em 86 países ao redor do mundo desde 2018
  • A Nestlé tem como meta global para 2020 reduzir em 5% os açúcares adicionados e em 10% o sódio em nos produtos da companhia.

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