Marcas ganham cada vez mais força no Instagram

Rede Social é a que mais tem crescido em número de seguidores de marcas, segundo o relatório #MS360FAAP, desenvolvido pela FAAP e Socialbakers
A mais recente pesquisa #MS360FAAP, desenvolvida trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), em parceria com a Socialbakers, dá conta de que os usuários do Instagram tem seguido cada vez mais marcas nessa plataforma.
O levantamento mede as atividades dos 100 perfis de negócios com mais interações nas mídias sociais do Brasil, dentro dos setores Mídias e Notícias, Bens de Consumo, Entretenimento, E-Commerce e Marcas / Institucional. Traz, ainda, dados dos 100 perfis de influenciadores digitais com mais interações.
Nos meses de julho, agosto e setembro, a média de crescimento no número de seguidores no Instagram, dentro dos perfis das marcas monitoradas, foi cerca de 140 mil. No trimestre imediatamente anterior, o valor médio foi de 99 mil novos seguidores. Esse dado deixa evidente, de acordo com o professor Adriano Cerullo, um dos pesquisadores do NiMD, o crescente interesse das pessoas em seguir marcas nessa plataforma.
“Nos últimos anos, o público jovem, principalmente entre 18 e 24 anos, passou a valorizar as redes de nicho como o Instagram ou as redes privadas como o WhatsApp”, explica o professor, que também é coordenador da pós-graduação em Branded Content & Entertainment da FAAP. Ainda segundo o especialista, em redes mais populares como o Facebook, esse público se sente excessivamente exposto, porque não quer, por exemplo, que os pais fiquem comentando em suas publicações.
As marcas têm feito, em média, 22 publicações por semana no Instagram, o mesmo número indicado no relatório do trimestre anterior – abril, maio e junho. São cerca de 3 publicações por dia.
Outro dado interessante do relatório diz respeito às postagens do tipo carrossel, com mais de uma foto ou vídeo. “Esses posts são os que mais geraram curtidas e comentários nos perfis das marcas”, explica a professora Karina Bousso, que também participa do estudo. No entanto, em perfis de celebridades, também avaliado no estudo, foram as postagens com apenas uma imagem que geraram mais “likes” entre os usuários.
Facebook
Ainda que seja a rede com mais seguidores, o Facebook começa a enfrentar uma diminuição no ritmo de crescimento. No segmento “Marcas/Institucional”, o crescimento médio de fãs caiu de 83.325 nos meses de abril, maio e junho, para apenas 50.505, entre julho, agosto e setembro.
Mas, a queda maior – e mais surpreendente, por se tratar de um período eleitoral – se deu entre os perfis de “Mídia”. Nesse segmento, o crescimento médio de 21.621 fãs verificado no segundo trimestre deste ano caiu para 6.270 no terceiro período analisado.
Para o professor Thiago Costa, coordenador da pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital da FAAP, pode se tratar de um reflexo das chamadasFake News. “A descrença nos veículos de comunicação tradicionais pode explicar essa redução no volume de crescimento, especialmente se considerarmos o momento que vivemos no País”, diz.
Atendimento ao cliente
Apesar da queda no volume de crescimento de fãs no Facebook, houve uma mudança positiva por parte dos perfis da categoria “Marcas/Institucional”, que diminuíram o período de tempo para responder ao seguidor por essa plataforma. No trimestre anterior, de abril a junho, a média do tempo de resposta era de 21 horas. De julho a setembro, o tempo caiu para 15 horas.
Ainda no Facebook, vale destacar outra modificação no formato de publicação. “No último trimestre, o que se viu foi um grande percentual de investimentos em publicações promovidas. Nesta edição, percebe-se que as empresas estão diminuindo seus investimentos e apostando cada vez mais no alcance orgânico”, acrescenta o professor Adriano Cerullo.
Em relação à interação dos usuários, no setor de “Entretenimento”, principalmente, é possível perceber um aumento no compartilhamento dos posts.
Twitter
No período analisado, também houve uma queda em relação à média de crescimento de seguidores para marcas e perfis que não são de marcas. Há, ainda, uma redução na média de tuites por dia. “Perfis de marcas parecem estar investindo menos em posts com fotos e/ou links e passam a preferir a atualização do “status” no perfil”, indica a professora Karina.
Mais números:
– No Twitter, perfis que não são de marcas demoram, em média, 1 hora e 10 minutos para responder ao contato dos usuários.
– Mesmo com os especialistas de mercado indicando o vídeo como sendo o formato preferencial no Facebook, a maior parte das marcas prefere postagens de fotos na plataforma.
– 29% das publicações feitas por marcas no Instagram não utilizam nenhuma hashtag.
– As celebridades brasileiras com mais interações no Instagram possuem, em média, 7,8 milhões de seguidores.
O conteúdo completo de todos os relatórios do #MS360FAAP estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.

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