Gianfranco Zucoloto – Os desafios de lançar um app que incentiva o voto consciente em tempo de eleição

Em tempos de fake news os apps com viés político podem atuar de forma segura

Por Gianfranco Zucoloto

Como entregar uma solução simples para o usuário a partir de variáveis tão complexas? Este foi o ponto de partida da Fullbar Digital para o desenvolvimento de um aplicativo educativo criado para ajudar as pessoas a fazerem escolhas conscientes nas eleições de 2018. Entre os principais obstáculos da agência estavam a preocupação com a usabilidade de uma plataforma destinada a pessoas dos mais variados perfis, a garantia da segurança dos dados dos usuários e um prazo bastante desafiador. A missão aqui era tratar de um assunto tão complexo, como é a política, de um jeito leve e interessante para qualquer pessoa.

A jornada do usuário foi concebida a partir de muita pesquisa e inúmeros testes até que se chegasse a um resultado cuja interface e navegação fossem altamente intuitivas. Outro desafio da ferramenta era a validade das informações disponibilizadas. Tudo foi desenvolvido a partir da base de dados oficiais do TSE – Tribunal Superior Eleitoral. No entanto, a legislação e o calendário eleitorais jogavam contra o prazo de entrega, uma vez que pedidos e análises de impugnações de candidaturas, por exemplo, poderiam acontecer a qualquer momento, em todo o Brasil, bem próximo das eleições.

A solução foi dividir o desenvolvimento do projeto em 4 fases, sendo que nas primeiras o usuário estabelece suas preferências políticas, e apenas na última é convidado a compará-las com as propostas dos candidatos a cada cargo eletivo.

Por fim, para garantir a segurança dos usuários e suas opiniões, nenhuma informação que passa pelo aplicativo é armazenada, de modo que não pode ser utilizada em campanhas ou pesquisas externas. Todas as informações são criptografadas. Com essa jornada, o aplicativo GUIA DO VOTO chegou ao número 1 da lista Top Gratuitos da Google Play no Brasil e está entre os mais baixados também na App Store, ambos na categoria Educação. Para quem trabalha com tecnologia e soluções, cada projeto é único, repleto de particularidades, e com este não foi diferente.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

In the news
Carregar Mais