Degustação é forte ação para conquistar clientes

Avatar

E uma das ferramentas mais efetivas em aproximar um produto de consumidores potenciais

Entender o comportamento humano e o que buscam os clientes é fundamental para desenhar ações efetivas que farão com que o público-alvo opte por seu produto e não pelo do concorrente. A degustação é uma delas, e tem forte impacto no consumidor. Segundo especialistas, é uma prática que pode aumentar em até 20% as vendas já que, ao experimentar – e gostar –, o cliente é impulsionado a levar o produto para a casa. Vamos analisar: quando queremos uma roupa, fazemos questão de provar; se o objeto de desejo for um perfume, sentir o cheiro é condição antes de decidir. Desse modo, não fica difícil perceber que experimentar tem grande influência na decisão de compra.

E quando a degustação rompe barreiras e possibilita a experimentação de produtos alimentícios preparados em eletroportáteis do momento, ou um penteado diferente com aquele item que promete enrolar ou alisar os cabelos? Se torna, sem dúvida, um verdadeiro chamariz. Portanto, a degustação não é a simples distribuição ou demonstração de algo, mas, sim, uma excelente ação de marketing. Existe um estudo do Instituto Popai – Associação Global para Marketing e Varejo, que afirma que aproximadamente 80% dos clientes comprariam um produto depois de uma degustação satisfatória no ponto de vendas. Portanto, uma ferramenta e tanto para indústria e comércio. “Mas é preciso saber fazer”, pontua dila Ribeiro Berretella, diretora da TOP PEOPLE, empresa especializada em trade marketing e recrutamento e seleção, e alerta: “Ao decidir oferecer ao cliente uma experiência sensorial é preciso ficar atento a alguns pontos”:

– O promotor/a destacado para a ação deve ser simpático, bem treinado e conhecer muito bem o produto que está oferecendo;
– O asseio é muito importante, tanto pessoal quanto do local da degustação;
– Seja mesa, balcão ou bandeja, manter apenas o que estiver demonstrando;
– Avaliar com critério a receita a ser elaborada e testá-la antes da demonstração;
– O local para a degustação deve ser estratégico (ponto natural do produto);
– A exposição do material de PDV precisa atrair e direcionar para que o cliente não se distraia com os concorrentes;
– Condições especiais, como promoções durante a degustação, atrai ainda mais consumidores.

Principais vantagens do marketing de degustação:
– Baixo investimento;
– Retorno imediato;
– Melhor aproveitamento do PDV;
– Gerar marketing boca a boca.

“Levando em consideração que mais de 80% das compras são definidas dentro do ponto de venda, todo esforço para atrair e convencer o cliente a comprar determinado produto é válido e tem grandes chances de dar certo. Prova disso, está na pesquisa do Portal Trade PDV News, cujo resultado aponta que em torno de 50% de todos os lançamentos são descobertos justamente dentro do PDV e não pelos meios de comunicação mais comuns”, finaliza dila.

In the news
Carregar Mais