Mais da metade dos cerca de 10 milhes de sites ativos no pas so blogs, informa a BigData Corp

Levantamento revela que 82,7% da blogosfera brasileiracontm anncios; mdias sociais, feed de notcias e plataformas para blogging so instrumentos que tm conquistadoa adeso massiva dos blogueiros nacionais

Existem mais de 5,5 milhes de blogs no Brasil, os quais representam 55,36% dos cerca de 10 milhes de sites ativos no pas. Este universo est rapidamente se transformando em um mercado que comea a concorrer pela verba de propaganda: mais de 82% deles adota alguma rede de exibio de anncios. A AdSense, do Google, reina absoluta entre os blogs, respondendo por 54,06% de participao. Todas as demais redes de anncios somam 28,64%.

Estas e outras concluses esto no mais novo levantamento realizado no incio de setembro pela BigData Corp, empresa lder em big data na Amrica Latina. A empresa realiza o monitoramento semanal de mais de 20 milhes de sites brasileiros (dos quais apenas a metade ativa).

Este um universo sobre o qual pouco se sabe e direcionamos nossas pesquisas para destrinchar para onde vai esse mercado, que ganha relevncia econmica em funo do potencial de anncios que possui, sem falar da capacidade de formao de opinio dos blogs mais influentes, comenta Thoran Rodrigues, fundador e CEO da BigData Corp.

 

Blogosfera multifacetada

Boa parte dos sites dedicada a um tema predominante. Lideram os blogs de moda (1,81%), os de tecnologia (1,76%), os de cultura (1,6%), os de poltica (1,3%), os de esportes (1,24%) e os de viagem (1,19%). No entanto, visvel a pulverizao de assuntos, abrangendo, ainda entretenimento (1,12%), beleza (0,67%), games (0,38%) e humor (0,35%).

Outra caracterstica dos blogs brasileiros que menos de 1% deles (0,94%) consegue romper a barreira de meio milho de acessos por ms. Ao contrrio, 96,5% so pequenos, com at 10 mil visitas mensais. Da mesma forma, apenas 13,97% possuem mais de 5 mil imagens no seu acervo. Talvez porque o tempo mdio de vida dos blogs seja de apenas 12 meses, os acervos de fotos e posts seja pequeno, explica o executivo. A maior parcela, 30,87%, possui menos de uma centena de fotos; e 27,03% apresentam aos seus visitantes entre mil e 5 mil imagens.

 

Profissionalizao em curso

J vemos uma tendncia profissionalizao desses blogs, que comeam a usar ferramentas para alavancar sua exposio na web e facilitam o conhecimento de seus leitores, bem como o relacionamento mais fidelizado, comenta Rodrigues.

De acordo com o levantamento da BigData Corp, mais de 80% (80,29%) j esto hospedados em, basicamente, duas plataformas de blogging: a Blogger, lidera com folga, com 59,76% dos blogs no pas, e a WordPress (18,51%). Tambm o uso de mdias sociais se generalizou. Mais de 90% dos blogs aliam a sua exposio a elas: Facebook (48,53%) e Youtube (48,21%) so as favoritas dos blogueiros, os quais tambm lanam mo do Twitter (33,97%) e do Instagram (11,14%).

 

Desperdcio de oportunidades

Vale mencionar que, entre as ferramentas mais relevantes utilizadas na blogosfera brasileira, est o feed RSS, que facilita a distribuio e integrao do contedo em outras plataformas, hoje presente em 91,49% dos blogs, informa Rodrigues.

Curiosamente, as ferramentas de analytics, no entanto, ainda tm cho para conquistar: foram adotadas por apenas 41,39% dos blogs do pas. Isso denota um resqucio de amadorismo, j que o blogueiro que dispensa a adoo de analytics no faz ideia de quem seja, de fato, o seu pblico. Vive s cegas, pois perde a oportunidade de apresentar um contedo mais dirigido e relevante a quem o segue, assim como a de alavancar o seu espao comercialmente para as empresas que buscam atingir o seu leitor, afirma o especialista em big data.

Thoran chama a ateno para uma tendncia que indica a importncia crescente do acesso aos blogs via celular: os aplicativos j esto presentes em 12,24% dos blogs nacionais.

In the news
Carregar Mais