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“Gameficação”: Estratégia para conquistar clientes e funcionários chama atenção de empresas

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Aplicar a dinâmica dos jogos em várias frentes, muito além do entretenimento, gera resultados e atrai público

Seja por competição ou diversão: os games são atrativos gigantes na hora de se distrair. Eles conquistam o público desde a década de 1970, quando surgiram os primeiros Magnavox e Ataris e mostram ser uma maneira poderosa de envolver pessoas. Ao longo dos anos esse tipo de fidelização não passou despercebido de empresas e a “gameficação”, variável do termo em inglês ‘gamefication’, hoje em dia, dá importantes dicas sobre envolvimento de marca e cliente.

De acordo com Marcelo Montone, especialista em marketing digital e fundador da Nommad.id, este processo de engajamento não é novo. Ele começou a ser utilizado no início dos anos 2000, mas ganhou visibilidade por volta de 2012, e atualmente mostra toda a sua potência. Além de entretenimento, os jogos podem ser aplicados em diversas frentes e ser utilizado como estratégia para conquistar o público, expandir a adesão a produtos, gerar engajamento por parte dos consumidores e ampliar as vendas.

“As empresas podem se beneficiar tanto interna como externamente pela ideia, desde que haja o planejamento adequado, regras claras para a implementação e utilização, acompanhamento ativo das ações e target bem definido, já que, para que o objetivo seja alcançado, é imprescindível a segmentação das ações”, conta Montone.

O consultor ainda diz que o mercado conta com bons exemplos do sucesso da ‘gameficação’. Alguns cases que estão em acessão atualmente são os de aplicativos de idiomas que se propõem a ensinar uma nova língua através de plataformas digitais. Nestas, o aluno precisa passar por provas e concluir desafios para subir de nível e acessar novas lições. Para ele, esse processo incentiva o aprendizado e fixa a matéria com mais facilidade.

Além da conquista de engajamento, também é possível utilizar a gameficação no ambiente corporativo, com o endomarketing. A estratégia pode garantir o aumento de desempenho de funcionários, deixando as obrigações mais lúdicas.

“Tornar a rotina mais divertida, associando recompensas a ações, promovendo a concorrência, gerando reconhecimento por parte da organização vem demonstrando eficácia na gestão de pessoas, avaliação profissional, aumento da produtividade e melhoria no desempenho das empresas, à medida que a satisfação da equipe aumenta, a qualidade do trabalho acompanha e os resultados são relevantes. ”, afirma Montone.

A proposta já vem demonstrando sucesso em grandes corporações, como o Google e é uma tendência que merece estudo para implementação nos próximos meses. “É importante que as empresas estejam atentas ao momento exato de apostar em tais oportunidades e garantir que elas sejam utilizadas, efetivamente, em favor do negócio, alinhando e atendendo as necessidades e expectativas dos stakeholders. O mercado vem mudando a cada dia e as companhias precisam se renovar para acompanhar essa transição. ”

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Ampro divulga estudo sobre os impactos do PERSE

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A Ampro, Associação de Marketing Promocional, publica os resultados da pesquisa que realizou com associados e não-associados sobre os impactos do PERSE, Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, entre os dias de 28/2 a 6/3.

Esta é mais uma das ações, que a associação realizou em prol da manutenção do PERSE e objetiva comprovar, com números, o quanto o benefício ajudou e vem ajudando os setores de entretenimento, eventos, hotelaria e turismo.

Os dados comprovam a importância do benefício fiscal, já que ainda é utilizado por mais de 97% dos respondentes. E, reitera o peso que as restrições advindas da pandemia de COVID-19 tiveram no setor de eventos, já que para mais de 85% dos participantes esse período representou uma redução no volume de infra-estrutura e gastos operacionais, para 58% resultou em redução de faturamento e, para 70% fez com que o número de demissões aumentasse.

Somado a isso, 88% dos respondentes afirmaram que o PERSE foi importante para que seu negócio não fechasse as portas, e para 85% a redução de custo gerada pelo benefício foi muito determinante para a definição de estratégia de seu negócio. Além disso, apenas 20% dos respondentes afirmaram não ter que demitir caso o benefício fiscal fosse revogado, em oposição aos 70% que afirmaram que o término prematuro do programa geraria prejuízos para suas empresas.

“Não é novidade que o setor que agrega empresas de live marketing  tenha sido profundamente impactado pela pandemia, e ainda esteja em processo de recuperação. Era essencial estarmos munidos de dados para evidenciar o impacto gerado no segmento de live marketing, a fim de permitir que o mercado compreendesse plenamente as consequências da ausência do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE)”, afirma Heloísa Santana, Presidente da Ampro.

A entidade ainda realizará, no dia 27 de março, um webinar exclusivo para seus associados, com o objetivo de informar sobre o andamento das negociações em torno do tema do PERSE.

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Sem Parar promove ação com cronômetro ambulante

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2024 mal tinha começado e muita gente já brincava nas redes sociais com as poucas oportunidades de feriados nacionais para dar aquela esticada no descanso. E como esta sexta-feira (29) será o penúltimo feriado nacional prolongado do ano, o Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos, vai colocar um caminhão personalizado com um cronômetro percorrendo as principais ruas e avenidas de São Paulo e Rio de Janeiro para lembrar as pessoas que ainda dá tempo de se programar para curtir uma viagem no feriado.

Com a frase “Não é o último chocolate do pacote, mas é o penúltimo. Nesse feriado, vá sem parar” estampada e um relógio em contagem regressiva para a Páscoa, a ação da marca irá percorrer mais de 300 quilômetros nas duas capitais, passando por pontos como avenidas Paulista e Faria Lima, em São Paulo, e avenidas Vieira Solto e Atlântica, no Rio de Janeiro.

Complementando a estratégia com conteúdo gerado por usuários (UGC), a ação também irá presentear com vouchers de R$ 30 clientes que registrarem o caminhão, em foto ou vídeo, e postarem em suas redes sociais marcando o perfil do Sem Parar no Instagram (@sempararoficial).

“Feriado prolongado lembra viagem e viagem é um tema muito proprietário da marca Sem Parar, já que a gente ajuda as pessoas a curtirem a vida sem se preocupar com as filas. Fazia todo o sentido entrar nessa trend das redes que faz piada com os poucos feriados do ano e ajudar na contagem regressiva de quem já está ansioso para o recesso de Páscoa”, explica Catharina Donato, gerente de marketing do Sem Parar. “Nossa intenção com essa estratégia foi conectar mobilidade e viagem de forma descontraída, em um cenário que extrapola o digital e propõe uma interação mais ativa entre os clientes e o Sem Parar”, completa.

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