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Commerce Xperience #2 apresenta as tendências que impactarão os shoppers em 2019

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Evento idealizado pela Integer\OutPromo reuniu 200 convidados no HUB SP e ressaltou a importância de um varejo com propósito e experiências personalizadas para os clientes.

Segundo levantamento feito pelo Ebit/Nielsen, o e-commerce brasileiro cresceu 12% e faturou 53,2 bilhões em 2018. Ao todo, foram 123 milhões de pedidos realizados pelo e-commerce, um resultado 10% maior do que no ano anterior. O tíquete médio das compras foi de R$434, ligeira alta de 1%. Para 2019, a expectativa é de expansão de 15%, com vendas totais de R$61,2 bilhões. Os pedidos devem ser 12% maiores, 137 milhões, e o tíquete médio deve ser de R$447, aumento de 3%.

Sempre de olho em novas tendências, a Integer\OutPromo realizou nesta terça-feira (26) a 2ª edição do Commerce Xperience, evento proprietário da commerce agency que tem como objetivo trazer tendências e ferramentas exclusivas de Shopper Marketing e Customer Experience. Realizado no HUB SP,Centro de Inovação para startups e empreendedores, o evento contou com apresentações de especialistas em e-commerce, shopper marketing e inovação/transformação digital, pautadas no tema “A digitalização das experiências de compra”.

Mike Sweeney, Global CEO do The Integer Group, deu as boas-vindas para 200 convidados e falou sobre como maximizar o impacto na jornada de compra e a evolução do conceito de commerce agency no mundo.

Joao Amadio e Wanda Dias, respectivamente fundador da consultoria de e-commerce DWBH e Head of e-commerce e Digital Marketing da Hope Lingerie, falaram sobre a disrupção dos canais on e offline. Os palestrantes ressaltaram que na atual transformação do varejo quem dita as regras é o cliente, pois ele diz onde e como quer comprar. Para isso, a grande aposta são as experiências sem atritos, personalizadas e, principalmente, com propósitos genuínos para cada indústria.

Também contribuíram com o conteúdo do evento os executivos da Integer\OutPromo, Ricardo Franken (Managing Diretor), Claudio Olimpio (Operations Diretor) e Janaina Reimberg (VP Insight & Strategy). As apresentações trouxeram a reflexão de como a transformação digital é liderada pelo comportamento das pessoas e não pelas tecnologias disponíveis, Humans > Machines. Além disso, foram abordadas aplicações práticas das tendências, como por exemplo, o e-commerce como o futuro do consumo. E, nesse contexto, como os varejistas têm o poder de entender o que é relevante para cada shopper e influenciar sua jornada da maneira mais eficiente. Também está na mão desse varejista o poder de criar fidelização por meio de experiências personalizadas no lugar de complexos e custosos planos tradicionais de fidelidade.

Finalizando o Commerce Xperience #2, Luiz Candreva, Head of Innovation and Digital Transformation do HUB SP, falou sobre “O Futuro dos Negócios e os Negócios do Futuro”. O executivo destacou a importância de modelos de negócios disruptivos e a mudança de mindset para manter as marcas relevantes nesse processo de transformação digital, buscando informações que ajudam a tomar decisões inovadoras e colaborativas e experiências cruzadas que aumentam o poder de engajamento.

“Ficamos muito orgulhosos de realizar o Commerce Xperience #2 com a presença de tantos profissionais do mercado e com importantes parceiros, como o HUB SP e o E-commerce Brasil. Acreditamos em iniciativas como esta para criarmos experiências que melhorem a vida dos shoppers e tragam resultados para a indústria e para o varejo.”, comenta Ricardo Franken.

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Lampada.ag lança “Senses Travel”

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Com mais de duas décadas de experiência na realização de eventos de grande porte, promoções e parcerias estratégicas, a agência Lampada.ag expande o seu portfólio e anuncia o lançamento do núcleo “Senses Travel”: uma nova divisão com foco em experiências de viagens nacionais e internacionais customizadas para marcas. Este novo formato promete transformar a maneira como as marcas se conectam com seus públicos, oferecendo viagens transformadoras através dos sentidos que não só atendem aos gostos pessoais dos viajantes, mas também promovem aprendizados, novas visões e uma conexão profunda com os propósitos das marcas envolvidas. O objetivo é agregar valor à viagem através de uma curadoria inteligente construindo um storytelling que promove transformação nas pessoas alinhadas com as demandas dos clientes.

“Senses Travel não é apenas uma viagem, é uma jornada de transformação, curadoria e conexão. Nosso objetivo é ir além da viagem de turismo tradicional, criando experiências que refletem os valores e visões tanto das marcas quanto dos viajantes”, afirma Lutti Colautto, CEO da Lampada.ag.

Diferente de incentivos comuns ou agências de viagem, o “Senses Travel” oferece um serviço de seleção detalhada, focando em locais com culturas, conhecimentos e momentos, tudo isso longe dos habituais pontos turísticos. A promessa é de uma experiência verdadeiramente transformadora, fundamentada na essência e não apenas no discurso.

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Clima quente, cabeça fria é o conceito que marca estratégia de campanha de incentivo da Batux para Sprite

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Sprite é um refrigerante que surfa muito bem no território jovem. Esse match vem naturalmente para uma geração que está sempre se “mexendo”, com mais desgaste físico e mental e precisando de um cuidado especial com a hidratação. Nesse cenário, Sprite se coloca como opção para que esses consumidores se refresquem e hidratem. Com esse contexto, a marca criou o conceito “Clima Quente, Cabeça Fria” na nova campanha de incentivo a sua força de vendas. A estratégia e operacionalização dos fluxos e premiação são de responsabilidade da Batux, agência escolhida pela The Coca-Cola Company para idealização e condução das campanhas de incentivo de suas marcas.

A agência, também especializada em ações promocionais e inovação no live marketing, encontrou alguns desafios específicos nesse projeto. O principal deles foi criar a estratégia de campanha dentro do guarda-chuva de incentivo (mecânica + prêmios) de forma a tangibilizar o conceito macro da campanha. Nesse sentido, a Batux criou pílulas de comunicação que reforçam o conceito de Sprite e ganham relevância com a força de vendas, estimada em cerca de 21 mil profissionais.

“Procuramos entrar na onda do conceito macro da marca para estabelecer uma continuidade entre o que está no PDV e o que iremos reforçar na Plataforma Timaço (que envolve todas as marcas Coca-Cola). Dessa forma, chegou-se ao KV trabalhado em todas as frentes de venda”, conta Chris Bradley, CEO da Batux.

Segundo ela, as mecânicas desenvolvidas para a campanha de incentivo tiveram foco em cobertura e visibilidade, reforçando a presença Sprite durante o verão. A força de vendas trabalhada foi de diretores e gerentes (para esses, a Batux é responsável apenas pela comunicação e não da operação) a promotores e supervisores, para os quais a Batux trabalhou todo o fluxo da ação. “Exploramos os conceitos de criatividade e cobertura nos PDVs ativados com o desafio de criar pontos extras de Sprite, elevando a relevância do portfólio de produtos da marca.”

“Como a ação de venda é concentrada no público jovem, procuramos conversar com essa audiência e, para isso, foram escolhidas prioritariamente peças digitais, com envio via WhatsApp, tais como giftsstickers e card para o aplicativo de comunicação. Toda a comunicação trouxe linguagem associada ao verão, potencializando a positivação e conquista dos PDVs”, conclui Chris.

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