Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Curso na FAAP estimula jovens a refletir sobre uso das imagens nas redes sociais

Publicado

em

Criado pela fotógrafa Roberta Dabdab, “O Jovem Aparelhado: a fotografia na era das redes” aborda a ética e a estética visuais e estimula um olhar crítico sobre a profusão de imagens nos tempos atuais

 

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) promove, a partir deste mês, um curso inédito que convida jovens a refletir sobre o uso das imagens nas redes sociais. Intitulado “O Jovem Emparelhado: a fotografia na era das redes”, o programa estimula os novos agentes midiáticos – ou seja, qualquer um que tenha um smartphone e perfil em rede social – a uma visão crítica sobre a profusão imagética que inunda os meios digitais.

O curso será ministrado pela fotógrafa Roberta Dabdab, com mais de 20 anos de carreira e uma vasta produção no fotojornalismo, na publicidade e nas artes. Criadora do projeto, Roberta idealizou o projeto ao longo de pesquisas acadêmicas e uma longa experiência com trabalho visual. Observando a relação da nova geração com as imagens, ela constatou que os jovens, durante a sua Educação Básica, não são instruídos a compreender as possibilidades e os significados da comunicação visual. Por isso, o curso propõe uma espécie de alfabetização nesse sentido.

O público-alvo são jovens de 14 a 20 anos, pertencentes à Geração Z, aquela que nasceu sob o advento da internet e do boom tecnológico.

“Os jovens têm a linguagem visual nas mãos, mas não sabem muito bem como utilizá-la”, explica Roberta, que já promoveu o tema em oficinas realizadas no Senac, na Unibes, dentro do projeto Códigos Urbanos, e em escolas municipais de São Paulo.

 

Ética e estética

O curso “O Jovem Aparelhado” acontece de 16 de setembro a 28 de outubro, e será ministrado aos sábados, das 10h às 13h. Dividido em seis módulos, ele traz uma série de conteúdos relacionados à ética e à estética das imagens. A programação conta com apresentações dos movimentos estéticos desde o advento da fotografia, de escolas filosóficas que refletem a ideia da representação – como Platão e o Mito das Cavernas –, mas, principalmente, traz o conhecimento sobre a produção visual de hoje: manipulada, que vende um mundo idealizado da realidade.

“O curso vai muito além da técnica fotográfica. Ele é um convite à reflexão. Nele, por exemplo, o aluno irá entender que as imagens são transformadas, que, quando ele vê uma foto de um corpo perfeito ou de uma vida idealizada, aquilo recebeu tantas interferências que já não retrata mais a realidade”, acrescenta Roberta.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site: http://cursos.faap.br/descricao/o-jovem-aparelhado-a-fotografia-na-era-das-redes/705#tab-1

 

O Jovem Aparelhado: a fotografia na era das redes

CARGA HORÃRIA: 18 horas

PERÍODO: 16 de setembro a 28 de outubro/2017

DIAS DA SEMANA: Sábados

HORÃRIO: 10h –13h

CAMPUS: São Paulo – Sede (R. Alagoas,903, Higienópolis).

INVESTIMENTO TOTAL:

Público externo: 5 parcelas de R$166,00

Aluno, Ex-Aluno, Funcionário e Professor: 5 parcelas de R$149,40

INSCRIÇÕES:http://cursos.faap.br/descricao/o-jovem-aparelhado-a-fotografia-na-era-das-redes/705#tab-1

OBJETIVO:

Desenvolver e capacitar a visualidade dos jovens a partir dos conceitos de estética e comunicação digital, aprimorando seu repertório visual. Apresentar ao jovem o percurso estético dos movimentos artísticos a partir do advento da fotografia, incluindo as estéticas digitais, e suas contextualizações na história, politica, sociedade. Qualificar o jovem para produzir, ler e analisar as novas imagens; estas que nascem da relação do estar aparelhado no mundo. Potencializar a comunicação do jovem, apresentando conceitos e projetos criativos que mostram os caminhos para o protagonismo do estar no mundo.

A QUEM SE DESTINA:

Jovens de 15 a 20 anos interessados em fazer e discutir fotografias, e que dispõem de câmera no celular.

METODOLOGIA:

Aulas teóricas e análise de imagens e projetos em aula.

Continue lendo

Universo Live

AMPRO apresenta nova diretoria para o biênio 2024/2025

Publicado

em

 AMPRO, Associação de Marketing Promocional, anuncia sua nova diretoria nacional para o biênio 2024/2025. Pelos próximos dois anos estarão à frente da associação: Heloísa Santana, como presidente executiva; ao lado de Alexa Carvalho, vice-presidente regional; Felipe Malta,  vice-presidente nacional;  Ricardo Beato, vice-presidente administrativo, financeiro e jurídico e Celio Ashcar Jr., que permanece como presidente do Conselho Deliberativo.

Heloísa Santana afirmou que a escolha dos nomes para esse ano foi estratégica. “Pensamos em criar um grupo que se complementasse em conhecimentos, por isso, os novos representantes vêm de áreas distintas”, disse ela.

Certificada com o selo Women on Board, que tem por objetivo reconhecer, valorizar e promover ambientes corporativos em que as mulheres fazem parte do conselho de administração, a AMPRO reforça seu posicionamento de representatividade e inclusão, com destaque  às mulheres em posições de liderança. Atualmente, a estrutura organizacional da AMPRO – Conselho, Diretoria Nacional, Diretoria Setorial e Colaboradores, o quadro é composto 52% por mulheres e 48% por homens. Salientando que a diversidade é um ativo estratégico e fundamental para as empresas que desejam assumir um papel de liderança em eficiência, criatividade e práticas em ESG.

Já para Celio Ashcar Jr., presidente do Conselho Deliberativo da AMPRO, a gestão continuará trabalhando pela união do mercado. “A nova gestão continuará sendo protagonista da construção de um mercado mais justo e sustentável através do diálogo e principalmente do esforço e união de todos.”

A entidade aproveitou ainda para comunicar mudanças em seus comitês, que agora se tornaram diretorias setoriais, divididos entre frentes de conhecimento e mercadológico; ESG, relações institucionais; relações humanas; marketing de incentivo e trade marketing.

Continue lendo

Universo Live

UBRAFE participa de Audiência Pública sobre impactos da possível revogação do PERSE

Publicado

em

Na manhã do último dia 15 de abril, a Câmara Municipal de São Paulo foi palco de uma importante manifestação sobre o futuro do setor na cidade. Sob a presidência do vereador Rodrigo Goulart, a audiência pública da Comissão de Política Urbana ouviu os representantes dos segmentos econômicos que compõem a cadeia do turismo e eventos sobre os impactos da possível revogação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

O evento contou com a participação da UBRAFE e de especialistas, empresários, representantes do setor e autoridades locais, que demonstraram os impactos da possível revogação do PERSE e solicitaram o apoio da Edilidade para a busca de solução de consenso que garanta a manutenção do programa.

“É difícil para o setor de eventos estarmos aqui, para defender a permanência do Perse. Num país onde até o passado é incerto, precisamos defender dia após dia a permanência de um programa emergencial criado para auxiliar a sobrevivência das empresas pós-pandemia. Porém, temos que enaltecer ao poder legislativo que permanece entendendo o sentido da criação do Perse e nos apoiando em iniciativas, como essa audiência pública realizada na Câmara Municipal de São Paulo, casa das leis do município que sedia grande número de feiras e eventos de negócios. Como diz o vereador Rodrigo Goulart, que presidiu esta audiência, o trabalho continua!”, destaca Paulo Ventura, presidente da UBRAFE.

O PERSE tem desempenhado um papel essencial na manutenção das atividades do setor durante um período desafiador, e ainda determinante para muitos que estão em processo de recuperação. Embora haja vozes em Brasília sugerindo que os setores já se recuperaram, a realidade em São Paulo e em muitas outras partes do país é diferente. Diversos hotéis, restaurantes, empresas e profissionais do ramo ainda estão em processo de reabilitação e dependem do apoio contínuo do programa para se restabelecerem completamente.

Continue lendo