Conecte-se com a LIVE MARKETING

Artigos

Mike Zizzari: Por que investir nos microinfluenciadores?

Publicado

em

Se sua marca está pensando em engajamento e lucro, considere o poder dos microinfluenciadores. Mas, por que eles, ao invés dos grandes influencers?

A popularidade pode ser algo muito positivo na vida de inúmeras pessoas, mas nem sempre é bem vista quando o assunto é marketing digital e influenciadores. Os números ostensivos de grandes influencers brasileiros, por exemplo, impressionam pela quantidade de recordes quebrados e de pessoas supostamente alcançadas. Mas será que eles realmente dominam os milhões de inscritos e seguidores que possuem?

Uma pesquisa realizada pela Markerly, que se baseou em 2 milhões de influenciadores digitais com as mais diversas audiências, mostrou que, para posts não remunerados, influencers no Instagram com menos de 1000 seguidores têm uma taxa de engajamento média de cerca de 8%, enquanto os com 1 mil a 10 mil seguidores têm uma taxa média de apenas 4%.

Quem são os microinfluenciadores?

Para facilitar o entendimento, podemos classificar os atuais influenciadores como:

Imprensa e celebridades: possui um grande número de seguidores, mas nem sempre há realmente um grande poder de influência.
Influenciadores: grupo com grande poder de influência e grande número de seguidores.
Microinfluenciadores: grupo que também possui grande poder de influência, com menos seguidores, porém maior poder de engajamento. Normalmente são apaixonados pelo assunto que abordam, sabem como ninguém do que estão falando e, pelo menos no início, produzem conteúdo de forma caseira.

Embaixadores da marca: clientes leais e que mantém um bom relacionamento com a empresa, e que, na maioria das vezes, acabam divulgando os produtos da marca para os amigos e familiares.
Fãs das redes sociais: pessoas interessadas em mais informações sobre as empresas, incluindo ofertas, promoções e, é claro, novos produtos desenvolvidos para eles.

Você deve estar se perguntando por que os microinfluenciadores acabam gerando mais engajamento e até mesmo lucro para as empresas? A resposta é bem simples: baixo custo e maior identificação com o público que os segue.

Por serem pouco conhecidos, os seus seguidores são bem fieis às dicas e informações divulgadas por eles, mesmo quando estão sendo pagos para tal ação, já que existe uma confiança por parte dos seguidores.

Outro ponto importante é o de que, normalmente, o microinfluenciador ainda não fez parceria com muitas marcas, o que também ajuda a passar uma ideia ainda maior de confiança para cada um de seus seguidores.

E dados também podem te ajudar a entender o poder desse investimento. Segundo uma pesquisa realizada pela Linqia, cerca de 94% dos profissionais de marketing que apostaram e investiram em campanhas com influenciadores, colheram bons resultados.

E, de acordo, com um estudo feito pela McKinsey, de 20% a 50% dos consumidores consideram a opinião de influenciadores no momento da decisão de compra dos produtos. O mesmo estudo também revelou que o marketing boca a boca é duas vezes mais eficaz do que a publicidade paga.

Utilizar um microinfluenciador pode parecer contraditório, já que nos leva a pensar: por que usar alguém com poucos seguidores, na tentativa de promover minha marca? A resposta é muito simples: microinflunciadores têm público mais específico, nichos. Isso torna o relacionamento mais sólido. Se a sua empresa atua com um público-alvo e bem característico, pode ser mais interessante utilizar este tipo de influenciador. Além disso, costumam demandar um investimento menor. Ou seja, são ideais para quem tem um orçamento apertado.

Mas, como utilizar um microinfluenciador? Muitas são as formas de investir, inclusive, grande parte dos microinfluenciadores são pagos por meio de permuta. Apoiar o microinfluenciador de outras maneiras, também é uma forma de investimento necessário e efetivo. Por exemplo, estimulando o influencer a desenvolver um projeto especial, onde sua empresa seja sua parceira. Com esse tipo de parceria surgem muitos trabalhos criativos em que ambas as partes são beneficiadas.

Ofereça experiências ao microinfluenciador! Se você tem um hotel, convide-o para conhecer o seu negócio e usufruir do local. Se tem uma gelateria, que tal convidar o influencer para experimentar as delícias de sua loja? Dessa forma, ele vai compartilhar em suas redes a experiência vivida. Assim, o seu negócio é divulgado.

Faça do microinfluenciador o seu maior parceiro de negócios. Isso torna sua marca visível, com uma audiência mais estratégica.

Mike Zizzari é CEO da New//It – www.agencianew.it

Continue lendo

Artigos

Muito além do brinde: o live marketing cria conexões

Publicado

em

*Maíra Holtz

Elaborar um canal de comunicação entre consumidores e marcas não é fácil. O desafio pela atenção do cliente é grande e, muitas vezes, o relacionamento com o público não é assertivo devido a utilização de estratégias erradas.

Assim, os brindes promocionais não devem ser vistos apenas como um agrado para os clientes, pois representam uma forma de fidelizar o consumidor e reforçar a imagem da marca. Com o mundo digitalizado, uma experiência sensorial – que faça o consumidor vivenciar algo diferente – gera resultados assertivos.

Em uma de suas ativações, a Gomes da Costa criou uma praia na Av. Paulista para ativar a campanha “Pesque pelo Nome”. Muito além da distribuição dos brindes (com a lata de nome escolhido, sacola personalizada da marca e uma marmiteira), os visitantes puderam se divertir na pescaria e até descansar em um ambiente de praia no meio da maior cidade do país.

Os dados são aliados 

A entrega de um brinde deve ser estrategicamente pensada para se comunicar com o público alvo da marca. E a análise de dados, como comportamento de compra, demografia e histórico online – oferecidos por muitas plataformas – assim como o briefing da empresa, ajudam a desenvolver ações assertivas.

Um estudo conduzido pela Accenture mostrou que mais de 80% dos usuários estão dispostos a compartilhar suas informações, desde que, em retorno, recebam experiências mais personalizadas.

O monitoramento de métricas e dados relevantes garantem insights poderosos sobre a oferta e procura de serviços e produtos, possibilitando ao time de planejamento uma visão mais clara do mercado e dos consumidores.

Marketing de comunidade

Outra via que pode ser utilizada em ações de entregas de brindes é o marketing de comunidade, levando a marca a empregar a força de sua comunidade de fãs influentes para expandir a sua comunicação e promover o seu produto ou serviço de forma mais abrangente.

De acordo com pesquisa realizada pela MindMiners, 44% dos consumidores escolhem marcas que buscam compreendê-lo. Ou seja, as pessoas buscam não só pelo produto, mas também pela entrega, de acordo com seu posicionamento em determinados assuntos, preferências, práticas e valores.

No live marketing, muitas estratégias são complementares. Por isso, o planejamento traçado é fundamental para fortalecer o laço entre consumidor e marca. Seja com um brinde promocional bem pensado e elaborado, uma ativação ou um evento, o objetivo é que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer, ao vivo, aquilo o que a marca tem a oferecer, seja em relação aos seus produtos e serviços ou seja no que ela acredita.

*Maíra Holtz – Sócia-diretora e fundadora da Estalo, agência de marketing 360º

Continue lendo

Artigos

A cultura do SEO e o futuro do marketing digital em constante atualização

Publicado

em

*Marcos Alonso

Não é novidade que há um aumento de investimento no marketing digital nos últimos anos, registrando recentemente, aumento de 85% nos próximos cinco anos, segundo líderes entrevistados de 60 empresas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

Inicialmente, por conta da migração de investimentos publicitários de canais tradicionais, como TV, revistas e jornais, para a área digital. Com o tempo, as ações se diversificaram ampliando as possibilidades de investimento em estratégias e ferramentas. Junto, há um aumento do custo de mídia em si, já que há mais gente competindo por mais atenção. Por outro lado, a profissionalização também pressiona estes custos pois envolvem profissionais e agências/consultorias especialistas nas diversas áreas do marketing digital para garantir o alcance dos resultados almejados.

Eu considero que o SEO é uma das ferramentas mais importantes pois promove ativos para a empresa, em que cada página gera tráfego e passa a comunicação correta, ocasionando resultados sem a necessidade de esforços contínuos sobre ela. Com o passar do tempo, são criados diversos destes ativos, o tráfego e resultados do site passam a ser mais estáveis, sem grandes picos ou depressões. Além disso, é um tráfego independente de outras plataformas e seu negócio não fica refém de políticas ou mudanças de regras, como pode acontecer nas plataformas da Meta ou até do Tik Tok.

Uma pesquisa recente mostra que 94% das empresas definiram a estratégia do marketing digital para o crescimento da marca, em que a produção de conteúdo é a principal ferramenta para atingir resultados. Com possibilidades infinitas como e-mail marketing, influenciadores, propagandas via diversas plataformas como Google e Meta Ads, inbound marketing e, obviamente o SEO, é possível gerar muitos indicadores de resultados em que é muito fácil se perder.

Notando ruídos na comunicação interna das empresas na área,  entendo ser fundamental, além das atualizações digitais, colocar o cliente no centro da tomada de decisões, criando nele uma cultura de SEO, trazendo as informações e estratégias para dentro da empresa para que todos participem ativamente da melhoria constante do site. Isto envolve treinar e educar o cliente das boas práticas de SEO, agir com liberdade e levar ao cliente oportunidades identificadas e trabalhar com foco na otimização contínua, baseada nos resultados das ações realizadas para comemorar vitórias e entender razões de insucesso.

Sendo um mercado que está em constante mudanças, 2024 promete grandes acontecimentos no digital. A IA chegou e mostra que pode ajudar em várias frentes e é uma ferramenta que facilita alguns processos. Mas ainda acredito que a humanização na comunicação é fundamental no desenvolvimento de conteúdos, definição de estratégias, acompanhamento e interpretação de resultados. Se deve ter um cuidado a mais na IA para gerenciamento de campanhas. Para campanhas médias e pequenas, com verba reduzida, nossa experiência é que quanto maior a automação, menos confiáveis os resultados.

Além disso, acredito que o foco direcionado em diferentes gerações, social commerce, chatbots e voicebots, conteúdo de áudio, short vídeos, entre outras ferramentas estarão em ascensão em 2024. Também aposta no Data Driven, uma das tendências do marketing, que tem seu conceito na gestão orientada na análise de dados para atingir cada público-alvo. Vai ficar cada vez mais difícil ganhar um posicionamento bom para páginas e palavras-chave porque a quantidade de conteúdo sobre qualquer assunto ou produto, já é enorme, imagine daqui a 5 anos. A importância de estabelecer essa cultura de SEO na empresa, estimulará resultados mais sólidos e crescentes.

*Marcos Alonso -Fundador da Curacautin, consultoria especializada em SEO, performance e marketing digital.

Continue lendo