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Agências

McCann Worldgroup salta para a 2º posição do ranking The Gunn Report

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Campanhas de duas operações da rede na América Latina também se destacaram –Balígrafo, da McCann Colômbia e Convers.o.s, da Mercado McCann, na Argentina

O McCann Worldgroup, que conquistou inúmeros prêmios criativos em 2016, foi reconhecida no mais recente ranking publicado pelo The Gunn Report como a segunda rede criativa mais premiada do mundo ano passado. Este é o segundo ano consecutivo no qual a rede deu um salto significativo no ranking do The Gunn Report, com a rede subindo da 9º posição em 2014 para a 5º posição em 2015.

O salto do McCann Worldgroup no The Gunn Report segue-se à elevação da rede, duas semanas atrás, à 2º posição no ranking Agency A-List 2017, da Advertising Age, que reconheceu as excitantes ideias por trás das campanhas integradas desenvolvidas para os clientes da rede.

A análise do The Gunn Report também revelou que a McCann manteve sua posição global de 2º rede mais premiada em criatividade digital, com o trabalho “Field Trip to Mars” , uma campanha de realidade virtual criada pela McCann Nova Iorque para a Lockheed Martin, como a 3º campanha digital individualmente mais premiada do mundo Adicionalmente, a ação “”Survivor billboard”, criada pela McCann Londres para o jogo de Xbox Tomb Raider, da Microsoft, foi reconhecido como a campanha impressa e de outdoor mais premiada do mundo em 2016.
“Uma performance verdadeiramente notável propulsou a McCann de seu já anterior alto 5º lugar para o 2º lugar no ranking de agencias do The Gunn Report Agency” disse Emma Wilkie, diretora executiva do The Gunn Report. “Além de terem alcançado sua mais alta pontuação em todos os tempos (138 pontos), a McCann pode realmente agora incrementar suas credenciais criativas. Agências de 19 países contribuíram para esse incrível resultado, com quatro delas ranqueadas no Top 50, além de duas de suas altamente premiadas campanhas figurando no Top 10 das mais premiadas campanhas em todas as mídias avaliadas no The Gunn Report. Um feito fantástico, logo, felicitamos enormemente toda a McCann.

Entre as diversas campanhas da rede que contribuíram para o resultado geral da McCann, algumas foram criadas por operações latino-americanas, em países como Argentina, Brasil, Colômbia, Peru e Porto Rico. Duas campanhas se destacaram especialmente: Balígrafo/Bulletpen, criada pela McCann Colômbia para o Ministério da Educação, e a campanha Convers.o.s, criada pela Mercado McCann para o canal de esportes TyC.

Figurando na posição #24 do Top 30 de campanhas premiadas na categoria ALL GUNNS BLAZING IN THE WORLD, equivalente a categoria Titanium e Integrated, a campanha Balígrafo, que transformou projéteis de balas em canetas que literalmente se tornaram o símbolo da assinatura do acordo de paz entre o governo colombiano e o grupo guerrilheiro FARC, ganhou entre outros prêmios ao longo de 2016: Leão de Ouro em Cannes, ouros, prata e bronze nas edições locais e regional do Effie Awards, GP no Wave Festival, e Ouros no El Ojo de Iberoamérica, incluindo um na categoria “Melhor ideia Latina para o mundo”.

Para rever o caso, acesse: https://youtu.be/G2nhl9uwznA

Posicionada no 29 lugar do Top 30 mais premiados comerciais do mundo, a campanha de TV Convers.o.s, assinada pela TyC Sports, mostrava o drama de pais cujos filhos acabam se tornando torcedores de times de futebol diferentes dos seus. A campanha foi a mais premiada da última edição do El Ojo de Iberoamérica, quando ganhou, entre outros troféus, dois Grand Prix em TV/Cine e Esporte.

Para rever a campanha, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Q4iAKBIC8Ac

O The Gunn Report analisa e avalia todos os vencedores dos festivais considerados os mais importantes do mundo, e produz um ranking global sobre as mais premiadas agências, redes, campanhas, clientes e países.
Sem nossos bravos clientes, que realmente fizeram coisas extraordinárias no último ano, duvido que nos tivéssemos alcançado resultado tão incrível”, disse Rob Reilly, Chairman Global de Criação do McCann Worldgroup.

Os cálculos do The Gunn Report são baseados em prêmios conquistados por agências da rede na Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Colômbia, República Tcheca, Finlândia, França, Índia, Japão, Peru, Porto Rico, Romênia, Sérvia, Espanha, Tailândia, Emirados Ãrabes, Reino Unido e Estados Unidos.

Entre as distinções criativas conquistadas pela McCann em 2016 estão a mais premiada campanha no Festival de Cannes, com tanto os escritórios da McCann nos Estados Unidos e no Reino Unido posicionados no topo do ranking de seus respectivos países, rede ter sido nomeada Rede do Ano globalmente no London International Awards, Cresta, e Midas (prêmio de marketing financeiro); na Europa no Golden Drum Awards; na América Latina nos três maiores festivais regionais FIAP, El Ojo e El Sol; a FP7 Dubai// McCann reconhecida como a Agência mais Efetiva do Mundo globalmente; a McCann Health nomeada “Rede do Ano” tanto no Festival de Cannes Lions Health quanto no Global Awards; e a Momentum e a Weber Shandwick também recebendo as honrarias de agências do ano.

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Agências

Lampada.ag lança “Senses Travel”

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Com mais de duas décadas de experiência na realização de eventos de grande porte, promoções e parcerias estratégicas, a agência Lampada.ag expande o seu portfólio e anuncia o lançamento do núcleo “Senses Travel”: uma nova divisão com foco em experiências de viagens nacionais e internacionais customizadas para marcas. Este novo formato promete transformar a maneira como as marcas se conectam com seus públicos, oferecendo viagens transformadoras através dos sentidos que não só atendem aos gostos pessoais dos viajantes, mas também promovem aprendizados, novas visões e uma conexão profunda com os propósitos das marcas envolvidas. O objetivo é agregar valor à viagem através de uma curadoria inteligente construindo um storytelling que promove transformação nas pessoas alinhadas com as demandas dos clientes.

“Senses Travel não é apenas uma viagem, é uma jornada de transformação, curadoria e conexão. Nosso objetivo é ir além da viagem de turismo tradicional, criando experiências que refletem os valores e visões tanto das marcas quanto dos viajantes”, afirma Lutti Colautto, CEO da Lampada.ag.

Diferente de incentivos comuns ou agências de viagem, o “Senses Travel” oferece um serviço de seleção detalhada, focando em locais com culturas, conhecimentos e momentos, tudo isso longe dos habituais pontos turísticos. A promessa é de uma experiência verdadeiramente transformadora, fundamentada na essência e não apenas no discurso.

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Clima quente, cabeça fria é o conceito que marca estratégia de campanha de incentivo da Batux para Sprite

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Sprite é um refrigerante que surfa muito bem no território jovem. Esse match vem naturalmente para uma geração que está sempre se “mexendo”, com mais desgaste físico e mental e precisando de um cuidado especial com a hidratação. Nesse cenário, Sprite se coloca como opção para que esses consumidores se refresquem e hidratem. Com esse contexto, a marca criou o conceito “Clima Quente, Cabeça Fria” na nova campanha de incentivo a sua força de vendas. A estratégia e operacionalização dos fluxos e premiação são de responsabilidade da Batux, agência escolhida pela The Coca-Cola Company para idealização e condução das campanhas de incentivo de suas marcas.

A agência, também especializada em ações promocionais e inovação no live marketing, encontrou alguns desafios específicos nesse projeto. O principal deles foi criar a estratégia de campanha dentro do guarda-chuva de incentivo (mecânica + prêmios) de forma a tangibilizar o conceito macro da campanha. Nesse sentido, a Batux criou pílulas de comunicação que reforçam o conceito de Sprite e ganham relevância com a força de vendas, estimada em cerca de 21 mil profissionais.

“Procuramos entrar na onda do conceito macro da marca para estabelecer uma continuidade entre o que está no PDV e o que iremos reforçar na Plataforma Timaço (que envolve todas as marcas Coca-Cola). Dessa forma, chegou-se ao KV trabalhado em todas as frentes de venda”, conta Chris Bradley, CEO da Batux.

Segundo ela, as mecânicas desenvolvidas para a campanha de incentivo tiveram foco em cobertura e visibilidade, reforçando a presença Sprite durante o verão. A força de vendas trabalhada foi de diretores e gerentes (para esses, a Batux é responsável apenas pela comunicação e não da operação) a promotores e supervisores, para os quais a Batux trabalhou todo o fluxo da ação. “Exploramos os conceitos de criatividade e cobertura nos PDVs ativados com o desafio de criar pontos extras de Sprite, elevando a relevância do portfólio de produtos da marca.”

“Como a ação de venda é concentrada no público jovem, procuramos conversar com essa audiência e, para isso, foram escolhidas prioritariamente peças digitais, com envio via WhatsApp, tais como giftsstickers e card para o aplicativo de comunicação. Toda a comunicação trouxe linguagem associada ao verão, potencializando a positivação e conquista dos PDVs”, conclui Chris.

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