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Lojas de conveniência têm espaço para crescimento no mercado nacional

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Cases de sucesso serão apresentados durante Fórum Internacional da 14ª ExposPostos & Conveniência. Novidades em produtos e serviços também têm destaque no evento.

eja para qual for a necessidade ou a ocasião de consumo, há sempre uma loja de conveniência no caminho do consumidor, pronta para resolver o que ele precisa, oferecendo praticidade, conforto e agilidade na sua rotina atribulada, em um ambiente agradável, seguro e cordial. A análise é de Giselle Valdevez, sócia diretora da empresa Valsa – Valdevez e Santiago Assessoria Empresarial, que fará palestras sobre o tema no Fórum Internacional e na Arena do Conhecimento, eventos que integram a programação da ExpoPostos & Conveniência – 14ª Feira e Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência & Food Service, entre os dias 13 e 15 de agosto, em São Paulo.

“Desde a abertura da primeira loja de conveniência no Brasil, há 32 anos, o canal segue crescendo e está sempre se adequando ao mercado, na busca contínua por satisfazer as necessidades do seu cliente, cada vez mais exigente, bem informado, super conectado e, quase sempre, apressado”, diz a consultora. Ela lembra que, assim como outros canais varejistas, as lojas de conveniência vêm, no decorrer dos anos, se reinventando em função do consumidor dos grandes centros urbanos, que precisa usar melhor o seu tempo.

O setor de Alimentação Fora do Lar também tem merecido a atenção de estudos e projetos da Valsa. “Com o formidável crescimento desse setor, consequência da jornada atribulada do consumidor, o Food Service é uma categoria muito importante no mix de ofertas, e permanece em contínua evolução”, afirma Giselle. Atualmente, ofertas de cafeterias gourmet, saladas, sanduíches, salgados e até refeições e sobremesas são servidas em lojas de conveniência. “O cliente, muitas vezes atraído pela rapidez e facilidade, sabe que pode encontrar opções de qualidade para comer – seja para café da manhã, lanche, almoço ou jantar”, conclui.

Casos de sucesso

Em 2018, segundo os dados do Anuário da Plural (Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência), o faturamento do segmento brasileiro de conveniência, que fechou o ano com um total de 8.030 pontos de vendas, foi de R$ 7,54 bilhões. “Apesar do cenário desfavorável de retração econômica dos últimos anos, o canal vem sempre apresentando resultados positivos, crescendo em vendas e em número de lojas. Isso é motivo de confiança em sua força, que tem grande potencial para ser ainda maior”, avalia Giselle.

No dia 15 de agosto, a consultora vai comentar o vídeo especialmente produzido para o Fórum Internacional da ExpoPostos & Conveniência com os casos de sucesso e inovação de empresas que operam no setor de conveniência e varejo. Nele serão mostradas iniciativas recentes do mercado nacional de lojas de conveniência, contando os casos das redes Aghora, am/pm, BR Mania e Shell Select, além de outros formatos varejistas, fora do segmento conveniência em postos de serviços.

“Todas as iniciativas abordadas no vídeo funcionam como inspiração para o público espectador, além de boa fonte de observações e análises: como podemos ser criativos e implementar melhorias no negócio para prosperar? Para onde está caminhando esse mercado?”, conclui Giselle.

Novidades para fidelizar o cliente

Pegaki

Com objetivo de conectar loja física ao e-commerce, a Pegaki estará na ExpoPostos & Conveniência com a proposta de utilizar as lojas de conveniência dos postos como pontos de retirada. “Tal movimento já acontece em outros países, como Estados Unidos e principalmente Europa”, garante João Cristofolini, CEO da empresa.

Cristofolini explica que o consumidor compra pelo e-commerce e retira seu produto nos pontos da Pegaki mais conveniente, que são estabelecimentos parceiros. “No evento, nosso foco é mostrar para as lojas de conveniência que essa é uma forma deles atraírem mais clientes, sendo que 30% das pessoas que tiram seus produtos em um ponto da Pegaki acabam fazendo alguma compra no ponto de retirada”, explica. “A nossa única exigência para as lojas é ter um espaço para guardar as encomendas do e-commerce que chegam”.

O executivo afirma que esta nova forma de relacionamento com o consumidor com os pontos de retirada são o futuro do e-commerce. “Porque todos saem ganhando, desde o cliente até os comerciantes, tanto do ponto de retirada como do e-commerce. O consumidor ganha por poder escolher o melhor ponto de retirada para pegar sua encomenda e o estabelecimento parceiro da ação ganha atraindo possíveis clientes para seus negócios. Já o e-commerce tem a certeza de que o produto será entregue.”. Atualmente, a Pegaki tem 600 pontos espalhados pelo Brasil.

Bob’s

O Bob’s levará para a ExpoPostos & Conveniência sua visão de negócios para atender este setor do varejo. Segundo Marcelo Tristão, diretor de desenvolvimento da empresa no Brasil, a marca está em franca expansão e confia na retomada do crescimento do país. “Recentemente fizemos uma negociação com vários fornecedores e conseguimos reduzir nosso investimento em cerca de 15%”, afirma. “Desta forma, os postos de gasolina são importantes canais de atuação para a nossa empresa”.

Para a feira, o Bob’s promete um stand moderno e atraente. “Este ano, faremos todas as nossas apresentações em uma mesa interativa e em tablets, deixando-as mais dinâmicas e atrativas para o público. Além disso, os visitantes poderão desgustar nosso delicioso Milk Shake Crocante”, lembra Tristão.

Atualmente, o Bob’s tem mais de 40 lojas localizadas em postos de gasolina em todo o país e, segundo Tristão, tem espaço para crescer ainda mais, inclusive em praças que já contam com uma unidade do marca. “Isso é possível porque realizamos recentemente essa adequação de investimentos, reduzindo em aproximadamente 15% o custo total para abrir um ponto de venda. As lojas de conveniência em postos de gasolina trazem comodidade ao consumidor”.

Heineken

Heineken levará à ExpoPostos & Conveniência toda sua linha de cervejas da marca Eisenbahn, porta de entrada para o segmento craft, que tem previsão de dobrar de tamanho até 2020 no mercado brasileiro, e de conquistar 10% dessa fatia com as marcas Eisenbahn e Baden, segundo informa Leonardo Tognato, National C-Stores Manager. Também serão apresentados os lançamentos dos rótulos Eisenbahn IPA e Pale Ale na lata de 350ml e a nova embalagem de 300ml para a marca Baden Baden.

Serviço

14º Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service

Data: de 13 a 15 de agosto

Horário: das 8h30 às 13h30

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rod. dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda, São Paulo

Inscrições por meio deste link.

Palestra Giselle Valdevez: dia 15, às 12h30.

ExpoPostos & Conveniência 2019

Data: de 13 a 15 de agosto

Horário: das 13h às 21h

Fórum: das 9h às 13h

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rod. dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda, São Paulo

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Eventos

Amstel celebra o espírito livre de Amsterdam às margens do Rio Pinheiros

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Amstel, cerveja pertencente ao Grupo Heineken, ocupará a região do Rio Pinheiros para realizar a 1ª edição do Amstel Espírito de Amsterdam, experiência que chega à cidade com o objetivo de homenagear e celebrar os pontos de conexão entre São Paulo e a capital holandesa, como a diversidade, liberdade, a cena da música eletrônica, a paixão pelo futebol, o Kings Day que é um verdadeiro carnaval holandês. O evento em São Paulo acontecerá nos dias 27 e 28 de abril e em 4 e 5 de maio, com entrada gratuita.

O King’s Day (em português, Dia do Rei) ocorre no final de abril (27), porém a atmosfera da festividade permeia o mês inteiro. É uma celebração com jornada não linear, que convida o público a exaltar a chegada da primavera na Holanda, que enseja centenas de eventos culturais, que toma os canais e rios da cidade, com festas ao ar livre e muitas tulipas pela cidade. Tudo isso embalado pela cor laranja, um dos grandes símbolos do país.

O espírito de liberdade de Amsterdam está materializado em um lugar que convida o público a expressar diferentes formas de ser. Tudo isso se conecta à campanha I AMSTEL – O Sabor Incomparável de Sermos Nós Mesmos, que destaca a autenticidade e a liberdade, instiga as pessoas a serem elas mesmas, sem rótulos ou máscaras, capazes de se revelar em ambientes autênticos, entre amigos queridos e nos lugares favoritos que proporcionam segurança.

A Amstel é uma marca holandesa que vem ganhando cada vez mais relevância em nosso mercado, por isso é justo transportar toda a energia e o espírito de liberdade de Amsterdã para uma cidade tão cosmopolita como São Paulo. Vamos mostrar aos consumidores tudo o que há em comum entre as duas culturas e, claro, destacar os aspectos que diferenciam Amstel das outras marcas do mercado: sua origem, seus ingredientes e sua autenticidade. Por isso, acreditamos muito no potencial deste projeto, que é inovador e único, características que permeiam todas as ações feitas pela marca”afirma Cecília Alexandre, diretora de marketing de mainstream e economy no Brasil.

A retirada dos ingressos será realizada por meio do site da Amstel, que fornecerá as informações da programação, dias, atrações, line up, quantidade de ingressos, etc. Ao clicar em “resgatar”, o usuário é direcionado para a plataforma da Sympla, onde poderá obter sua entrada a partir de 22 de abril. Os ingressos terão duas datas de abertura: 22 de abril para o primeiro final de semana do evento, e 29 de abril abrem os ingressos para o segundo final de semana. A opção de retirada é somente em pares, não havendo convites individuais.

O Festival Amstel Espírito de Amsterdam terá capacidade para receber 1.000 pessoas por dia. Toda a ação conta com a assinatura da ATENAS.ag, agência responsável pelo planejamento, criação e execução do projeto. Em parceria com Wado Gonçalves e Diego Ognibeni, dupla especializada em space branding, que desenvolvem experiências de marca combinando técnicas de arquitetura, design e tecnologia; e também por Rike Volpato, estrategista criativo especialista em projetos para a indústria cervejeira e de entretenimento.

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Ação de Kibon na orla do Rio tem Preta Gil de surpresa

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No fim da tarde de domingo (8), a cantora Preta Gil surpreendeu o público e se juntou à galera no calçadão da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, para participar de uma ativação de Kibon, que visava celebrar o amor dos consumidores pela marca em uma experiência para lá de especial, com arte, música e muito sorvete.

Simpática, Preta chegou ao local animada e logo entrou no clima de descontração com o público presente que pediu e fez com que ela acabasse aceitando realizar uma rápida apresentação musical com a banda do Alalaô Kiosk.

“Viver essa experiência com as pessoas aqui na orla do Rio, com gosto de sorvete e vista pro mar, traz uma energia inspiradora e que refresca a alma. O Rio de Janeiro é minha cidade, meu templo, e estou muito feliz em participar desse momento com Kibon, que faz parte da minha história e de todos os brasileiros”, destaca Preta Gil.

Com o fundo do pôr do sol mais famoso do Rio, na Pedra do Arpoador, a presença de Preta deu o toque final à ativação de Kibon, que tinha como foco trazer um momento especial de lazer ao público e para unir os apaixonados pelos sorvetes da marca com desejo de registrar esse amor na pele. A experiência tem o objetivo de fortalecer o vínculo da marca com os consumidores, levando sua essência onde eles já estão, em um ambiente propício para saborear Kibon: cenário paradisíaco, em um fim de semana e com acesso gratuito a todos.

Com pontos de ação e entretenimento nos quiosques Alalaô e Ginga nas orlas de Ipanema e Leme, respectivamente, foram feitas tatuagens temporárias de duração entre um e três dias, com desenhos criados pelas artistas Ziza e Talita Persi e, em troca, o público ganhava produtos clássicos do portfólio de Kibon.

“Todo mundo tem uma lembrança deliciosa saboreando um sorvete Kibon, tanto que foi comprovado que o sorvete está associado à felicidade. São momentos refrescantes e inesquecíveis e que Kibon quer registrar na pele, literalmente. Criamos essa experiência refrescante, em parceria com nossa equipe global e na cidade onde Kibon nasceu, para registrar na pele o quanto nossa marca faz parte desses momentos deliciosos”, explica Camila Conti, head de marketing de sorvetes na Unilever.

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