Instagrafite cria “The Good Gallery” no metrô Consolação para lançamento da série “The Good Doctor” do Sony Channel

Avatar
O hub internacional de arte contemporânea revela vencedora da exposição interativa para unir as diferenças

Para o Instagrafite, em 2011, o Instagram foi o primeiro impulso criativo como galeria digital de arte urbana. Como referência e inspiração internacional, o perfil foi um start para revelar a visão artística e empreendedora da dupla de publicitários Marcelo Pimentel (Diretor de Arte) e Marina Bortoluzzi (Planner).

Com mais de 1 milhão de seguidores e com o Brasil, USA, México, Itália, Inglaterra e Canadá, entre os principais países de audiência, desde 2015, os fundadores criativos e curadores transformaram o perfil do Instagram em um dos maiores hubs de mídia de arte pública do mundo.

Enquanto algumas empresas começam a olhar para a conexão entre arte e inovação, o Instagrafite já fala fluente a língua da arte pública e de rua, sabendo que para o novo, arte é tão importante quanto a tecnologia. E faz isso usando a arte como meio para o playground on e offline.

Além de mídia, como uma creative strategist think-tank, respira ideias disruptivas, tem experiência em curadoria, produção, gerenciamento de projetos e consultoria na área artística. Sua linguagem flui desde pinturas em empenas e murais, instalações, esculturas, arte interativa e multimídia, à arte digital, videomapping, entre outros conceitos visuais que podem incorporar as mais inéditas manifestações da arte. Hoje é uma plataforma independente de produção de arte urbana com atuação global, fazendo intercâmbios de artistas do Brasil e de muito países.

A novidade em campanha agora é para o Sony Channel. Para a estreia da primeira temporada da série The Good Doctor transmitida pelo canal, com a cocriação da Agência Portland e a curadoria do Instagrafite, simularam uma galeria de arte inédita, a The Good Gallery, no metrô Consolação, São Paulo. O manifesto “As diferenças nos tornam únicos” reforça a importância da diversidade para sermos mais fortes, transformar o mundo e ampliar as percepções do pensamento. A ação foi expandida para o México com a mesma dinâmica, sob a tutela, curadoria e produção do Instagrafite, no mês de setembro. A série The Good Doctor, foi lançada em setembro, no Sony Channel.

Para furar a bolha, e com inspiração na temática do seriado, a curadoria encontrou artistas que representam a diversidade em suas singularidades, técnicas e estilos: Priscila Barbosa, desenvolve um trabalho que investiga diferentes corpos de mulheres e nossas relações com eles; Bruno Malfatti, retrata o curioso contraste entre o estranho e o típico, entre o trágico e o cômico; Pegge, tem foco nas vivências urbanas do jovem negro periférico de São Paulo, aos 12 anos, perdeu parcialmente a visão; Paloma Partes, suas ilustrações dialogam com pautas feministas e representam mulheres com bastante diversidade, sua arte é reflexo da sua vivência como mulher com deficiência; Rafael ODRUS, grafiteiro surdo que prega a valorização das pessoas negras, da cultura surda e das comunidades periféricas; Karen Fidelis aka Kueia, conhecida pela criação de personagens cômicos, é uma das maiores especialistas em realismo na arte de rua brasileira, sendo seu personagem mais icônico a Kueia, que retrata a própria artista que é autista, com Síndrome de Asperger.

Cada um produziu uma obra original, criada especialmente ao projeto. O público que circulou pela Galeria foi convidado a compartilhar em suas redes sociais a #thegoodgallery, tageando o artista preferido e o mais postado ganhou a sua versão do personagem do seriado no metrô. A vencedora foi Priscila Barbosa que, em um leilão virtual, a moeda de troca foi o reforço da mensagem de que não há melhor maneira de encarar as diferenças, senão as compartilhando!

Instagrafite, muito além do virtual

A empresa trabalha com grandes clientes do mercado nacional e internacional, como Nike,

Nubank, Ben & Jerry’s, Budweiser, JanSport, Microsoft, Red Bull, Absolut, entre outros. Produziu e curou o mural sobre o centenário de Nelson Mandela para o Turismo da África do Sul, no Brasil, em uma empena do Minhocão, em São Paulo, com a pintura dos artistas Diego Mouro e Criola.

Como mídia, o Instagrafite é convidado influente em grandes festivais, feiras e eventos de arte de rua no mundo. Em sua trajetória, já fotografou e fez a cobertura de eventos como Wynwood Walls, em Miami; Pow Wow Hawaii, em Honolulu; St+art India, em Mumbai; Mural Festival, em Montreal; Wonderwalls, em Wollongong; Sea Walls, na Nova Zelândia; Mextonia, na Estônia; Life is Beautiful, em Las Vegas; Crush Walls, em Denver; entre muitos outros.

Em curadoria, assinam o festival O.bra, realizado em 2015 em São Paulo, de criação do Instagrafite com outros parceiros; o Nu Festival, criado para o Nubank em 2017; e uma das edições da Artmossphere, Bienal de Arte Urbana de Moscou, na Rússia; além de serem um dos curadores do board do Urban Nation Museum for Urban Contemporary Art, museu focado em arte urbana situado em Berlim, na Alemanha. Em 2019, assinam a curadoria da nova edição do Além da Rua, festival internacional que acontece em Fortaleza, no Ceará.

https://www.wtfinstagrafite.com/

Blog internacional (com colaboradoras de Londres, EUA e México):

http://instagrafite.com/

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

In the news
Carregar Mais