Marcelo Montone: Como as marcas de cerveja mostraram a importância do posicionamento de marca no Dia da Mulher

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Ação da Skol e campanhas da Heineken e da Proibida conseguem ressaltar os erros e acertos de empresas nesta data

Mais um Dia da Mulher se passou e já é possível perceber como as marcas agiram nesta data que, ao longo dos anos, vêm sendo um verdadeiro teste para agências digitais por trás das grandes e pequenas empresas.

Sempre que alguém me pede dicas de como aproveitar melhor as redes sociais para os negócios, não penso duas vezes antes de falar que o primordial sempre foi e sempre será entender o consumidor, saber qual a linguagem e quais bandeiras ele apoia, afinal, o consumidor precisa se ver na marca que está comprando.

Analisando o cenário atual do Brasil e do mundo, não é muito difícil perceber como o Dia Internacional da Mulher, há um tempo, vem se tratando muito mais de temas ligados à luta e ao feminismo, do que simplesmente às comemorações. Pensando nisso, realizar uma ação com as flores e chocolates, utilizados por muitos anos, e falando sobre o talento da mulher à frente da família pode significar transformá-la em um fracasso de alcance e de aprovação.

Quem parece ter percebido como conseguir ter sucesso, este ano, é a Skol. A marca de cerveja lançou, em 08/03, um vídeo nas redes sociais e um site interativo com o slogan ‘Redondo é sair do seu passado’. Nele, a empresa deixa claro que o mundo mudou, então era hora de mudar também, e chama ilustradoras mulheres para refazer peças publicitárias criadas anteriormente, onde a mulher era vista como “entregadora da cerveja”. (Veja aqui: https://goo.gl/jasbZB)

Tendo em vista que, ao longo dos anos, o número de mulheres que se declaram amantes de cerveja, e consumidoras da bebida, tem aumentado significativamente, o caso se trata de uma das maneiras mais eficientes de fidelizar de vez o gênero e reposicionar uma imagem.

Outra empresa que trilhou muito bem essa ampliação de imagem é a Heineken. Em 2016, o filme de uma ação publicitária em que a marca levava mulheres até a final da Champions League, um dos maiores campeonatos de futebol do mundo, e filmavam a reação dos maridos das mesmas ao descobrirem que elas estavam lá, foi amplamente divulgado e elogiado.

A própria campanha utilizada pela cervejaria: “Heineken, lúpulo, malte e água, nada mais”, mostra como ela ampliou o público ao fazer um marketing diretamente focada no produto e que facilmente atinge homens e mulheres e ainda conecta a imagem a um resultado final de extrema qualidade, sem apelar para nada mais além de sua composição. Simples e eficaz.

Um exemplo negativo de ações próximas ao Dia da Mulher, ainda utilizando o mundo da cervejaria como exemplo, foi a criação da nova linha de cervejas da marca Proibida. Eles apresentaram, em fevereiro, cervejas de estilos diferentes e uma em especial recebeu críticas de grande parte do público: a Proibida Mulher.

A cerveja, segundo a marca, é “delicada, perfumada e feita especialmente para a mulher”. As mulheres que já consomem a bebida há anos, independente de marca, não entenderam o motivo da criação. Os homens também não. No final, a repercussão negativa conseguiu apagar o lançamento da nova coleção inteira de cervejas da marca.

As redes sociais deixaram se ser um espaço apenas para divulgação de fotos e compartilhamento de matérias, elas viveram uma plataforma de divulgação de opinião. Você pode amar ou odiar, mas o fato é que não há mais como ignorar essa sede que o público tem em conseguir se expressar e comentar sobre tudo. Em datas importantes como o 08 de março, então, esse desejo é maior ainda. Utilizar datas importantes, como o Dia Internacional da Mulher, é uma das melhores maneiras para conseguir posicionar ou reposicionar sua marca e atingir o público desejado.

 

Sobre Marcelo Montone:
Formado pela PUC, com especialização em Marketing pela ESPM e Miami AD School, Marcelo Montone é fundador da agência paulistana Nommad.Id, totalmente focada em performance digital, e vem há 18 anos pesquisando e se especializando inteiramente em internet e agências digitais. O especialista já atuou em cases de sucesso e atendeu contas importantes de marcas esportistas, empresas e órgãos públicos. Com pesquisas e técnicas inovadoras, Motone se mostra cada vez mais como um respiro de inovação dentro do mercado de marketing brasileiro.

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