Conecte-se com a LIVE MARKETING

Agências

F.biz: um balanço de 20 anos

Publicado

em

A história do site pioneiro da internet que virou uma das mais cobiçadas agências do País

Reconhecida pelo relatório do Agency Scopen como a mais exemplar entre as agências brasileiras e a número 1 em capacidade digital, a F.biz completa 20 anos em 2019. Está hoje entre as agências brasileiras mais admiradas pelos clientes. O segredo é a flexibilidade na condução do negócio para atender cada cliente de forma individualizada e agilidade para entregar soluções completas.

A F.biz nasceu de O Fulano, site de entretenimento pioneiro na história da internet no Brasil, em 1999. Ali era possível encontrar quizz, enquetes pessoais, canais de namoro e apostas em resultados de partidas esportivas. As pessoas participavam de competições, conheciam outras pessoas, se divertiam, ficavam informadas e ainda ganhavam prêmios. Uma parceria com o iBest possibilitou aos usuários do site acesso discado gratuito e a possibilidade de participar do que seria um ensaio de rede social, O Beltrano – ambiente digital onde as pessoas podiam interagir e fazer parte de diversas comunidades.

O Fulano chegou a registrar 56 milhões de visitas ao mês e a ter um banco de mais de 1 milhão de usuários. Ao lado do entretenimento, O Fulano já trabalhava com algo que explodiria logo depois: a publicidade direcionada. Aí surgia a F.biz, com a proposta de atuar como uma produtora digital, focada em promoções, relacionamento e database marketing. Seus primeiros trabalhos foram para MTV, iG e Editora Abril.

No início, a mídia começou na F.biz por meio dos links patrocinados, mas com o passar do tempo, a agência se tornou uma reconhecida expertem publicidade digital. Entre 2007 e 2008, se adaptou novamente, passando a atuar como uma agência digital. A virada veio em 2009, quando a Unilever resolveu dar a gestão de publicidade online nas mãos da F.biz. 

Em 2011, teve 70% do seu capital adquirido pelo WPP Group, mantendo a independência e respondendo diretamente ao board da holding e, em 2014, se apresentou pela primeira vez como uma agência de comunicação integrada, tendo Motorola como cliente fundador desse novo formato. No mesmo ano, assumiu o topo do ranking das agências digitais do Brasil na leitura da Agency Scope, posição esta que mantém até hoje.

Quatro anos mais tarde, a Kantar Ibope Media apontou a F.biz como a agência que mais cresceu em compra de mídia no Brasil, com um acréscimo de 88%. Nesse mesmo ano, a agência foi reconhecida pela Agency Scope como a mais exemplar entre as agências integradas, a número 1 em capacidade digital e em Data Analytics, além de ter um time de atendimento com 100% de aprovação dos clientes. “A F.biz foi pioneira na comunicação digital no Brasil e tem ganhado relevância junto com o crescimento do digital para os negócios e para as empresas. Na primeira fase, o foco foi na construção da mídia digital e na segunda fase, no digital como o centro da comunicação para os clientes. E agora, a tecnologia virou o centro dos negócios dos clientes e por isso, ter um parceiro como a F.biz é fundamental para qualquer empresa que pretende liderar seu mercado no futuro”, diz Roberto Grosman, sócio e co-CEO da F.biz.

A F.biz abriu a sua terceira  década de vida anunciando a chegada de Fernand Alphen para dividir a presidência com o fundador Roberto Grosman, consolidando um plano de ação para os próximos cinco anos. “O futuro da comunicação será totalmente diferente do passado, mas será também, diametralmente distinto daquilo que achamos que ele será. Portanto, precisamos desconfiar das certezas, experimentar e nos adaptar”, diz Alphen.

Para compor o board ao lado de Marcello Hummel (Chief Operating Officer), Juliana Nascimento (Chief Business Officer) e Renata d’Ávila (Chief Strategy Officer), Adriano Alarcon chegou como CCO (Chief Creative Officer). O departamento de Recursos Humanos transformou-se em Diretoria de Cultura e Pessoas sob a direção de Juliana Amorim.

Nestes 20 anos, algumas áreas da F.biz cresceram tanto que se transformaram em novos negócios independentes. Esse foi o caso da MUV – unidade de negócio que desenvolve soluções de mobile marketing para as marcas, além de conectá-las às operadoras de telefonia –, e de Match, especialista em promover experiências relevantes e personalizadas por meio de dados acionáveis, tecnologia conectada e novos processos. Também compõem o grupo o b2biz, área de B2B Marketing da F.biz.

Hoje, a agência atende Jeep, James Delivery, Samsung, Popeyes, Unilever (Rexona, Clear, Comfort, Closeup, Cif, Dove, Seda, TRESemmé), Rico e Ânima Educação.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Agências

Batux passa a integrar a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo

Publicado

em

A Batux, uma das cinco maiores agências do mercado, focada em inovação no live marketing, ações promocionais e campanhas de incentivo, acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

Entre as ações de sustentabilidade desenvolvidas pela Batux e que estão alinhadas aos ODS estão a descarbonização de todas as ações internas da agência com relação aos materiais usados em eventos, promoções e ações de incentivo. Também se preocupa com a escolha de fornecedores com iniciativas voltadas à sustentabilidade e ao pensamento da própria agência e parcerias com associações e ONGs voltadas ao reaproveitamento de materiais. “Recentemente, passamos a ser membros do AYA Earth Partners, primeiro ecossistema do mundo 100% focado em acelerar a descarbonização da economia”, conta Chris Bradley, CEO da Batux.

Internamente, promove programas de recrutamento, seleção e retenção de talentos direcionados a grupos minorizados socialmente, não discriminando minorias quer sejam de gênero, raça, cor, religião, orientação sexual, mantendo desta forma um time diversificado e inclusivo. A agência também tem um olhar para o empoderamento das mulheres na direção da empresa. Hoje, 75% do seu corpo diretivo é composto por mulheres.

Como uma iniciativa especial do secretário-geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis.

Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite o website em www.unglobalcompact.org.

De acordo com a executiva, ao integrar o Pacto Global, a agência se compromete a reportar anualmente seu progresso em relação aos Dez Princípios. Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade.

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1,9 mil participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: água e saneamento, alimentos e agricultura, energia e clima, direitos humanos e trabalho, anticorrupção, engajamento e comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalonubr nas mídias sociais e visite o website em www.pactoglobal.org.br.

Continue lendo

Agências

Avantgarde conquista Leo Madeiras e entrega primeira convenção nacional da marca

Publicado

em

A Avantgarde venceu a concorrência para a entrega do primeiro encontro nacional de vendas da Leo Madeiras, que reuniu mais de 800 colaboradores da marca, entre equipes de lojas próprias e franquias, no mês de março, em São Paulo. Pela primeira vez, em 80 anos de história, a Leo Madeiras, que já organiza diversas comemorações ao longo do ano para suas equipes, reuniu o time a nível Brasil em um evento de dois dias que uniu experiência e engajamento.

“A Leo Madeiras é uma empresa com oito décadas de história, que preza por fornecer um ecossistema supercompleto para o marceneiro. São quase 4 mil colaboradores em todo o país e espera crescer mais nos próximos anos. Assim, desenhamos uma convenção com foco em experiências, para que o time se sentisse ainda mais fortalecido e engajado”, afirma Elaine Rufato, CEO da Avantgarde.

Durante dois dias, no Holiday Inn Anhembi, os participantes vivenciaram uma temática de “Expedição de Vendas”, com toda a jornada do evento conduzindo as equipes a enxergarem a importância da união, das metas, dos objetivos e da conexão. Todos os detalhes, desde os desdobramentos iniciais, comunicação, criação da cenografia, das ativações, produção, logística (aéreo e terrestre), A&B e brindes ficaram sob os cuidados da Avantgarde.

“Nos últimos 4 anos, o setor moveleiro testemunhou transformações significativas. Vimos uma ágil adaptação por parte das empresas para entregar inovação e atualização para um consumidor cada vez mais em evolução. É nesse contexto que estamos animados em continuar oferecendo soluções e experiências para este mercado, em especial para as próximas demandas da Leo Madeiras”, reforça Elaine Rufato.

Continue lendo