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Degustação é forte ação para conquistar clientes

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E uma das ferramentas mais efetivas em aproximar um produto de consumidores potenciais

Entender o comportamento humano e o que buscam os clientes é fundamental para desenhar ações efetivas que farão com que o público-alvo opte por seu produto e não pelo do concorrente. A degustação é uma delas, e tem forte impacto no consumidor. Segundo especialistas, é uma prática que pode aumentar em até 20% as vendas já que, ao experimentar – e gostar –, o cliente é impulsionado a levar o produto para a casa. Vamos analisar: quando queremos uma roupa, fazemos questão de provar; se o objeto de desejo for um perfume, sentir o cheiro é condição antes de decidir. Desse modo, não fica difícil perceber que experimentar tem grande influência na decisão de compra.

E quando a degustação rompe barreiras e possibilita a experimentação de produtos alimentícios preparados em eletroportáteis do momento, ou um penteado diferente com aquele item que promete enrolar ou alisar os cabelos? Se torna, sem dúvida, um verdadeiro chamariz. Portanto, a degustação não é a simples distribuição ou demonstração de algo, mas, sim, uma excelente ação de marketing. Existe um estudo do Instituto Popai – Associação Global para Marketing e Varejo, que afirma que aproximadamente 80% dos clientes comprariam um produto depois de uma degustação satisfatória no ponto de vendas. Portanto, uma ferramenta e tanto para indústria e comércio. “Mas é preciso saber fazer”, pontua Ãdila Ribeiro Berretella, diretora da TOP PEOPLE, empresa especializada em trade marketing e recrutamento e seleção, e alerta: “Ao decidir oferecer ao cliente uma experiência sensorial é preciso ficar atento a alguns pontos”:

– O promotor/a destacado para a ação deve ser simpático, bem treinado e conhecer muito bem o produto que está oferecendo;
РO asseio ̩ muito importante, tanto pessoal quanto do local da degusta̤̣o;
РSeja mesa, balc̣o ou bandeja, manter apenas o que estiver demonstrando;
– Avaliar com critério a receita a ser elaborada e testá-la antes da demonstração;
РO local para a degusta̤̣o deve ser estrat̩gico (ponto natural do produto);
РA exposi̤̣o do material de PDV precisa atrair e direcionar para que o cliente ṇo se distraia com os concorrentes;
РCondi̵̤es especiais, como promo̵̤es durante a degusta̤̣o, atrai ainda mais consumidores.

Principais vantagens do marketing de degustação:
– Baixo investimento;
– Retorno imediato;
– Melhor aproveitamento do PDV;
– Gerar marketing boca a boca.

“Levando em consideração que mais de 80% das compras são definidas dentro do ponto de venda, todo esforço para atrair e convencer o cliente a comprar determinado produto é válido e tem grandes chances de dar certo. Prova disso, está na pesquisa do Portal Trade PDV News, cujo resultado aponta que em torno de 50% de todos os lançamentos são descobertos justamente dentro do PDV e não pelos meios de comunicação mais comuns”, finaliza Ãdila.

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AMPRO apresenta nova diretoria para o biênio 2024/2025

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 AMPRO, Associação de Marketing Promocional, anuncia sua nova diretoria nacional para o biênio 2024/2025. Pelos próximos dois anos estarão à frente da associação: Heloísa Santana, como presidente executiva; ao lado de Alexa Carvalho, vice-presidente regional; Felipe Malta,  vice-presidente nacional;  Ricardo Beato, vice-presidente administrativo, financeiro e jurídico e Celio Ashcar Jr., que permanece como presidente do Conselho Deliberativo.

Heloísa Santana afirmou que a escolha dos nomes para esse ano foi estratégica. “Pensamos em criar um grupo que se complementasse em conhecimentos, por isso, os novos representantes vêm de áreas distintas”, disse ela.

Certificada com o selo Women on Board, que tem por objetivo reconhecer, valorizar e promover ambientes corporativos em que as mulheres fazem parte do conselho de administração, a AMPRO reforça seu posicionamento de representatividade e inclusão, com destaque  às mulheres em posições de liderança. Atualmente, a estrutura organizacional da AMPRO – Conselho, Diretoria Nacional, Diretoria Setorial e Colaboradores, o quadro é composto 52% por mulheres e 48% por homens. Salientando que a diversidade é um ativo estratégico e fundamental para as empresas que desejam assumir um papel de liderança em eficiência, criatividade e práticas em ESG.

Já para Celio Ashcar Jr., presidente do Conselho Deliberativo da AMPRO, a gestão continuará trabalhando pela união do mercado. “A nova gestão continuará sendo protagonista da construção de um mercado mais justo e sustentável através do diálogo e principalmente do esforço e união de todos.”

A entidade aproveitou ainda para comunicar mudanças em seus comitês, que agora se tornaram diretorias setoriais, divididos entre frentes de conhecimento e mercadológico; ESG, relações institucionais; relações humanas; marketing de incentivo e trade marketing.

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UBRAFE participa de Audiência Pública sobre impactos da possível revogação do PERSE

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Na manhã do último dia 15 de abril, a Câmara Municipal de São Paulo foi palco de uma importante manifestação sobre o futuro do setor na cidade. Sob a presidência do vereador Rodrigo Goulart, a audiência pública da Comissão de Política Urbana ouviu os representantes dos segmentos econômicos que compõem a cadeia do turismo e eventos sobre os impactos da possível revogação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

O evento contou com a participação da UBRAFE e de especialistas, empresários, representantes do setor e autoridades locais, que demonstraram os impactos da possível revogação do PERSE e solicitaram o apoio da Edilidade para a busca de solução de consenso que garanta a manutenção do programa.

“É difícil para o setor de eventos estarmos aqui, para defender a permanência do Perse. Num país onde até o passado é incerto, precisamos defender dia após dia a permanência de um programa emergencial criado para auxiliar a sobrevivência das empresas pós-pandemia. Porém, temos que enaltecer ao poder legislativo que permanece entendendo o sentido da criação do Perse e nos apoiando em iniciativas, como essa audiência pública realizada na Câmara Municipal de São Paulo, casa das leis do município que sedia grande número de feiras e eventos de negócios. Como diz o vereador Rodrigo Goulart, que presidiu esta audiência, o trabalho continua!”, destaca Paulo Ventura, presidente da UBRAFE.

O PERSE tem desempenhado um papel essencial na manutenção das atividades do setor durante um período desafiador, e ainda determinante para muitos que estão em processo de recuperação. Embora haja vozes em Brasília sugerindo que os setores já se recuperaram, a realidade em São Paulo e em muitas outras partes do país é diferente. Diversos hotéis, restaurantes, empresas e profissionais do ramo ainda estão em processo de reabilitação e dependem do apoio contínuo do programa para se restabelecerem completamente.

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