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Diego Barbosa – 2019: como a tecnologia pode ajudar no gerenciamento da sua carreira?

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Por Diego Barbosa

O fim do ano marca uma época propícia para reflexões. É um sentimento generalizado onde fazemos um balanço em todas as áreas da nossa vida. A carreira costuma ser um item indispensável dentro desse levantamento e, a maioria dos profissionais, mesmo aqueles que são muito planejados em relação a suas metas e ambições, algumas vezes ficam perdidos sobre o que conseguiram realizar e o que não foi cumprido.

É difícil balizar o que foi concretizado daquilo que acabou se tornando apenas um devaneio de resolução de ano novo quando não colocamos metas e KPIs (indicadores de performance). Independentemente de você estar satisfeito na sua vida profissional ou não, saber onde você deseja estar nos próximos anos é fundamental para construir uma carreira feliz e de sucesso.

Aproveitar esse momento de reflexão para olhar para a carreira, tirar uma fotografia do estado atual e sonhar com o futuro é válido em qualquer que seja o seu objetivo. Antes de sair traçando novas metas e passos ousados, dê tempo para si mesmo. Avalie qual foi o seu desempenho nesse período. Relembre os feedbacks que recebeu, os projetos de sucesso e aqueles que não saíram como o esperado, além de novos skills e habilidades que adquiriu ao longo do ano. Se precisar, peça ajuda para sua liderança direta, para seus colegas de trabalho e para seus subordinados também. Encare esse momento como uma mentoria.

Com essa análise em mãos, você terá bases mais sólidas para fazer uma escolha de movimentação. A maior dica que eu posso te dar nesse momento é: use a tecnologia como uma aliada para documentar sua decisão e desenhar seu planejamento de carreira. Infelizmente, não temos um aplicativo ou plataforma exclusivo para gestão de carreira, mas podemos utilizar outras ferramentas para nos auxiliar nesse momento.

Para os mais minimalistas, o bloco de notas do celular é suficiente para resolver a questão, registrando o momento atual, as ambições e metas, as ações de curto prazo e alguns KPIs de mensuração. Para os que gostam de detalhar melhor suas anotações, o Evernote surge como uma solução muito interessante, já que funciona como um caderno online que pode ser divido em abas e/ou assuntos. O Mindmap pode ser uma boa opção para quem é visual e leva o termo “desenhar” a carreira a sério, tornando possível hierarquizar ideias e planos em mapas mentais bem visuais, com cores e ramificações que façam sentido pra você. Trello, Meistertask e outras ferramentas de gestão de projetos costumam agradam os profissionais de TI porque já fazem parte do seu dia a dia e permitem uma ótima visualização de status de projetos.

O importante é encontrar um ambiente onde seja possível analisar o cenário, traçar planos e mensurar. Uma dica válida para todos é quebrar o objetivo principal em várias pequenas metas, que podem ser cumpridas e reavaliadas há cada três ou quatro meses. Por exemplo, se o que você deseja é mudar de emprego, muitas variáveis envolvem essa decisão. Você deve se fazer algumas perguntas: É uma movimentação hierárquica, lateral (a mesma posição em outra empresa) ou uma mudança de área? Para fazer uma transição, quais competências preciso desenvolver? Quanto tempo e dinheiro preciso investir? É possível fazer isso dentro da empresa onde estou ou terei que buscar uma recolocação no mercado?

Criar metas e ações que serão medidas de tempos em tempos ajuda a manter o profissional na trilha certa, além de sustentar a motivação em alta. Não controlamos fatores externos e, se nosso objetivo é mudar de carreira, corremos o risco de, mesmo tendo feito tudo o que podíamos, chegar ao final do ano sem ter concretizado nossa resolução de ano novo.

Agora, se a meta foi “fatiada” em etapas, conseguiremos manter nossa ansiedade controlada, ver o quanto caminhamos e não desistir a poucos passos da realização. A tecnologia pode ser uma grande aliada nesse momento. Então, não desperdice toda ajuda que puder e vá em busca daquilo que deseja! Boas festas e bom planejamento de carreira para 2019!

Diego Barbosa é headhunter da Yoctoo e formado em Administração de Empresas. Possui seis anos de experiência no recrutamento para áreas de tecnologia. Além disso, tem vasto conhecimento na contratação de talentos em toda a América Latina.

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Muito além do brinde: o live marketing cria conexões

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*Maíra Holtz

Elaborar um canal de comunicação entre consumidores e marcas não é fácil. O desafio pela atenção do cliente é grande e, muitas vezes, o relacionamento com o público não é assertivo devido a utilização de estratégias erradas.

Assim, os brindes promocionais não devem ser vistos apenas como um agrado para os clientes, pois representam uma forma de fidelizar o consumidor e reforçar a imagem da marca. Com o mundo digitalizado, uma experiência sensorial – que faça o consumidor vivenciar algo diferente – gera resultados assertivos.

Em uma de suas ativações, a Gomes da Costa criou uma praia na Av. Paulista para ativar a campanha “Pesque pelo Nome”. Muito além da distribuição dos brindes (com a lata de nome escolhido, sacola personalizada da marca e uma marmiteira), os visitantes puderam se divertir na pescaria e até descansar em um ambiente de praia no meio da maior cidade do país.

Os dados são aliados 

A entrega de um brinde deve ser estrategicamente pensada para se comunicar com o público alvo da marca. E a análise de dados, como comportamento de compra, demografia e histórico online – oferecidos por muitas plataformas – assim como o briefing da empresa, ajudam a desenvolver ações assertivas.

Um estudo conduzido pela Accenture mostrou que mais de 80% dos usuários estão dispostos a compartilhar suas informações, desde que, em retorno, recebam experiências mais personalizadas.

O monitoramento de métricas e dados relevantes garantem insights poderosos sobre a oferta e procura de serviços e produtos, possibilitando ao time de planejamento uma visão mais clara do mercado e dos consumidores.

Marketing de comunidade

Outra via que pode ser utilizada em ações de entregas de brindes é o marketing de comunidade, levando a marca a empregar a força de sua comunidade de fãs influentes para expandir a sua comunicação e promover o seu produto ou serviço de forma mais abrangente.

De acordo com pesquisa realizada pela MindMiners, 44% dos consumidores escolhem marcas que buscam compreendê-lo. Ou seja, as pessoas buscam não só pelo produto, mas também pela entrega, de acordo com seu posicionamento em determinados assuntos, preferências, práticas e valores.

No live marketing, muitas estratégias são complementares. Por isso, o planejamento traçado é fundamental para fortalecer o laço entre consumidor e marca. Seja com um brinde promocional bem pensado e elaborado, uma ativação ou um evento, o objetivo é que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer, ao vivo, aquilo o que a marca tem a oferecer, seja em relação aos seus produtos e serviços ou seja no que ela acredita.

*Maíra Holtz – Sócia-diretora e fundadora da Estalo, agência de marketing 360º

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A cultura do SEO e o futuro do marketing digital em constante atualização

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*Marcos Alonso

Não é novidade que há um aumento de investimento no marketing digital nos últimos anos, registrando recentemente, aumento de 85% nos próximos cinco anos, segundo líderes entrevistados de 60 empresas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

Inicialmente, por conta da migração de investimentos publicitários de canais tradicionais, como TV, revistas e jornais, para a área digital. Com o tempo, as ações se diversificaram ampliando as possibilidades de investimento em estratégias e ferramentas. Junto, há um aumento do custo de mídia em si, já que há mais gente competindo por mais atenção. Por outro lado, a profissionalização também pressiona estes custos pois envolvem profissionais e agências/consultorias especialistas nas diversas áreas do marketing digital para garantir o alcance dos resultados almejados.

Eu considero que o SEO é uma das ferramentas mais importantes pois promove ativos para a empresa, em que cada página gera tráfego e passa a comunicação correta, ocasionando resultados sem a necessidade de esforços contínuos sobre ela. Com o passar do tempo, são criados diversos destes ativos, o tráfego e resultados do site passam a ser mais estáveis, sem grandes picos ou depressões. Além disso, é um tráfego independente de outras plataformas e seu negócio não fica refém de políticas ou mudanças de regras, como pode acontecer nas plataformas da Meta ou até do Tik Tok.

Uma pesquisa recente mostra que 94% das empresas definiram a estratégia do marketing digital para o crescimento da marca, em que a produção de conteúdo é a principal ferramenta para atingir resultados. Com possibilidades infinitas como e-mail marketing, influenciadores, propagandas via diversas plataformas como Google e Meta Ads, inbound marketing e, obviamente o SEO, é possível gerar muitos indicadores de resultados em que é muito fácil se perder.

Notando ruídos na comunicação interna das empresas na área,  entendo ser fundamental, além das atualizações digitais, colocar o cliente no centro da tomada de decisões, criando nele uma cultura de SEO, trazendo as informações e estratégias para dentro da empresa para que todos participem ativamente da melhoria constante do site. Isto envolve treinar e educar o cliente das boas práticas de SEO, agir com liberdade e levar ao cliente oportunidades identificadas e trabalhar com foco na otimização contínua, baseada nos resultados das ações realizadas para comemorar vitórias e entender razões de insucesso.

Sendo um mercado que está em constante mudanças, 2024 promete grandes acontecimentos no digital. A IA chegou e mostra que pode ajudar em várias frentes e é uma ferramenta que facilita alguns processos. Mas ainda acredito que a humanização na comunicação é fundamental no desenvolvimento de conteúdos, definição de estratégias, acompanhamento e interpretação de resultados. Se deve ter um cuidado a mais na IA para gerenciamento de campanhas. Para campanhas médias e pequenas, com verba reduzida, nossa experiência é que quanto maior a automação, menos confiáveis os resultados.

Além disso, acredito que o foco direcionado em diferentes gerações, social commerce, chatbots e voicebots, conteúdo de áudio, short vídeos, entre outras ferramentas estarão em ascensão em 2024. Também aposta no Data Driven, uma das tendências do marketing, que tem seu conceito na gestão orientada na análise de dados para atingir cada público-alvo. Vai ficar cada vez mais difícil ganhar um posicionamento bom para páginas e palavras-chave porque a quantidade de conteúdo sobre qualquer assunto ou produto, já é enorme, imagine daqui a 5 anos. A importância de estabelecer essa cultura de SEO na empresa, estimulará resultados mais sólidos e crescentes.

*Marcos Alonso -Fundador da Curacautin, consultoria especializada em SEO, performance e marketing digital.

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