Feira em São Paulo mostra novidades tecnológicas para fidelizar clientes

Avatar

Analíticos ajudam a entender o comportamento do cliente e proporcionar uma experiência de compras mais satisfatória na loja física

A partir do próximo dia 18 de abril, uma feira de segurança em São Paulo mostrará como as câmeras de videomonitoramento, antes limitadas a reduzir perdas com roubo de produtos e esclarecer responsabilidades numa loja, estão servindo para entender o perfil do consumidor, as áreas mais visitadas, a taxa de conversão ao longo do dia e até a identidade de clientes VIPs por reconhecimento facial.

Essa evolução dos sistemas de videomonitoramento para o varejo estarão demonstradas no estande da fabricante sueca Axis Communications durante a ISC Brasil 2017, de 18 a 20 de abril, no Expo Center Norte. A Axis, inventora da primeira câmera IP, que está substituindo as câmeras analógicas, apresentará pela primeira vez seu sistema de áudio IP, que promete substituir os equipamentos de áudio analógicos.

Tanto as câmeras IP quanto o áudio IP fazem parte de uma tendência global de migração de tecnologias analógicas para o mundo digital. Um sistema de áudio analógico, por exemplo, envolve uma série de equipamentos que exigem um alto investimento inicial e conhecimentos técnicos, gerando maior necessidade de manutenção por representarem mais pontos de falhas.

Já o áudio IP é uma solução tudo-em-um que inclui amplificador, mixer, processador de sinal, funcionalidade de streaming, microfone e fonte de energia, tudo preconfigurado para uso imediato e com alimentação PoE. Os alto-falantes AXIS C2005, de embutir em teto, e AXIS C1004-E, de instalação aparente, possuem agora suporte para multi-cast, sincronizando centenas de caixas em uníssono num grande shopping.

Esses sistemas inteligentes de áudio são complementados por um novo dispositivo que faz a contagem precisa do fluxo de pessoas em lojas, supermercados e shoppings. Ao ser instalado no teto, o novo kit de sensores 3D AXIS P8804 leva em consideração a altura dos objetos, o que evita a contagem de itens irrelevantes, como carrinhos de compras. Os relatórios são emitidos de forma automática em diversos formatos, como arquivos Excel. O contador 3D pode ser instalado discretamente em ambientes com pé-direito de 2,40m, sem a necessidade de um computador – já que tudo é analisado pela câmera.

Outras câmeras inteligentes dotadas de analíticos de vídeo também serão exibidas e demonstradas no estande, como modelos capazes de fazer mapas de calor mostrando os corredores mais visitados, câmeras que identificam o gênero do cliente e a idade aproximada para gerar mensagens publicitárias dirigidas e uma série de outros recursos que estão chegando ao mercado nacional, mas que já são uma realidade em outros países.

“Embora alguns shoppings ainda não estejam no momento de investir em tecnologias de reconhecimento facial, contagem de pessoas e mapas de calor, nós percebemos que a perspectiva de poder fazer isso no futuro está orientando as decisões de investimento em tecnologias hoje”, afirma Marcelo Ponte, gerente de Distribuição e Marketing da Axis. “Os shoppings já querem utilizar sistemas digitais de videomonitoramento e áudio para não ficarem defasados e precisarem reinvestir daqui a alguns anos”.

ISC Brasil – 12ª Feira e Conferência Internacional de Segurança
Data: 18 a 20 de Abril de 2017
Local: Expo Center Norte – Rua D| estande 06
Rua José Bernardo Pinto, 333 | São Paulo/SP

In the news
Carregar Mais