Campanha para o Dia Mundial de Combate à AIDS mostra ponto de vista da camisinha em filme

Avatar

O coletivo BE FREE lança campanha inusitada para celebrar o dia mundial de combate a AIDS

Na semana mundial de combate à Aids, o coletivo BE FREE lança o movimento #ComeProtected, projeto que celebra a diversidade de gêneros e a sexual, reforçando a importância de usar preservativo. O grupo é formado pelo redator Chico Lucas, a dupla de direção FeGus (Fernanda Magalhães e Gustavo Guives Leal) e os diretores de arte José Pedro Bortolini e Higor Franco.

A ideia nasceu com base em dados alarmantes da OMS, UNAIDS e do Ministério da Saúde: hoje, 6 a cada 10 jovens não usam camisinha; cerca de 7 mil mulheres entre 15 e 24 anos são infectadas pelo HIV todas as semanas; e, nos últimos 10 anos, a quantidade de idosos com Aids no Brasil cresceu 103%.

A campanha partiu de um ponto de vista inusitado para tentar chamar a atenção das pessoas. Foram meses de pesquisa de material, estudos e testes até chegar ao que o grupo chama de RUBBER-O-VISION (em português “Visão da Camisinha”). As imagens foram captadas com uma superfície acoplada à lente da câmera para conseguir o resultado esperado, sem precisar de pós-produção. “Com as mudanças de comportamento que existem hoje, precisávamos criar algo que tivesse um grande impacto visual e uma linguagem contemporânea.” conta o coletivo.

Além do filme, o #ComeProtected conta também com pôsteres lambe-lambe, um hotsite e perfil no instagram. Todos produzidos em idiomas diferentes, com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas possível, principalmente àquelas de países onde o uso do preservativo tem caído drasticamente nos últimos anos.

O projeto contou, ainda, com o apoio da Dumitriu Filmes, Canja Audio Culture, Psycho n’ Look e o fotógrafo Agê Barros. “A parceria deles foi fundamental para chegarmos a esse resultado. Esperamos que a nossa campanha influencie mais pessoas a usar preservativo nas suas relações. Seja com quem for, como for, vá protegido”, reitera o BE FREE.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

In the news
Carregar Mais