Mônica Schimenes, CEO da MCM Brand Experience, é a nova presidente do Conselho de Empresárias WeConnect Internacional do Brasil

Avatar

Aos 45 anos, Mônica Schimenes, fundadora e CEO da MCM Brand Experience , consagra-se como presidente do Conselho de Empresárias WEConnect International do Brasil. Sua trajetória junto a rede global já é extensa, sua empresa é associada há sete anos e, em 2019, foi a primeira empresária da América Latina a receber o Prêmio WEConnect International Women’s Business Enterprise (WEB) – oferecido a mulheres que comandam e/ou gerenciam empresas de sucesso.

Para compor os novos cargos do conselho da WEConnect no Brasil, foram eleitas 9 mulheres, divididas entre presidente, vice-presidente, secretária e conselheiras, que somarão forças para a nova trajetória de representação mundo afora. “Com a primeira formação do conselho acontecendo, me senti preparada e decidi encarar o desafio. Agora me sinto muito motivada e tenho como missão para os dois próximos anos representar o Brasil internacionalmente em conselhos, eventos e reuniões, dando voz, vez e espaço para empoderar outras mulheres. Além disso, continuarei incentivando e lutando para que grandes empresas comprem de fornecedores representados por mulheres e grupos de minoria”, comenta Mônica Schimenes.

A empresária comenta também o quão importante essa representação significa para outras mulheres, principalmente em tempos difíceis, em que – com a pandemia – segundo dados divulgados pela Pnadc, apenas em março, sete milhões de mulheres abandonaram seus empregos ou foram demitidas. Em contrapartida, ainda segundo o IBGE, o número de micro e pequenas empresas abertas por mulheres – apenas em 2020 – foi 40% superior ao mesmo período do ano de 2019. “É necessário que consigamos forçar a curva, para que outras mulheres também estejam presentes nos negócios. Dessa forma, acabamos dando espaço, vez e voz para que todas possam se desenvolver e ter a mesma oportunidade, que antes não tinham. É importante dizer ainda que, trazendo essas mulheres para a cena, mostramos a elas o quanto somos capazes e o quanto a multiplicidade, a diversidade e o pensamento interativo da mulher agrega nas empresas”, explica.

Para as empresas que desejam receber a certificação do WEConnect é necessário estar dentro de quatro critérios: propriedade, gestão, controle e independência. Além disso, devem ser detidas por pelo menos 51%, bem como administradas e controladas por uma ou mais mulheres. Mas, para se associar, basta que sua corporação seja comandada por uma mulher, a partir daí, seu perfil comercial pode ser acessado por compradores membros, Women’s Business Enterprises certificadas e outras empresas e organizações registradas no WEConnect International.

In the news
Carregar Mais