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Case ‘Corinthians’ e potencial do YouTube são destaques de evento da ADVB, no Insper

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Encontro reuniu estudantes universitários e especialistas de marketing esportivo

A estratégia de marketing do Corinthians após a queda para a segunda divisão, em 2007, foi detalhada pelo ex-vice presidente do clube paulista, Luís Paulo Rosenberg, durante o evento “A Revolução do Marketing Esportivo, realizada na noite de quarta-feira (16), no Insper. A iniciativa do núcleo Jovem da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing (ADVB), contou, ainda com participação da Federação Paulista de Futebol (FPF), do Google e da empresa SportMk, reunindo estudantes do Insper, USP, ESPM, FAAP e FGV, além de empresários e publicitários.

Na abertura, o presidente da ADVB, Latif Abrão Júnior, falou da importância do setor de vendas e marketing dentro de uma empresa e o papel da ADVB, que há mais de seis décadas é referência na área de gestão empresarial. “A ADVB foi a porta de entrada do marketing no Brasil. Não existia nenhuma estrutura que trabalhasse o marketing como conhecemos hoje, como uma ferramenta de trabalho. Além disso, sempre lutamos pela valorização da atividade de vendas, porque nada acontece se uma venda não for feita. Este é o princípio básico que defendemos. Não adianta empreender e criar se não soubermos onde, como e para quem vender”, destacou.

“Eu nunca vou te abandonar, por que eu te amo. Eu sou…Corinthians”. O grito da torcida, entoado nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro de 2007, inspirou Luís Paulo Rosenberg a centralizar todas as ações de marketing do time alvinegro no resgate da imagem do Clube e da autoestima dos corintianos, abaladas pelo rebaixamento. A produção de camisetas comemorativas, reorganização da venda de ingressos com a criação de canais digitais e eliminação das gigantescas filas; o estabelecimento do Fiel Torcedor, com vantagens e benefícios aos associados; a produção de documentário do ponto de vista dos torcedores, além do engajamento dos atletas em ações sociais foram algumas das iniciativas colocadas em prática, com sucesso.

“O nosso grande desafio não era criar novos produtos, era portar valor naquilo que o clube já tinha para vender. Com os canais adequados, o licenciamento é uma máquina de fazer dinheiro. Cada clube tem que ter a sua estratégia de marketing, sendo sempre coerente com a sua história e com a sua torcida”, recomendou.

A oferta de novas experiências para a torcida e a aproximação do clube com a comunidade foram destacadas pelo sócio-diretor da SportMk, Paulo Amorim. No trabalho junto ao XV de Piracicaba foram criadas ações como o “XV Fut Truck”, um verdadeiro food park dentro do estádio de futebol, para atrair famílias e a ação “Mostre seu amor pelo XV”, direcionado a funcionários de empresas parceiras. “Criamos momentos festivos para aproximar a comunidade do clube, estimular o hábito de ir ao estádio, além de alinharmos com os jogadores e a comissão técnica o discurso a respeito das estratégias de marketing desenvolvidas”, enfatizou Amorim.

O diretor de Marketing da Federação Paulista de Futebol (FPF), Robson Silveira, ressaltou o processo interno de profissionalização, realizado nos últimos dois anos, inclusive com nova identidade visual e mudança de postura da federação em relação aos clubes. “Construímos uma plataforma com quatro grandes pilares: o clube, o mercado, a torcida e os atletas e no centro o papel de zelar e valorizar o futebol”.

Já o gerente de Novos Negócios do Google Brasil, Anderson Silva, falou do potencial do futebol na web. “Futebol é o principal tema pesquisado no Google, com 396 milhões de busca/mês, sendo que o segundo colocado, healthy, tem entre 80 e 90 milhões de pesquisas. Uma distância enorme. Entretanto, no Youtube, entre as 12 principais line-ups, o futebol ocupa a sexta posição. Temos muito espaço para trabalhar”, revelou. A monetização dos vídeos postados no YouTube foi outro ponto destacado. “Quando um anunciante compra um vídeo, 55% do valor pago por esse vídeo veiculado vai para o criador. Então o clube consegue monetizar com esse conteúdo, com a quantidade de audiência e a relevância que tem dentro do Google e isso se torna uma fonte de renda”, explicou .

Ao agradecer a presença do público, o presidente da ADVB revelou que futebol foi primeiro módulo de eventos sobre marketing esportivo. “Como venho dizendo, estamos navegando em um oceano azul e os projetos são muitos dentro do marketing esportivo. Pretendemos realizar outros encontros direcionados ao basquete, competições automobilísticas, esportes paraolímpicos, porque o segmento tem grande potencial para alavancar negócios e promover importantes desrupturas”, enfatizou Abrão Júnior.

O evento teve patrocínio do Hotel Terras Altas e apoio do Insper, Fundação Brasileira de Marketing (FBM), Sport MK, Federação Paulista de Futebol (FPF), Aiqon e Lumen it.

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Ampro divulga estudo sobre os impactos do PERSE

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A Ampro, Associação de Marketing Promocional, publica os resultados da pesquisa que realizou com associados e não-associados sobre os impactos do PERSE, Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, entre os dias de 28/2 a 6/3.

Esta é mais uma das ações, que a associação realizou em prol da manutenção do PERSE e objetiva comprovar, com números, o quanto o benefício ajudou e vem ajudando os setores de entretenimento, eventos, hotelaria e turismo.

Os dados comprovam a importância do benefício fiscal, já que ainda é utilizado por mais de 97% dos respondentes. E, reitera o peso que as restrições advindas da pandemia de COVID-19 tiveram no setor de eventos, já que para mais de 85% dos participantes esse período representou uma redução no volume de infra-estrutura e gastos operacionais, para 58% resultou em redução de faturamento e, para 70% fez com que o número de demissões aumentasse.

Somado a isso, 88% dos respondentes afirmaram que o PERSE foi importante para que seu negócio não fechasse as portas, e para 85% a redução de custo gerada pelo benefício foi muito determinante para a definição de estratégia de seu negócio. Além disso, apenas 20% dos respondentes afirmaram não ter que demitir caso o benefício fiscal fosse revogado, em oposição aos 70% que afirmaram que o término prematuro do programa geraria prejuízos para suas empresas.

“Não é novidade que o setor que agrega empresas de live marketing  tenha sido profundamente impactado pela pandemia, e ainda esteja em processo de recuperação. Era essencial estarmos munidos de dados para evidenciar o impacto gerado no segmento de live marketing, a fim de permitir que o mercado compreendesse plenamente as consequências da ausência do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE)”, afirma Heloísa Santana, Presidente da Ampro.

A entidade ainda realizará, no dia 27 de março, um webinar exclusivo para seus associados, com o objetivo de informar sobre o andamento das negociações em torno do tema do PERSE.

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Sem Parar promove ação com cronômetro ambulante

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2024 mal tinha começado e muita gente já brincava nas redes sociais com as poucas oportunidades de feriados nacionais para dar aquela esticada no descanso. E como esta sexta-feira (29) será o penúltimo feriado nacional prolongado do ano, o Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos, vai colocar um caminhão personalizado com um cronômetro percorrendo as principais ruas e avenidas de São Paulo e Rio de Janeiro para lembrar as pessoas que ainda dá tempo de se programar para curtir uma viagem no feriado.

Com a frase “Não é o último chocolate do pacote, mas é o penúltimo. Nesse feriado, vá sem parar” estampada e um relógio em contagem regressiva para a Páscoa, a ação da marca irá percorrer mais de 300 quilômetros nas duas capitais, passando por pontos como avenidas Paulista e Faria Lima, em São Paulo, e avenidas Vieira Solto e Atlântica, no Rio de Janeiro.

Complementando a estratégia com conteúdo gerado por usuários (UGC), a ação também irá presentear com vouchers de R$ 30 clientes que registrarem o caminhão, em foto ou vídeo, e postarem em suas redes sociais marcando o perfil do Sem Parar no Instagram (@sempararoficial).

“Feriado prolongado lembra viagem e viagem é um tema muito proprietário da marca Sem Parar, já que a gente ajuda as pessoas a curtirem a vida sem se preocupar com as filas. Fazia todo o sentido entrar nessa trend das redes que faz piada com os poucos feriados do ano e ajudar na contagem regressiva de quem já está ansioso para o recesso de Páscoa”, explica Catharina Donato, gerente de marketing do Sem Parar. “Nossa intenção com essa estratégia foi conectar mobilidade e viagem de forma descontraída, em um cenário que extrapola o digital e propõe uma interação mais ativa entre os clientes e o Sem Parar”, completa.

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