Folha Top of Mind revela as marcas mais lembradas pelo brasileiro em 64 categorias

Avatar

Evento premiou as principais marcas do Brasil. Levantamento este ano foi o mais abrangente da história do Prêmio

Uma realização da Folha de S.Paulo e do Instituto Datafolha, o prêmio Folha Top of Mind 2016 anunciou no Tom Brasil, em São Paulo, as marcas mais lembradas pelos brasileiros neste ano. Cerca de 1.000 pessoas estiveram presentes e viram equipes ligadas a mais de 60 marcas subirem ao palco para receberem o elefante dourado, símbolo de um “Um prêmio de peso. E de memória”. Das 64 categorias, mais de 10 marcas ganharam mais de um prêmio. Na edição da Folha circula uma revista especial com os resultados do 26º Folha Top Of Mind.

O grande título da noite, o de Top do Top foi entregue a Coca-Cola, Omo, Nike, Samsung e Nestlé, eleitas as marcas mais relevantes na cabeça do consumidor, independente de categoria. “Para ser um Top of Mind é preciso ter uma mescla em diversos aspectos, como qualidade do produto e comunicação eficaz. Em essência, é preciso que o consumidor tenha confiança na marca”, diz Murilo Bussab, Diretor Executivo de Circulação e Marketing.

Para esta edição 2016, o Datafolha ouviu 7.247 mil pessoas em 217 municípios brasileiros, o que garante uma grande diversidade cultural, social e econômica entre os entrevistados, moradores tanto de regiões metropolitanas quanto de cidades com menos de 5 mil habitantes.

Para o Gerente de Marketing da Folha de S. Paulo, Dirceu Vieira, o Folha Top of Mind é o maior e mais respeitado estudo de lembrança de marca por ter uma grande amplitude. “Quanto mais categorias, mais amplo. O Prêmio é um retrato do mercado. Com as classes C e D participando mais do consumo, aumenta a representatividade no Prêmio. E quanto mais popular é uma marca, mais chances ela tem de ser lembrada”.

Significado de ser um Top Of Mind
Durante a premiação ficou evidente a satisfação dos profissionais ligados às marcas (algumas estreantes) ao subirem ao palco para receberem o elefante, símbolo do Prêmio, das mãos dos mestres de cerimônia Dan Stulbach e Alessandra Maestrini. “Uma nova presença no Top of Mind não acontece do dia para a noite, é uma construção que leva muito tempo”, finaliza Bussab.

In the news
Carregar Mais