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Mercado de cupons gera 650 milhões em vendas para e-commerce brasileiro em 2017

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Em 2017, consumidores resgataram 18 milhões de códigos promocionais para realizar compras nas lojas online

 

O Cuponomia, portal que reúne ofertas e cupons de desconto para compras online, foi responsável por gerar R$ 650 milhões em vendas para o e-commerce brasileiro em 2017. O resultado é fruto de 18 milhões de cupons de desconto resgatados pelos usuários no site, um crescimento de 30% em comparação a 2016, e permitiu ao consumidor economizar, em média, 20% nas compras feitas pela internet.

O levantamento também revelou que grandes e-commerces como Amazon, C&A, Saraiva e Ponto Frio ofereceram até 70% mais cupons de desconto para os usuários em relação ao ano anterior. As lojas online que aumentaram o número de os códigos promocionais disponibilizados em 2017, tiveram crescimento nas vendas em até 80%.

 

Setores em crescimento

Em 2017, a quantidade de cupons de descontos resgatados para pedidos em plataformas delivery de alimentos e bebidas foi, em média, 5 vezes maior que em 2016, ressaltando o crescimento de startups como iFood e Uber Eats no Brasil.

O segmento de viagens e turismo também alcançou maior representatividade no mercado de cupons. O número de códigos promocionais resgatados para compra de passagens aéreas e pacotes de viagens no comércio eletrônico cresceu 65% no último ano.

Segundo o Cuponomia, as categorias que mais ofereceram cupons de desconto ao longo do ano foram moda e acessórios, lojas de departamento, perfumes e cosméticos, esportes e eletrodomésticos.

 

Black Friday

Na última edição da Black Friday, 550 mil códigos promocionais foram resgatados para compras na internet, cerca de 20% a mais que em 2016. Os consumidores tiveram uma economia de até 30% a mais no valor das compras durante o evento, com tíquete médio de R$ 507,00.

 

Datas comemorativas

Datas comemorativas como o Dia das Mães e o Dia dos Pais foram os períodos com maior procura por cupons de desconto no e-commerce pelos consumidores que buscam economizar na compra dos presentes.

De acordo com o levantamento, no último Dia das Mães, o número de cupons de desconto retirados pelos usuários para compras em lojas virtuais foi 35% maior em comparação com 2016. Já os códigos promocionais resgatados na plataforma nas vésperas do Dia dos Pais tiveram volume 12% maior que no ano anterior.

A análise considera o volume total de códigos promocionais resgatados no site em um período de duas semanas anteriores às datas comemorativas.

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Ampro divulga estudo sobre os impactos do PERSE

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A Ampro, Associação de Marketing Promocional, publica os resultados da pesquisa que realizou com associados e não-associados sobre os impactos do PERSE, Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, entre os dias de 28/2 a 6/3.

Esta é mais uma das ações, que a associação realizou em prol da manutenção do PERSE e objetiva comprovar, com números, o quanto o benefício ajudou e vem ajudando os setores de entretenimento, eventos, hotelaria e turismo.

Os dados comprovam a importância do benefício fiscal, já que ainda é utilizado por mais de 97% dos respondentes. E, reitera o peso que as restrições advindas da pandemia de COVID-19 tiveram no setor de eventos, já que para mais de 85% dos participantes esse período representou uma redução no volume de infra-estrutura e gastos operacionais, para 58% resultou em redução de faturamento e, para 70% fez com que o número de demissões aumentasse.

Somado a isso, 88% dos respondentes afirmaram que o PERSE foi importante para que seu negócio não fechasse as portas, e para 85% a redução de custo gerada pelo benefício foi muito determinante para a definição de estratégia de seu negócio. Além disso, apenas 20% dos respondentes afirmaram não ter que demitir caso o benefício fiscal fosse revogado, em oposição aos 70% que afirmaram que o término prematuro do programa geraria prejuízos para suas empresas.

“Não é novidade que o setor que agrega empresas de live marketing  tenha sido profundamente impactado pela pandemia, e ainda esteja em processo de recuperação. Era essencial estarmos munidos de dados para evidenciar o impacto gerado no segmento de live marketing, a fim de permitir que o mercado compreendesse plenamente as consequências da ausência do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE)”, afirma Heloísa Santana, Presidente da Ampro.

A entidade ainda realizará, no dia 27 de março, um webinar exclusivo para seus associados, com o objetivo de informar sobre o andamento das negociações em torno do tema do PERSE.

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Sem Parar promove ação com cronômetro ambulante

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2024 mal tinha começado e muita gente já brincava nas redes sociais com as poucas oportunidades de feriados nacionais para dar aquela esticada no descanso. E como esta sexta-feira (29) será o penúltimo feriado nacional prolongado do ano, o Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos, vai colocar um caminhão personalizado com um cronômetro percorrendo as principais ruas e avenidas de São Paulo e Rio de Janeiro para lembrar as pessoas que ainda dá tempo de se programar para curtir uma viagem no feriado.

Com a frase “Não é o último chocolate do pacote, mas é o penúltimo. Nesse feriado, vá sem parar” estampada e um relógio em contagem regressiva para a Páscoa, a ação da marca irá percorrer mais de 300 quilômetros nas duas capitais, passando por pontos como avenidas Paulista e Faria Lima, em São Paulo, e avenidas Vieira Solto e Atlântica, no Rio de Janeiro.

Complementando a estratégia com conteúdo gerado por usuários (UGC), a ação também irá presentear com vouchers de R$ 30 clientes que registrarem o caminhão, em foto ou vídeo, e postarem em suas redes sociais marcando o perfil do Sem Parar no Instagram (@sempararoficial).

“Feriado prolongado lembra viagem e viagem é um tema muito proprietário da marca Sem Parar, já que a gente ajuda as pessoas a curtirem a vida sem se preocupar com as filas. Fazia todo o sentido entrar nessa trend das redes que faz piada com os poucos feriados do ano e ajudar na contagem regressiva de quem já está ansioso para o recesso de Páscoa”, explica Catharina Donato, gerente de marketing do Sem Parar. “Nossa intenção com essa estratégia foi conectar mobilidade e viagem de forma descontraída, em um cenário que extrapola o digital e propõe uma interação mais ativa entre os clientes e o Sem Parar”, completa.

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