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Criteo revela as principais tendências que devem impactar o varejo e o marketing digital em 2019

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Regulamentação Geral de Proteção de Dados, novas políticas para os gigantes da tecnologia, crescimento dos anúncios em vídeo, ampla adoção de IA no marketing digital, mudanças na compra de mídia e avanço no uso de tecnologias de voz e visual devem marcar o ano

A Criteo S.A. (NASDAQ: CRTO), plataforma de anúncios para a Internet aberta, levantou quais serão as sete principais tendências e expectativas para o mercado de marketing digital no ano que começa. As previsões fazem parte do estudo Commerce & Digital Marketing Outlook 2019 e apontam as mudanças tecnológicas para os varejistas e profissionais de marketing se prepararem diante das oportunidades e desafios que surgirão.

Entre alguns dos destaques a empresa orienta que as marcas busquem oportunidades para crescer fora dos “gigantes da tecnologia”, tendo um maior controle sobre os dados de seus clientes; entregar experiências de compra personalizadas e relevantes em todos os dispositivos e canais em que os clientes estão; e fornecer experiências para inspirar os compradores com a otimização da estratégia de dados.

“O marketing digital e o varejo continuaram com sua forte trajetória de crescimento em 2018, apesar de passar por um período de nova regulamentação de dados e preferências de consumo em constante evolução em diferentes canais de compras. Este ano, esperamos por grandes mudanças e o surgimento de tendências, incluindo importantes transformações tecnológicas e operacionais, que acreditamos trazer não apenas um grande impacto no cenário digital e comercial, mas também farão de 2019 um ano empolgante e cheio de oportunidades para marcas e varejistas”, afirma Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para a América Latina e o Brasil.

Para determinar as principais tendências e expectativas de marketing para o varejo em 2019, a Criteo analisou suas relações diretas com mais de 17 mil anunciantes, além de milhares de publishers em todo o mundo. Confira abaixo:

1 – O GDPR conduzirá a legislação de proteção de dados globalmente

O GDPR, ou Regulamentação Geral de Proteção de Dados (em português), ganhou um bom apoio global desde a sua introdução na Europa em maio de 2018. Muitos líderes da indústria, órgãos comerciais e legisladores são agora a favor de estabelecer leis de privacidade semelhantes nos EUA e em outras regiões, dando aos usuários mais controle sobre seus dados.

Dessa maneira, os profissionais de marketing precisam gerenciar os dados de seu público com mais cuidado e oferecer aos usuários mais opções sobre o que acontece com essas informações que obtêm.

O uso de práticas de gerenciamento de dados padrão irá reinstalar globalmente a confiança do consumidor e no marketing digital em 2019 – isso, por sua vez, beneficiará as empresas que oferecem maior transparência e escolha aos consumidores.

2 – Gigantes da tecnologia sob vigilância

Com uma série de incidentes de violações de dados, os gigantes da tecnologia passaram por uma análise mais profunda sobre como eles compartilham e protegem os dados dos usuários, suas pegadas corporativas e os impostos que estão pagando.

Em 2019, espera-se que o Facebook, o Google e a Amazon apresentem novas políticas sobre compartilhamento de dados e privacidade do usuário. Isso provavelmente levará essas empresas a estabelecerem controles ainda mais rígidos sobre os dados de usuários e as informações que eles compartilharão com os anunciantes. E eles terão de encontrar maneiras melhores e mais claras de obter o consentimento do usuário sobre como e para quais propósitos seus dados serão compartilhados ou usados.

3 – O gasto com anúncios em vídeo aumentará devido a mercados privados

E os aplicativos terão uma grande parcela dos orçamentos de publicidade em vídeo. Os marketplaces privados (PMPs ou Programmatic Direct, em inglês) ganharão uma parcela crescente dos gastos com anúncios desse formato, já que os profissionais de marketing miram no inventário premium e no melhor desempenho exibindo anúncios com filme em sites de alta qualidade. Nos smartphones, o conteúdo de vídeo é visto pelos usuários principalmente por meio de seus aplicativos populares. Por isso, os apps geram uma parcela cada vez maior de gastos com anúncios em vídeo.

Em 2019 os PMPs impulsionarão mais gastos com anúncios em vídeo por meio de canais de publicidade programáticos. O inventário de vídeo da TV conectada (CTV) e Over-the-Top (OTT) está vendo uma demanda crescente e a tendência provavelmente se tornará superaquecida em 2019.

4 – Marcas e varejistas se juntarão para capitalizar os dados omnichannel

Marcas e varejistas estão procurando oportunidades fora dos conhecidos gigantes. Muitos começarão a fazê-lo desenvolvendo seus recursos omnichannel por meio da colaboração e do compartilhamento de dados. Os varejistas podem, por exemplo, compartilhar dados de POS e inventário em tempo real com marcas e ambos podem acessar as análises e insights para planejar promoções e eficiência operacional.

Para as marcas, os insights do consumidor são fundamentais para tomar as decisões corretas de investimento quando se trata de produtos. Os gigantes da tecnologia oferecem muito pouco para as marcas a esse respeito – e a colaboração com outros varejistas pode ajudá-los a acessar informações do consumidor em grande escala.

5 – Adoção ampla da IA no marketing digital

A inteligência artificial gerará mais gastos com anúncios por meio de canais on-line. Em 2018, várias empresas de marketing digital anunciaram seus investimentos utilizando-se dessa tecnologia para desenvolver soluções que oferecem personalização avançada e melhor engajamento do usuário utilizando o machine learning.

A IA permitirá que os profissionais de marketing compreendam melhor seu público e forneçam mensagens altamente relevantes e personalizadas. Veremos empresas com grandes conjuntos de dados e fortes capacidades de publicidade computacional começando a liderar o desenvolvimento e a oferta de soluções e sistemas de publicidade digital baseados nessa tecnologia para reduzir a fraude publicitária.

6 – As operações de anúncios digitais passarão mais das agências para a própria empresa

Soluções baseadas em nuvem e inteligência artificial permitirão que as marcas mudem cada vez mais suas operações de compra de mídia digital das agências para a própria empresa. O foco atual e os desenvolvimentos contínuos em torno da regulamentação dos dados do consumidor acelerarão essa tendência, pois as marcas e os varejistas desejarão ter maior propriedade e controle de seus dados de usuário. Além disso, trazer operações de anúncios internamente pode levar a uma economia significativa de custos e a um tempo de resposta mais rápido.

O controle sobre os dados do usuário será uma grande prioridade. Em um esforço para ter um controle maior sobre os dados do usuário e o posicionamento dos anúncios, mais empresas continuarão a movimentar suas operações de anúncios, incluindo compras pagas em redes sociais, exibição e programáticas em 2019.

7 – Uso crescente de tecnologias de voz e visual no marketing digital

Combine relevância com conveniência. O uso de tecnologia visual e de voz (agrupada em sensoriais) no marketing digital se tornará mais aparente em 2019. Poucos texto e imagem podem prejudicar quando os consumidores pesquisam produtos. Com a pesquisa por voz, o envolvimento se torna mais conveniente e mais significativo para os profissionais de marketing e os consumidores em cada etapa da jornada de compra.

De acordo com a consultoria Gartner, as marcas que irão redesenhar seus sites para apoiar a busca visual e por voz e fornecer experiências mais interativas e envolventes terão um aumento de até 30% nas receitas do comércio digital até 2021. Marcas e varejistas que lideram a otimização de seus sites para pesquisa com essas tecnologias conquistam compradores que procuram informações instantâneas em qualquer lugar. Eles poderão ter interações mais atraentes e eficazes com os consumidores.

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Ampro divulga estudo sobre os impactos do PERSE

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A Ampro, Associação de Marketing Promocional, publica os resultados da pesquisa que realizou com associados e não-associados sobre os impactos do PERSE, Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, entre os dias de 28/2 a 6/3.

Esta é mais uma das ações, que a associação realizou em prol da manutenção do PERSE e objetiva comprovar, com números, o quanto o benefício ajudou e vem ajudando os setores de entretenimento, eventos, hotelaria e turismo.

Os dados comprovam a importância do benefício fiscal, já que ainda é utilizado por mais de 97% dos respondentes. E, reitera o peso que as restrições advindas da pandemia de COVID-19 tiveram no setor de eventos, já que para mais de 85% dos participantes esse período representou uma redução no volume de infra-estrutura e gastos operacionais, para 58% resultou em redução de faturamento e, para 70% fez com que o número de demissões aumentasse.

Somado a isso, 88% dos respondentes afirmaram que o PERSE foi importante para que seu negócio não fechasse as portas, e para 85% a redução de custo gerada pelo benefício foi muito determinante para a definição de estratégia de seu negócio. Além disso, apenas 20% dos respondentes afirmaram não ter que demitir caso o benefício fiscal fosse revogado, em oposição aos 70% que afirmaram que o término prematuro do programa geraria prejuízos para suas empresas.

“Não é novidade que o setor que agrega empresas de live marketing  tenha sido profundamente impactado pela pandemia, e ainda esteja em processo de recuperação. Era essencial estarmos munidos de dados para evidenciar o impacto gerado no segmento de live marketing, a fim de permitir que o mercado compreendesse plenamente as consequências da ausência do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE)”, afirma Heloísa Santana, Presidente da Ampro.

A entidade ainda realizará, no dia 27 de março, um webinar exclusivo para seus associados, com o objetivo de informar sobre o andamento das negociações em torno do tema do PERSE.

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Sem Parar promove ação com cronômetro ambulante

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2024 mal tinha começado e muita gente já brincava nas redes sociais com as poucas oportunidades de feriados nacionais para dar aquela esticada no descanso. E como esta sexta-feira (29) será o penúltimo feriado nacional prolongado do ano, o Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos, vai colocar um caminhão personalizado com um cronômetro percorrendo as principais ruas e avenidas de São Paulo e Rio de Janeiro para lembrar as pessoas que ainda dá tempo de se programar para curtir uma viagem no feriado.

Com a frase “Não é o último chocolate do pacote, mas é o penúltimo. Nesse feriado, vá sem parar” estampada e um relógio em contagem regressiva para a Páscoa, a ação da marca irá percorrer mais de 300 quilômetros nas duas capitais, passando por pontos como avenidas Paulista e Faria Lima, em São Paulo, e avenidas Vieira Solto e Atlântica, no Rio de Janeiro.

Complementando a estratégia com conteúdo gerado por usuários (UGC), a ação também irá presentear com vouchers de R$ 30 clientes que registrarem o caminhão, em foto ou vídeo, e postarem em suas redes sociais marcando o perfil do Sem Parar no Instagram (@sempararoficial).

“Feriado prolongado lembra viagem e viagem é um tema muito proprietário da marca Sem Parar, já que a gente ajuda as pessoas a curtirem a vida sem se preocupar com as filas. Fazia todo o sentido entrar nessa trend das redes que faz piada com os poucos feriados do ano e ajudar na contagem regressiva de quem já está ansioso para o recesso de Páscoa”, explica Catharina Donato, gerente de marketing do Sem Parar. “Nossa intenção com essa estratégia foi conectar mobilidade e viagem de forma descontraída, em um cenário que extrapola o digital e propõe uma interação mais ativa entre os clientes e o Sem Parar”, completa.

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