Cobli lança nova marca baseada na percepção dos clientes

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Nova identidade da startup de IoT para gerenciamento de frotas reflete entendimento dos públicos interno e externo e é parte de seu momento de expansão

A Cobli, startup que utiliza IoT para gerenciar frotas de veículos comerciais, lança sua nova logomarca e identidade de comunicação após um detalhado processo de rebranding. A iniciativa é parte da expansão da marca e pretende comunicar de maneira mais clara seu posicionamento focado na experiência do usuário final.

“A necessidade das frotas evoluiu e nossa comunicação evoluiu junto”, comenta Rodrigo Mourad, sócio da empresa. O antigo logo multicolorido era pouco escalável para a produção de materiais gráficos e, de acordo com Rodrigo, a Cobli almejava “uma nova identidade que externalizasse a percepção dos clientes e do time”.

Durante o processo de entendimento sobre a questão visual, também ficou latente a necessidade de evoluir a linguagem entre todos os canais de contato da empresa. O desafio geral foi apresentar uma identidade para unificar a imagem externa da Cobli e criar uma identificação cultural entre seus colaboradores.

Como explica Nathália Albar, Head de Design da Cobli “Nossa equipe multidisciplinar interna se dedicou por 4 meses ao processo de renovação da identidade da marca. Primeiro, fizemos entrevistas exploratórias com nossos clientes, colaboradores e parceiros para detectar quais os valores semelhantes esses grupos veem na Cobli e a partir disso, definir nossos pilares de marca. Com o reconhecimento de que temos uma personalidade parceira, acessível e enérgica, dotada de expertise tecnológica, o time de design fez os primeiros rascunhos e validou o melhor conceito com os clientes e as áreas mais próximas a eles”.

Todo o conceito eleito e a nova identidade traduzem uma das principais premissas da Cobli: a transformação de dados complexos em algo simples e acessível para o usuário. O resultado é um monograma com formas arredondadas, que reforça conceitos de tranquilidade e parceria através da predominância do azul, cor presente no site e no sistema e citado como ponto forte durante as entrevistas exploratórias.

A padronização da linguagem segue os mesmos princípios de personalidade da marca e está expressa em um documento para uso interno chamado “Tom e Voz”. A ideia deste guia é que haja coerência na comunicação em todos os elos da cadeia da Cobli com o mundo: seja no acesso ao site, um artigo no Blog ou na conversa com um consultor. Tanto a identidade visual quanto o “Tom e Voz” serão aplicados imediatamente em todas as comunicações internas e externas envolvendo a marca, incluindo blog, mídias sociais, site e eventos.

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