Marcello Laruccia e Jennifer Djehdian lançam a produtora Factory com hub de artistas independentes em formato Cloud Producing

Avatar

A indústria de animação tem um movimento crescente desde a internet. A evolução de plataformas de streaming reaquece ainda mais a área, principalmente para a publicidade de diversas mídias.

Esse ano, a magia da art motion ganha vida com as engrenagens da Factory, produtora de animação que, lançada em 2016 pelas mãos da Produtora Executiva Jennifer Djehdian, agora, firma sociedade com o diretor de motion graphics e filmes Marcello Laruccia, nome referência do assunto. Há 15 anos já trabalham juntos e agora, ingressam no mercado publicitário com um conceito artístico New Face para transcender a criatividade e técnica de curtas, longas e TV.

Como tendência do mercado criativo, seu formato Cloud Producing permite reunir um hub de artistas, colaboradores e independentes do Brasil e do mundo para ampliar a seleção de ilustradores que traduzem de forma específica, cada briefing através da engenharia da animação. Aqui, primeiramente a conexão com a arte é feita pela minuciosa curadoria da Factory a fim de escolher o artista ideal para cada projeto, pensando primeiramente na arte de cada trabalho, para depois, ser animada. Evidenciar o que cada artista tem de melhor e conectá-lo a isso é uma das premissas da produtora.

A expertise da fábrica animada? Laruccia explica: “Qual artista escolher para esse briefing? O que cada artista da curadoria tem a oferecer? Como visualizar essa ideia? Uma boa animação precisa primeiro, de uma boa ilustração. Depois, a técnica movimenta”, frisa.

Alguns artistas da rede reforçam a identidade da produtora: Felms, Rodrigo Yokota, Domingos Octaviano que reside em Berlim, e Gustavo Gialuca. “A Factory inova com um conceito mais autoral e flexível em seus projetos, onde a paixão pela arte da animação da dupla de sócios surpreende o mercado, entregando mais do que é esperado. Priorizamos a fluidez no processo de produção, antecipando os problemas e soluções”, comenta Jennifer.

cid:image015.jpg@01D4452D.43D9F770

Dos trabalhos já premiados que ganharam destaque, a Reactive Poster que entrou para a Short List Cannes na categoria Retail & Customer Promotions, desenvolvida pela Ampfy para Nike onde a Factory foi responsável pela curadoria e produção de ilustrações e motion. Neste case, que também venceu dois bronzes no Wave Festival, tem as ilustrações como protagonistas para representar a realidade aumentada via celular. Um pôster permite que o consumidor experimente o novo tênis da marca sem precisar ir até uma loja física:

cid:image020.gif@01D4452B.CBE575B0

Rodrigo Marangoni, Diretor de Criação da agência Ampfy, divide a sua percepção do trabalho feito com a produtora: “O trabalho da Factory Brasil se mostrou uma solução muito eficiente e consistente para uma série de clientes da Ampfy. Destaque para o trabalho de ilustração para ações de tecnologia do Nike.com e o motion design que vem acoplado com uma curadoria impecável de ilustradores para campanhas recentes de Iguatemi e Mitsubishi.”

Ano passado, a Ampfy também convidou a Factory para produzir a campanha da Gol e CBF para Stories do Instagram. Foram 5 animações no total, sendo 1 para cada copa do mundo que o Brasil ganhou. Rendeu 2 bronzes e um shortlist (de 3 inscritos) no Wave Festival. O formato da animação é vertical, para Stories em mobile: https://vimeo.com/channels/factorybrasil/238384349

Das animações mais “freshies”, a produtora lançou para o canal Gloob, uma animação 3D de conscientização infantil. Lançada pelos canais da rede Globosat além do Gloob, a campanha levanta a bandeira do movimento “Juntaê” que atua na contramão do individualismo, abraça um conceito de viver que transborda a tela da TV, incentivando o hábito de brincar junto, a conversa ao vivo e atividades em grupo: https://vimeo.com/285182793

Mais 6 animações da campanha ainda serão lançadas este ano pela Factory.

Outra novidade é esse trabalho para o grupo Souza Lima, líder em segurança e serviços, a ser veiculado nos canais pagos ESPN, Globosat e Band Sports: https://vimeo.com/285842938

Mesmo com a colaboração de artistas em rede, o formato Cloud Producing da Factory conta com uma base em um agradável espaço em Alto de Pinheiros, com estrutura de animação e pós-produção.

https://vimeo.com/channels/factorybrasil

 

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

In the news
Carregar Mais