Autoconhecimento é poder! É isso que o meuDNA Saúde vem entregando no Brasil, desde abril, quando foi lançado. Agora, a healthtech se une ao Instituto Oncoguia, organização de apoio a pacientes com câncer, para intensificar esse movimento de conscientização sobre o câncer de mama genético. Para isso, a empresa preparou uma programação especial de conteúdos que conta com a parceria da ONG na curadoria.
Um levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia revelou que uma em cada 12 mulheres terá um tumor nas mamas até os 90 anos de idade. O risco sobe para 72% se houver uma alteração genética no gene BRCA1; e para 69%, caso haja uma variante no BRCA2. Como trata-se de uma predisposição para doença genética, se a mulher apresenta uma variação em um dos dois genes, há 50% de chance de outra pessoa da família de primeiro grau ter a doença, ou seja, a hereditariedade pode sim ser considerada um fator de risco.
O meuDNA Saúde, por meio de uma amostra retirada da parte interna da bochecha, identifica nove riscos genéticos para doenças graves, entre as quais o câncer de mama masculino e feminino.
Já o Instituto Oncoguia, associação sem fins lucrativos que atua para ajudar pacientes com câncer a viverem mais e melhor, por meio de projetos e ações informativas e de educação em saúde, fará um cross de conteúdo com a marca em seu site www.ongoguia.org.br. Entre os dias 1 e 31 de outubro, o público encontrará na plataforma mais informações sobre a possibilidade de o câncer de mama ser hereditário, quais os métodos disponíveis no mercado para a prevenção, por qual razão essa investigação precoce é considerada um ato de amor e não uma sentença, qual o papel do médico na prevenção precoce do câncer de mama genético e qual a idade média para o surgimento da enfermidade.
No mesmo período, influenciadoras que enfrentaram o câncer de mama, que possuem laços próximos com a doença, ou que usam sua influência na Internet para inspirar as seguidoras sobre autocuidado e estilo de vida, também vão compartilhar conhecimento sobre a possibilidade hereditária do câncer nas redes sociais. Entre elas estão Camila Pinheiro (@pinheirocamila), Taty Ferreira (@acidezfeminina), Marieli Mallmann (@m_marieli) e Camila Monteiro (@camilamonteiro).
As consumidoras que adquirirem o meuDNA Saúde durante o mês de outubro pelo site meudna.com receberão o kit com uma embalagem informativa especial sobre o outubro rosa.