Drogarias Pacheco revitaliza sua 1ª loja e traz características centenárias para compor a decoração

Avatar
Com 127 anos de história, a marca carioca reinaugura sua loja na rua dos Andradas com atributos que remetem ao Rio Antigo

A Drogarias Pacheco revitalizou a sua primeira loja no Rio de Janeiro e com isso pretende proporcionar uma verdadeira volta ao passado para os cariocas. A marca nasceu em 1892 e se consolidou na cidade, vivenciando fatos marcantes na história do Rio de Janeiro e também do Brasil ao longo da sua trajetória.

A loja é considerada pela marca um símbolo do relacionamento com seus clientes, pois remete a um período em que as pessoas iam ao centro da cidade e visitavam a farmácia em busca do remédio prescrito pelo médico da família, criando uma relação de proximidade e confiança com os atendentes e farmacêuticos.

A revitalização

Com pesquisa histórica e conceito idealizados pela arquiteta Ana Borelli, a loja, que será reinaugurada no dia 25 de fevereiro, resgatará uma verdadeira experiência de volta ao passado, pois todos os detalhes foram pensados para remeter às farmácias do século XIX.

“Para iniciar o projeto foi realizada uma pesquisa histórica, com buscas no acervo do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e em como era o comércio da época, incluindo as drogarias”, conta a arquiteta que também confidenciou que esse foi um dos seus trabalhos mais desafiadores, devido à necessidade de um estudo aprofundado, pois tinha como referência apenas uma foto da fachada e um detalhe do piso.

Entre os diferenciais da loja estão os móveis e equipamentos que remetem à época, os painéis que contam a história da marca e as imagens da família fundadora, bem como do Rio de antigamente. Os aspectos modernos também fazem parte dessa proposta, priorizando um design clean, com um projeto de iluminação pensado para compor o ambiente.

“Assim como a Pacheco tem sido eleita a marca dos cariocas, o Rio também é um de nossos maiores valores. Não à toa mantivemos o ritmo forte de expansão, como também decidimos homenagear a cidade e os cariocas com essa loja histórica. Queremos reforçar o compromisso com funcionários e clientes de que a Pacheco estará levando saúde e bem-estar a todos. Que esta loja seja o nosso presente para essa cidade e aos cariocas, e que também seja mais uma atração turística junto a todas as belezas que o Rio possui”, finaliza Felipe Zogbi, Diretor de Operações do Grupo DPSP.

Toda a comunicação visual da loja, dos marcadores de preços a tipologia, foi uma criação da F.biz. “É muito bacana desenvolver a nova identidade visual da matriz da Drogarias Pacheco, que está presente há mais de um século no mesmo endereço e já faz parte da história do Rio. Por isso, pensamos em todos os detalhes, como cartazes promocionais, sinalizações, cores… A intenção é que o consumidor seja remetido ao passado ao entrar na loja”, explica Fabio Astolpho, diretor executivo de criação da F.biz.

Para comunicar esse projeto aos cariocas, a F.biz também criou a campanha “Cuidado de Carioca para Carioca”, que ressalta a tradição da Drogarias Pacheco, cuja fundação antecede aos fatos históricos da Cidade Maravilhosa, como a criação do calçadão de Copacabana, a Reforma Sanitária e o primeiro desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Essas referências estão presentes tanto nas ilustrações dos vídeos e posts que serão trabalhados nas redes sociais, quanto na enquete do Stories do Instagram, que pergunta se algum acontecimento histórico é mais antigo que a Drogarias Pacheco.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

In the news
Carregar Mais