Coletiva e In Loco Media fazem ação inédita que integra mídia OOH e dispositivos mobile no Aeroporto de Congonhas

Avatar

A Coletiva Futuro é a primeira empresa de mídia brasileira a integrar a comunicação Out of Home (OOH) com dispositivos mobile nos aeroportos brasileiros. Com essa iniciativa pioneira, cada ação publicitária exibida no mobiliário de mídia OOH da Coletiva – distribuído em todos os ambientes de cada um dos dez aeroportos onde a empresa trabalha – consegue impactar, através dos aparelhos de telefone celular, tanto as pessoas que passam próximo a esse mobiliário, quanto aquelas que, estando no aeroporto, já tiveram ou demostraram familiaridade com o perfil do anunciante.

A novidade é possível por meio de uma parceria da Coletiva com a In Loco Media, empresa de solução de geolocalização com aplicações em marketing e CRM, por meio de tecnologia de Mobile Extension, que funciona como uma espécie de “super GPS” para decifrar a localização dos smartphones. Com isso, a empresa de mídia OOH faz com que campanhas publicitárias veiculadas nos aeroportos em seus painéis de mídia estática e também digitais – que podem inclusive exibir filmes – sejam integradas ao ambiente mobile.

A ação de estreia dessa parceria foi para a loja da rede Pizza Hut no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Uma mensagem publicitária com “call to action” exibida nos 156 painéis digitais e estáticos da Coletiva distribuídos em áreas estratégicas desse aeroporto convidava as pessoas a visitarem o restaurante da Pizza Hut no terminal. Enquanto isso, os consumidores que estavam dentro do aeroporto recebiam em seus celulares uma versão mobile da mesma campanha, o que fez com que a marca iniciasse uma conversa com esses consumidores tanto no mundo físico, quanto no digital. A campanha levava a mesma mensagem, mas respeitando as características de ambas as mídias, em uma fusão entre o mobile e a mídia OOH.

Durante 15 dias, foram impactados quase 58 mil usuários únicos que geraram 220 mil impressões e 1800 cliques na mensagem publicitária transmitida. Como resultado, houve um aumento significativo de receita para a loja da Pizza Hut em Congonhas. “A campanha foi muito impactante para o desempenho de nossa loja no aeroporto, tanto pela quantidade de visitantes quanto pelo significativo incremento das vendas”, diz Israel Cardoso, gerente da loja da Pizza Hut no aeroporto.

Como a nova tecnologia é capaz de entregar anúncios mobile em locais específicos com uma precisão que varia entre um e três metros, a Coletiva conseguiu fazer com que a campanha da Pizza Hut dialogasse de forma segmentada e certeira diretamente com as pessoas que transitavam por Congonhas, de maneira que a mensagem publicitária do anunciante interagia de maneira efetiva com seu público alvo. A ação atingiu passageiros, visitantes e funcionários de estabelecimentos comerciais ou de serviços que trabalham dentro do Aeroporto de Congonhas, o que chega a 1,138 milhão de pessoas. “A nossa presença engloba todos os ambientes de dez aeroportos do Brasil, nos quais conseguimos aplicar essa integração das mídias digitais, estáticas e o mobile. Essa é uma oportunidade única para os anunciantes que querem efetividade em suas campanhas nesses locais”, afirma Diego Gomes Martins, sócio e diretor da Coletiva.

“A tecnologia de localização indoor é uma grande parceira da mídia OOH. Ao rodar uma campanha que usa o Mobile Extension, o anunciante consegue otimizar a experiência do consumidor estendendo a mensagem de um anúncio físico de forma integrada com o ambiente mobile”, diz André Ferraz, CEO e cofundador da In Loco.

In the news
Carregar Mais