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Branding e Lego® Serious Play®: entenda a aplicação desta metodologia na gestão de marcas

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Facilitador da metodologia, Maka Werner, explica que ela é capaz de gerar um melhor posicionamento, visão de futuro, estratégia em tempo real e inovação para as marcas

O Lego sempre foi considerado uma brincadeira de criança, porém, no mercado de trabalho atual, as peças com diferentes formatos e cores, se tornaram uma ferramenta essencial para as empresas. Os blocos possibilitam uma construção metafórica de cenários e estratégias, proporcionando a resolução de problemas empresariais nas organizações. No âmbito empresarial, o Lego® Serious Play busca desenvolver cenários mais atrativos e criativos, com a utilização de metáforas, criando interações e coparticipações entre os envolvidos.

O método estratégico é projetado para conduzir reuniões, melhorar a comunicação, facilitar o pensamento, materializar ideias e auxiliar nos processos de análise e busca de soluções de problemas dentro das organizações, tudo baseado em estratégias em tempo real e quebrando o padrão de pensamento convencional.

A metodologia evoluiu bastante e acabou tornando-se uma das melhores estratégias para a tomada de decisão nas organizações. Na gestão de marcas o cenário não é diferente: a metodologia aliada ao branding intensifica e melhora o entendimento e a visão de marca que os stakeholders possuem e esperam de uma organização.

“Ao unirmos a metodologia do Lego® Serious Play® com o branding, temos um resultado extraordinário, onde a visão interna sobre os anseios de cada marca podem ser compartilhados e visualizados em um formato de três dimensões por todos os participantes”, comenta Maka Werner, professor, empresário e facilitador da metodologia. Maka ainda ressalta que a metodologia é capaz de unificar e categorizar visões até então não reveladas pelos seus participantes. “As construções e as metáforas utilizadas pelos participantes podem levar as marcas a um novo posicionamento, mais real e próximo a essência de cada empresa”.

A metodologia do Lego® Serious Play® é uma grande possibilidade para o desenvolvimento de estratégias de marca, principalmente ao unificar a construção de metáforas onde os participantes conseguem descrever e construir processos reais e a conexão destes pontos com a rápida implementação em tempo real.

Projetando a visão de futuro
Atualmente, as organizações buscam alternativas para aproximar os potenciais e já consolidados clientes das marcas. Com o método, as marcas projetam uma visão de futuro, do que querem ser amanhã e, principalmente, de como querem ser vistas por seus consumidores. “Desta forma, pode-se definir estes canais, já que é possível ter uma visão 3D de todo o processo”, observa Maka.

O facilitador da metodologia ressalta que a capacidade de gerir novos mindsets e mudar comportamentos dentro da organização é um dos grandes diferenciais. “Desta maneira o processo de pulverização das marcas fica muito mais visível, todas as estratégias podem ser visualizadas e exploradas ao máximo”, comenta.

Com a metodologia é possível moldar as etapas de acordo com as necessidades de cada organização. Além disso, aliada a outras pode potencializar ainda mais o resultado. “A metodologia do TXM Branding, por exemplo, pode auxiliar neste processo, oferecendo projetos mais co-criativos. Utilizamos o Lego® Serious Play® em conjunto com o TXM Branding e temos resultado fantásticos que auxiliam na construção de marcas e novas experiências para consumidores”, finaliza Maka.

Maka.Branding
O Maka.Branding entende que mais que produtos, os consumidores e stakeholders precisam se apaixonar pela marca do cliente. Este sentimento só é possível quando toda a essência e o DNA da marca são colocados em contato com o mercado. Para isso, é preciso agir com estratégia, criatividade e gestão, entregando mais propósito aos consumidores.

Depois de cursar a Pós-Graduação em Design e Mestrado em Design, o fundador da empresa, Maka Werner, percebeu que as marcas, de todos os segmentos, precisam de uma etapa anterior, que realmente a conecte com a sua essência e o seu propósito de existência.

Com metodologia própria, o TXM Branding, que foi desenvolvida dentro do LOGO/UFSC, do qual o Maka é integrante. Por meio dela é possível proporcionar o desenvolvimento completo de marcas perante o mercado. A partir disso, o Maka.Branding atua na busca do propósito ideal, unindo marcas, empresas e consumidores, entregando mais valor e legitimidade para sua marca.

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Ampro divulga estudo sobre os impactos do PERSE

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A Ampro, Associação de Marketing Promocional, publica os resultados da pesquisa que realizou com associados e não-associados sobre os impactos do PERSE, Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, entre os dias de 28/2 a 6/3.

Esta é mais uma das ações, que a associação realizou em prol da manutenção do PERSE e objetiva comprovar, com números, o quanto o benefício ajudou e vem ajudando os setores de entretenimento, eventos, hotelaria e turismo.

Os dados comprovam a importância do benefício fiscal, já que ainda é utilizado por mais de 97% dos respondentes. E, reitera o peso que as restrições advindas da pandemia de COVID-19 tiveram no setor de eventos, já que para mais de 85% dos participantes esse período representou uma redução no volume de infra-estrutura e gastos operacionais, para 58% resultou em redução de faturamento e, para 70% fez com que o número de demissões aumentasse.

Somado a isso, 88% dos respondentes afirmaram que o PERSE foi importante para que seu negócio não fechasse as portas, e para 85% a redução de custo gerada pelo benefício foi muito determinante para a definição de estratégia de seu negócio. Além disso, apenas 20% dos respondentes afirmaram não ter que demitir caso o benefício fiscal fosse revogado, em oposição aos 70% que afirmaram que o término prematuro do programa geraria prejuízos para suas empresas.

“Não é novidade que o setor que agrega empresas de live marketing  tenha sido profundamente impactado pela pandemia, e ainda esteja em processo de recuperação. Era essencial estarmos munidos de dados para evidenciar o impacto gerado no segmento de live marketing, a fim de permitir que o mercado compreendesse plenamente as consequências da ausência do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE)”, afirma Heloísa Santana, Presidente da Ampro.

A entidade ainda realizará, no dia 27 de março, um webinar exclusivo para seus associados, com o objetivo de informar sobre o andamento das negociações em torno do tema do PERSE.

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Sem Parar promove ação com cronômetro ambulante

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2024 mal tinha começado e muita gente já brincava nas redes sociais com as poucas oportunidades de feriados nacionais para dar aquela esticada no descanso. E como esta sexta-feira (29) será o penúltimo feriado nacional prolongado do ano, o Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos, vai colocar um caminhão personalizado com um cronômetro percorrendo as principais ruas e avenidas de São Paulo e Rio de Janeiro para lembrar as pessoas que ainda dá tempo de se programar para curtir uma viagem no feriado.

Com a frase “Não é o último chocolate do pacote, mas é o penúltimo. Nesse feriado, vá sem parar” estampada e um relógio em contagem regressiva para a Páscoa, a ação da marca irá percorrer mais de 300 quilômetros nas duas capitais, passando por pontos como avenidas Paulista e Faria Lima, em São Paulo, e avenidas Vieira Solto e Atlântica, no Rio de Janeiro.

Complementando a estratégia com conteúdo gerado por usuários (UGC), a ação também irá presentear com vouchers de R$ 30 clientes que registrarem o caminhão, em foto ou vídeo, e postarem em suas redes sociais marcando o perfil do Sem Parar no Instagram (@sempararoficial).

“Feriado prolongado lembra viagem e viagem é um tema muito proprietário da marca Sem Parar, já que a gente ajuda as pessoas a curtirem a vida sem se preocupar com as filas. Fazia todo o sentido entrar nessa trend das redes que faz piada com os poucos feriados do ano e ajudar na contagem regressiva de quem já está ansioso para o recesso de Páscoa”, explica Catharina Donato, gerente de marketing do Sem Parar. “Nossa intenção com essa estratégia foi conectar mobilidade e viagem de forma descontraída, em um cenário que extrapola o digital e propõe uma interação mais ativa entre os clientes e o Sem Parar”, completa.

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