Daniela Gebara – Os gurus do marketing digital e suas falsas promessas

Avatar

Quem nunca viu um anúncio de “triplique suas vendas na internet com 3 passos rápidos”? Soa tentador, não? Mas será que a solução que essa agência oferece é realmente verdadeira ou apenas uma falsa promessa? Não é mais novidade que a simples presença no ambiente digital não seja suficiente para que o negócio seja encontrado ou tenha resultados na internet. E a percepção equivocada de que o trabalho do marketing digital é quase como uma fórmula mágica acaba levando inúmeros empresários a seguirem propagandas enganosas, principalmente em tempos de crise, já que as empresas necessitam de uma transformação digital para levar seus produtos para o online.

É atraente para um pequeno empreendedor – que não possui uma estrutura de marketing dentro da sua empresa – ouvir que há uma agência que possui a fórmula exata para resolver todos os problemas de seu negócio. Traz até um certo conforto para essa pessoa ouvir que alguém tem todas as soluções e que não é necessário estudar ou conhecer o marketing digital, que alguém vai fazer tudo por ele. Mas isso traz muitos impactos negativos e no fim, a ponta que mais é prejudicada é o próprio empreendedor.

Durante minha jornada no Google, onde trabalhei na parte de parcerias com foco em PME, pude ver de perto os resultados negativos nos negócios de uma série de empresários que foram iludidos por promessas de vendas enganosas. Depois de feito o estrago, esses empreendedores correm em busca de agências que revertam o dano. O que eu mais ouvia é “Mas e agora, o que é o certo a fazer? Como reverter esse prejuízo?”.

A verdade é que não há uma solução pronta, pois o Marketing Digital não pode ser empacotado numa caixa como um recurso único. Logo, é imprescindível salientar que cada empresa necessita de uma estratégia diferente para que seja assertiva. O que deu certo para uma, pode não ser o modelo que se adeque ao seu negócio. O marketing digital está em constante mudança, por isso, desconfie de profissionais que receitam fórmulas pré-prontas. Procure agências que sejam especializadas em pontos específicos e não tenha medo de questionar, peça por cases reais que tenham dado certo, procure por certificação e selos de programas de parceria com Google e Facebook, por exemplo.

É crucial que o empreendedor deixe de buscar o cômodo e passe a entender pelo menos o básico do marketing digital. Ele precisa entender o que está acontecendo, para não cair em golpes ou mesmo para entender para onde o investimento dele está indo. Principalmente no cenário pandêmico que estamos vivendo hoje, onde há inúmeras empresas fechando suas portas e necessitando de uma transformação digital, devemos buscar sim, inovações e soluções para aumentar as vendas, mas o cuidado deve ser redobrado: A corda sempre rompe no lado mais fraco.

*Daniela Gebara, sócia fundadora e diretora comercial da agência de marketing digital ROCKY

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

In the news
Carregar Mais
%d blogueiros gostam disto: