Cláudia Campos: Quebre recordes, mas não quebre a confiança

Avatar

Cláudia Campos possui mais de 20 anos de histórico
em cargo de gerência no setor automobilístico e
de telecomunicações, nas áreas de Marketing,
Comunicação e Negócios. Possui vasta experiência em
comunicação empresarial, além de gestão de pessoas
e implantação de novos processos. Atualmente é gerente de Marketing
e Comunicação de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

Os jogos que se encerram ontem, no Rio de Janeiro, nos trouxeram um grande legado. Ao contrário do que muitos dizem, o “país do jeitinho” não é uma regra por aqui. Tem que ser exceção. As condutas devem ser avaliadas, as consequências consideradas e as punições exemplares. Seja a quem for. Estamos passando a limpo nossas práticas. Dignificando o que realmente importa: nossos valores. Assim aconteceu no Rio de Janeiro, assim acontece nas nossas empresas.

Na busca pelos primeiros lugares, jogue JUNTO (essa palavra faz toda diferença) com seu cliente. Quando ele alcança os objetivos, todos ganham. Não interprete o termo “jogar com o cliente” como uma forma de alcançar o maior lucro possível e sim como a oportunidade de construir uma parceria longa e vitoriosa para todos.

Num mercado cada vez mais acirrado, não se pode querer ganhar a qualquer preço. Por sinal, o preço neste caso pode sair caro demais, se é que você me entende. Quebre recordes, mas não quebre a confiança.

Num cenário de crise, alguns perdem o foco e esquecem o primordial: a conquista diária do cliente. A corrida incessante pelo Ouro pode te fazer desviar dos caminhos dos resultados. E é isso que cliente precisa. São resultados que demonstram que uma verdadeira parceria vem em primeiro lugar.

No entanto, existe o “doping” de mercado, ou seja, quando se usa qualquer artifício que venha a ludibriar seu parceiro, afetando diretamente suas conquistas. É um mecanismo da old school das agências dos anos 1960 e 1970, inaceitáveis nos dias de hoje.

O cliente busca resultados cada vez mais tangíveis. Mas não a qualquer preço. O que se espera de uma agência é que seja uma extensão da sua empresa, que pense como ela, que contribua para alcançar metas; mas que estas sejam guiadas por nossos valores. Esse é o maior agrado que um cliente pode receber: resultados consistentes e de valor.

O Live Marketing é um parceiro importante nessa batalha. Afinal, é um segmento especializado em motivar pessoas.

No relacionamento com os clientes e dentro das agências, deve-se atuar de maneira alinhada e ética. As agências que fizerem uma gestão transparente dos recursos de seus clientes terão muito mais chance de transformar a crise em oportunidade. O fornecedor não pode (e nunca pôde) perder a gestão do dinheiro do cliente, ou fazê-lo “se perder” pelo caminho. A expertise do Live Marketing para gerenciar o capital do cliente é a chave para o sucesso e a credibilidade do negócio. Afinal, transparência é um valor fundamental, definitivo para as relações.

Fazer mais com menos traz destaque e oportunidades. Porque só consegue resolver esta equação quem é inovador e criativo. O saldo de uma campanha bem-feita pode gerar uma nova campanha. No entanto, ciladas de contrato e falta de transparência na prestação de contas geram desconfiança nesse segmento tão importante em momentos de crise. Clientes e fornecedores saem perdendo.

A inversão de valores e de papéis é sinal de que algumas empresas precisam se atualizar. Se não o fazem por ética, que o façam por uma questão de sobrevivência.

Hoje, celebro muito mais do que as medalhas que o Brasil recebeu. Estamos respirando um Brasil que se atreve a andar de cabeça erguida, que volta a sonhar com um País melhor. Estamos embevecidos e contaminados com o patriotismo e a autoestima.

Que continuemos assim. Rumo ao pódio!

O Live Marketing pode e deve colaborar para alavancar esta transformação que estamos presenciando em nosso país. Profissionais que movem a economia com campanhas de incentivo mexem também com a motivação das pessoas.

Que nosso campeonato da economia não tenha fim: empresas, agências e pessoas superando desafios por metas desafiadoras, com inovação, garra e ética.

 

In the news
Carregar Mais