Conecte-se com a LIVE MARKETING

Digital

Mobile ganha protagonismo em estratégias de marketing

Publicado

em

Oportunidades como impacto por geolocalização e fidelização de clientes por meio de aplicativo fazem dos dispositivos móveis um canal diferenciado para acessar usuários

Eles estão na palma da mão e por meio deles tudo se faz: pagamento de contas, compra de produtos, reservas de hotéis, entre outras inúmeras atividades. Os smartphones são praticamente uma ferramenta de sobrevivência no mundo conectado e, por isso, podem se tornar eficientes canais para acessar e impactar clientes.

“Segundo uma pesquisa global da Statista, o brasileiro gasta, em média, quatro horas por dia no celular e, muitas vezes, utiliza o aparelho em momentos de ociosidades, como esperando na fila do banco. Isso pode ser muito oportuno para uma marca que precisa encontrar um usuário disposto e minimamente interessado”, afirma André Palis, fundador da Raccoon,  uma das maiores agências de marketing digital do País.

Com clientes como Leroy Merlin, Natura e MRV em sua carteira, a empresa vem investindo pesado em tecnologias voltadas ao mobile – tecnologia que conquistou tanto os clientes que isso já é perceptível em números. A Criteo divulgou, em 2017, o estudo Análise do E-commerce no Mundo e mostrou que o dispositivo móvel foi a ferramenta utilizada para 48% das compras realizadas em e-commerces que investiram em aplicativos e web mobile. A pesquisa também mostrou que 22% das compras realizadas pelo desktop aconteceram depois que usuário navegou naquele link via mobile.

Mas, se o mobile é assim tão impactante por que é que ainda existem tantas marcas que não aproveitam esse canal? O fundador da Raccoon explica que o motivo pode estar em um uso pouco eficiente da mídia. Ele destaca que o marketing via mobile tem suas especificidades e, caso elas não sejam consideradas, a estratégia pode ter seu efeito diminuído. A começar pela escolha da plataforma por onde o usuário vai navegar: a marca pode ter um website mobile friendly ou pode oferecer um app.

“As duas opções são aceitáveis, mas temos percebido um usuário muito mais engajado e propenso à compra no ambiente do aplicativo. Pensando nessa plataforma há uma infinidade de ferramentas para gerar vendas, como as plataformas de retargeting, que apostam no impacto repetitivo do usuário, e de push notification, que notificam o usuário por meio de mensagens na tela”, completa.

A forma como se constrói o anúncio para o mobile também pode impactar diretamente no resultado, segundo Palis. Ele lembra que o uso do celular pode acontecer em qualquer lugar: durante uma caminhada, numa fila de espera, no ponto do ônibus. Por isso, a mídia não pode exigir muito tempo de leitura e deve apostar em imagens chamativas. “Para ser mais assertivo um anúncio mobile deve ser objetivo e impactante ao mesmo tempo”, explica.

Palis também destaca que, embora o celular seja uma excelente porta de entrada para se relacionar com o cliente, ele também é um espaço de privacidade do usuário. Portanto, estratégias que pretendem ter sucesso no ambiente mobile devem ser cuidadosas e não invasivas. Para isso, o fundador da Raccoon sugere uma “comunicação que entregue valor” para os diferentes tipos de usuários. Isso é possível por meio do monitoramento dele e acompanhamento de seus interesses na web.

Oportunidades

Depois de entender as especificidades do mobile e adequar a estratégia de marketing para extrair o melhor desse ambiente, o próximo passo é aproveitar as oportunidades que esse formato permite. A geolocalização é uma delas, segundo Palis. Ele sugere a utilização dessa tecnologia para oferecer, por exemplo, um benefício para frete grátis em determinada região ou a entrega rápida, caso o usuário esteja próximo a um centro de distribuição. “Pensando em estratégia omnichannel, pode-se direcionar o usuário à loja física mais próxima ou dar a alternativa de comprar online e retirar na loja”, diz.

Outra oportunidade é a comunicação em tempo real. O fundador da Raccoon afirma que nem todos os anunciantes dão o devido valor a essa estratégia, o que ela considera um erro, tendo em vista seu potencial de engajamento e retenção de público. Essa comunicação pode ser feita por meio de lives nas redes sociais, chat ou ligação. Segundo Palis ela se diferencia de um anúncio comum porque dá ao usuário a sensação de estar próximo à marca, além de ser uma oportunidade para ele interagir e tirar dúvidas.

O executivo lembra que as redes sociais podem e devem ser usadas para outras estratégias também. “Um terço do tempo gasto na internet é em redes sociais. Além disso, esse é um canal onde o usuário procura informações e tem maior engajamento com os anúncios. O anunciante que combinar uma estratégia bem estruturada à criatividade que esse ambiente permite alcançará ótimos resultados em vendas”, afirma.

O fundador da Raccoon lembra que o aplicativo também é uma excelente oportunidade para fidelização dos clientes. Isso porque, a partir do momento que o usuário instala o app, a marca abre um canal direto com esse cliente. Depois disso, basta que o anunciante tenha uma estratégia inteligente de marketing, que não invade a privacidade do usuário, mas entrega valor a ele.

Palis explica que observar as especificidades e as oportunidades de cada canal de comunicação é importante, mas destaca que o sucesso de uma campanha de marketing vai muito além do entendimento da plataforma. “Não basta apenas executar uma estratégia. É preciso analisar a interação dos usuários com cada anúncio e plataforma e ajustar constantemente a estratégia para ter o melhor resultado”, alerta.

Para ele, é exatamente nesse trabalho integrado e completo que está o diferencial da Raccoon. A agência é composta por profissionais extremamente capacitados tanto na elaboração de estratégias, como na mensuração, acompanhamento e execução delas. “Na Raccoon não nos preocupamos apenas com o resultado entregue, mas também com a qualidade da estratégia e alinhamento com o negócio de nossos clientes”, finaliza.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Digital

Duo&Co incorpora mais uma agência ao grupo e projeta faturamento de R$ 50 milhões com marketing digital em 2024

Publicado

em

Grupo Duo&Co, uma das principais holdings de negócios em comunicação e marketing digital do Brasil, anuncia a incorporação da Conexorama ao seu portfólio de empresas. Agência multipremiada de Florianópolis (SC), a marca é referência nacional em inbound marketing e conta como a sexta aquisição que o grupo Duo&Co faz dentro de um ano. Em 2023, a holding faturou R$ 30 milhões. Para 2024, a empresa projeta uma receita de R$50 milhões, além da aquisição de mais 3 empresas pelo Brasil.

A aquisição da fatia majoritária da Conexorama foi feita por aproximadamente R$ 2,4 milhões em valores projetados de investimentos. Estima-se que 20 clientes da agência catarinense serão integrados à carteira do conglomerado, elevando o número total de clientes da holding para mais de 250. A ampliação dos serviços fortalecerá ainda mais as relações existentes e oferecerá novas oportunidades aos clientes já atendidos pelas duas empresas.

De acordo com João Brognoli, CEO e fundador do Grupo Duo&Co, o negócio ocorre em um excelente momento, visto que a área de inbound é uma das frentes prioritárias para a empresa em 2024. “A intenção da Duo é clara: ser uma das maiores holdings de marketing digital da América Latina. Com isso, a aquisição de uma agência especializada em inbound marketing é um passo importante para a consolidação do nosso espaço no mercado. Adicionar esse know-how ao portfólio fortalece o trabalho de forma significativa”, afirma.

Continue lendo

Digital

Road assume comunicação estratégica das redes sociais da SLS Brasil

Publicado

em

Road, referência em estratégia digital, anuncia seu mais recente cliente, a Street League Skateboarding (SLS) – a maior liga de skate de rua do mundo. A parceria tem como objetivo fortalecer o posicionamento da SLS em suas redes sociais como referência em sua trajetória única, como proprietária da principal liga mundial da categoria e o quanto isso reforça o desenvolvimento do esporte aqui no Brasil.

Pelo segundo ano consecutivo, a 213 Sports, que assim como a Road também é uma das verticais da V3A – Agência de Live Marketing e Eventos – é a responsável pela promoção e desenvolvimento de novos negócios da liga no Brasil.

A Street League Skateboarding encontrou na Road uma parceira estratégica e inovadora para impulsionar a visibilidade da liga nas redes sociais e ajudar na performance da competição no país. A agência traz consigo uma vasta experiência em estratégias digitais eficazes, utilizando abordagens arrojadas para engajar públicos e ampliar a presença on-line de marcas.

“Estamos trabalhando para tornar a Road uma das principais agências de marketing do Brasil, construindo narrativas envolventes que transformem marcas em histórias memoráveis ao mesmo tempo que assumimos um compromisso contínuo com o sucesso de nossos clientes, seja na execução ou na comunicação como um todo. É de uma enorme responsabilidade assumir as redes de uma marca como a SLS no Brasil, para dar visibilidade à própria liga e ao Super Crown World Championship no momento em que os atletas brasileiros estão se consagrando como grandes nomes do esporte. É tempo de celebração e nós estamos aqui para explorar novas maneiras de compartilhar a empolgação e a cultura única, conectando os entusiastas de todo o país de forma mais profunda com a comunidade de skatistas”, afirma Daniel Levy, cofundador e diretor da Road.

Continue lendo