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Líderes da ABA para a gestão 2018-2020 tomam posse em cerimônia especial
Evento realizado em São Paulo marcou o inÃcio dos mandatos de grandes executivos de marketing e comunicação de empresas anunciantes
Na terça-feira (24 de abril), a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) realizou, na sede da ESPM Tech em São Paulo, a cerimônia de posse que marcou o inÃcio dos mandatos dos lÃderes da entidade para a Gestão 2018-2020, apresentando as novas composições do Conselho Superior, da Diretoria Nacional, do Conselho Fiscal e da ABA-CapÃtulo Rio.
Na ocasião, a Presidente Executiva, Sandra Martinelli apresentou um a um os membros da nova gestão e destacou a trajetória de mudanças pela qual a ABA tem passado desde 2014, atuando fortemente entre as lideranças do marketing e da comunicação para discutir e apontar tendências, caminhos e melhores práticas dentro de um cenário em plena transformação. âOs últimos quatro anos foram a maior transformação dos quase 60 anos da entidade, que serão completados em 2019. A principal marca nesse processo foi o trabalho em equipe, pois nada foi feito apenas por uma pessoa ou um grupo. Somos muitos e todos interligados e alinhados ao mesmo objetivoâ comenta Martinelli.
Na sequência, João Campos, Presidente do Conselho Superior da ABA e Presidente da Pepsico fez um breve discurso aos presentes, relembrando pontos importantes das transformações implementadas na entidade e destacando o foco no que está por vir. âMuito já foi feito para que possamos entrar neste cÃrculo virtuoso. Mas sempre acredito que o mais importante é o que faremos a seguir. Considero essa forma de pensar imprescindÃvel para manter o olhar no futuro, pois ainda há muito trabalho a ser feito. Entro no terceiro biênio à frente do Conselho Superior da ABA com a convicção de que ela está disciplinada, pronta e ciente do seu papel de condução do marketing para o que ele pode e deverá ser no futuroâ enfatizou Campos.
Para a conclusão do evento de posse, João Branco, Presidente da Diretoria Nacional da ABA e Diretor de Marketing do McDonaldâs, dirigiu algumas palavras aos novos lÃderes, abordando a importância e o papel dos profissionais de comunicação e marketing. âA ABA somos nós, profissionais envolvidos nas áreas de comunicação e marketing dos anunciantes, que decidiram dedicar voluntariamente um tempo para atuar na construção de um mercado mais forte e integrado. Somos a voz dos clientes e dos anunciantes. Somos como um farol para o qual as empresas olham quando querem descobrir para onde tem que ir. Cabe a nós entender o que está acontecendo e liderar essas mudançasâ. O Presidente da ABA aproveitou, ainda, a proximidade com a Copa do Mundo e fez uma analogia com o futebol: âA seleção brasileira dos anunciantes escalou seus jogadores para começar um novo perÃodo e está entrando em campo na busca de muitas conquistas e avanços. à um momento em que precisamos aprender juntos sobre tudo o que está acontecendo, para que possamos ganhar juntos, jogando juntosâ, finalizou Branco.
Após a posse dos lÃderes da Gestão 2018-2020, a programação do dia teve sequência com reunião da Diretoria Nacional.
Conheça abaixo os nomes de todos os lÃderes ABA Gestão 2018-2020 que tomaram posse em 24 de abril:
CONSELHO SUPERIOR:
Presidente do Conselho Superior
João Campos – PepsiCo Alimentos
Co-Presidente do Conselho Superior
Sérgio PompÃlio – Johnson & Johnson
Conselheiros
Alexandre Bouza – Grupo Boticário
Danielle Bibas – Avon
Delano Valentim – Banco do Brasil
Eraldo Carneiro – Petrobras
Eric Albanese – Oi
Fernando Bomfiglio – Souza Cruz
Francesco Cibò – Coca-Cola
Hermann Mahnke – GM
João Ciaco – FCA
Luiz Serafim – 3M
Maria Elena Lioi – BRF
Rodrigo Tedesco – Mars Brasil
Sarah Buchwitz – Mastercard
William Malfati – Grupo Fleury
DIRETORIA NACIONAL:
Presidente da Diretoria Nacional
João Branco – McDonald’s
1º Vice-Presidente da Diretoria Nacional
Nelcina Tropardi – Heineken
Vice-Presidentes
Afonso Champi – Ferrero
Disraelli Galvão – Ambev
Gabriela Onofre – Johnson & Johnson
Newman Debs – Unilever
Poliana Sousa – P&G
Thiago Icassati – Reckitt Benckiser
Diretores
Alvaro Garcia – quem disse, Berenice?
André Svartman – Walmart
Andrea Alvares – Natura
Andrea Mello – Samsung
Barbara Miranda – Alpargatas
Claudia Fernandes – Azul Linhas Aéreas
Claudia Neufeld – Walt Disney
Fernando Calia – PepsiCo
Grazielle Parenti – Mondelez
Helga Meuser – Nestlé
Igor Puga – Santander
Juliana Hosken – BASF – Suvinil
Maria Lucia Antonio – FCA
Paula Costa – Electrolux
Silvana Balbo – Carrefour
Sirley Lima – Pernod Ricard
Wilson Mello – Danone
Em definição – L’Oréal
ABA-CAPÃTULO RIO:
Presidente
Ana Paula Castello Branco – TIM
CONSELHO FISCAL:
Danielle Bibas – Avon
Rodrigo Tedesco – Mars Brasil
Wilson Mello – Danone
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Ampro divulga estudo sobre os impactos do PERSE
A Ampro, Associação de Marketing Promocional, publica os resultados da pesquisa que realizou com associados e não-associados sobre os impactos do PERSE, Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, entre os dias de 28/2 a 6/3.
Esta é mais uma das ações, que a associação realizou em prol da manutenção do PERSE e objetiva comprovar, com números, o quanto o benefício ajudou e vem ajudando os setores de entretenimento, eventos, hotelaria e turismo.
Os dados comprovam a importância do benefício fiscal, já que ainda é utilizado por mais de 97% dos respondentes. E, reitera o peso que as restrições advindas da pandemia de COVID-19 tiveram no setor de eventos, já que para mais de 85% dos participantes esse período representou uma redução no volume de infra-estrutura e gastos operacionais, para 58% resultou em redução de faturamento e, para 70% fez com que o número de demissões aumentasse.
Somado a isso, 88% dos respondentes afirmaram que o PERSE foi importante para que seu negócio não fechasse as portas, e para 85% a redução de custo gerada pelo benefício foi muito determinante para a definição de estratégia de seu negócio. Além disso, apenas 20% dos respondentes afirmaram não ter que demitir caso o benefício fiscal fosse revogado, em oposição aos 70% que afirmaram que o término prematuro do programa geraria prejuízos para suas empresas.
“Não é novidade que o setor que agrega empresas de live marketing tenha sido profundamente impactado pela pandemia, e ainda esteja em processo de recuperação. Era essencial estarmos munidos de dados para evidenciar o impacto gerado no segmento de live marketing, a fim de permitir que o mercado compreendesse plenamente as consequências da ausência do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE)”, afirma Heloísa Santana, Presidente da Ampro.
A entidade ainda realizará, no dia 27 de março, um webinar exclusivo para seus associados, com o objetivo de informar sobre o andamento das negociações em torno do tema do PERSE.
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Sem Parar promove ação com cronômetro ambulante
2024 mal tinha começado e muita gente já brincava nas redes sociais com as poucas oportunidades de feriados nacionais para dar aquela esticada no descanso. E como esta sexta-feira (29) será o penúltimo feriado nacional prolongado do ano, o Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos, vai colocar um caminhão personalizado com um cronômetro percorrendo as principais ruas e avenidas de São Paulo e Rio de Janeiro para lembrar as pessoas que ainda dá tempo de se programar para curtir uma viagem no feriado.
Com a frase “Não é o último chocolate do pacote, mas é o penúltimo. Nesse feriado, vá sem parar” estampada e um relógio em contagem regressiva para a Páscoa, a ação da marca irá percorrer mais de 300 quilômetros nas duas capitais, passando por pontos como avenidas Paulista e Faria Lima, em São Paulo, e avenidas Vieira Solto e Atlântica, no Rio de Janeiro.
Complementando a estratégia com conteúdo gerado por usuários (UGC), a ação também irá presentear com vouchers de R$ 30 clientes que registrarem o caminhão, em foto ou vídeo, e postarem em suas redes sociais marcando o perfil do Sem Parar no Instagram (@sempararoficial).
“Feriado prolongado lembra viagem e viagem é um tema muito proprietário da marca Sem Parar, já que a gente ajuda as pessoas a curtirem a vida sem se preocupar com as filas. Fazia todo o sentido entrar nessa trend das redes que faz piada com os poucos feriados do ano e ajudar na contagem regressiva de quem já está ansioso para o recesso de Páscoa”, explica Catharina Donato, gerente de marketing do Sem Parar. “Nossa intenção com essa estratégia foi conectar mobilidade e viagem de forma descontraída, em um cenário que extrapola o digital e propõe uma interação mais ativa entre os clientes e o Sem Parar”, completa.